62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
ESTIMATIVA DA SITUAÇÃO DE INSEGURANÇA ALIMENTAR GRAVE DAS FAMÍLIAS NOS MUNICÍPIOS DO INTERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA
Bruna Farias da Silva 1
Rodrigo Pinheiro de Toledo Vianna 1
1. Departamento de Nutrição - CCS - Universidade Federal da Paraíba
INTRODUÇÃO:
O conceito de Segurança Alimentar e Nutricional é definido como a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, econômica e socialmente sustentáveis. O atendimendo desta condição está fortemente relacionado com diferentes fatores de ordem econômica, social e de saúde e não somente com os indicadores tradicionais de nutrição. No ano de 2005 foi realizada uma pesquisa de base populacional em 14 municípios do interior do Estado da Paraíba onde foi observada a prevalência de Segurança e dos diferentes níveis de Insegurança Alimentar nestes municípios, utilizando a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. Objetivo: Encontrar os fatores correlacionados com a situação de segurança alimentar nos 14 municípios pesquisados e estimar, com base nestes fatores, estimar a prevalência de insegurança alimentar nos demais municípios do Estado.
METODOLOGIA:
Foi feito um estudo ecológico com análise agregada dos indicadores sócio-econômicos e de saúde dos municípios do interior do Estado da Paraíba obtidos nos Sistemas de Informação de Saúde e dados censitários do IBGE. Utilizou-se o teste de correlação de Pearson para verificar a relação entre a situação de insegurança alimentar grave e os indicadores disponíveis. Os que apresentaram significância estatística foram selecionados para compor uma análise multivariada com a finalidade de agrupamento de municípios com características semelhantes segundo a situação de insegurança alimentar.
RESULTADOS:
Os 14 municípios foram divididos em tercis respeitando a ordem crescente de situação de insegurança alimentar grave. O primeiro grupo, menor prevalencia de insegurança grave, foi composto por 4 municípios e os demais por cinco municípios cada. Os 207 municípios restantes do Estado, excluindo-se a Capital e Campina Grande, foram agrupados segundo as semelhanças com cada um dos grupos pré-definidos gerando um mapa das estimativas de insegurança alimentar grave. O método utilizado tem alto poder descritivo porém no presente trabalho as correlações estatísticas apresentaram força fraca ou moderada o que pode levar a possibilidade de classificações equivocadas. O mapa com a distribuição dos municípios no Estado da Paraíba permite fácil visualização dos municípios em melhor e pior situação de insegurança alimentar.
CONCLUSÃO:
As prevalencias estimadas de insegurança alimentar grave foram representadas na forma gráfica sendo este resultado muito útil e de fácil interpretação. Apresar das limitações estatísticas recomenda-se esta metodologia para os planejadores no sentido de subsidiar a elaboração de políticas públicas voltadas para a diminuição da situação de insegurança alimentar grave.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: Segurança Alimentar e Nutricional, Fome, Epidemiologia Nutricional.