62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
Análise da Influência da Matéria Orgânica Sobre a Formação de Processos Erosivos em Remanescentes Florestais de Mata Atlântica da Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima, Nova Friburgo, RJ.
Luana Balbino dos Santos 1
Antônio José Teixeira Guerra 2
1. LAGESOLOS/Depto. De Geociências/Instituto de Geografia/UFRJ
2. Prof. Dr. Orientador/LAGESOLOS/Depto. De Geociências/Instituto de Geografia/UFRJ
INTRODUÇÃO:
O objetivo deste trabalho é verificar a influência da matéria orgânica sobre a formação dos processos erosivos do solo e entender como e porque se dão as transformações da paisagem na área de estudo. A área de estudo compreende fragmentos florestais localizados nas sub-bacias dos rios São Pedro e Boa Esperança, na bacia hidrográfica do rio Macaé, localizada no litoral norte fluminense do Estado do Rio de Janeiro. A região possui altos índices pluviométricos, em torno de 1.500 mm a 2000 mm anuais (Lima e Guedes - Bruni, 1997). A vegetação original da área (Ombrófila densa) foi bastante modificada e a degradação dos solos é um problema antigo, iniciado durante a ocupação de suas terras em meados do século XVII para o desenvolvimento da pecuária (Barbosa, 2003; Marçal e Luz, 2003).A importância desta pesquisa se justifica uma vez que a área de estudo está inserida na Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima, criada pelo Decreto Estadual 29.213, de 14/09/2001, que objetiva a preservação da biodiversidade da Mata Atlântica local. Além disso, em estudos anteriores notou-se que a sub-bacia do rio Boa Esperança possui áreas mais preservadas e menor atividade de pastagem, suscitando dúvidas quanto à conservação dos solos destas duas regiões em função das modificações do ambiente.
METODOLOGIA:
Através de metodologia adequada busca-se identificar a relação das propriedades físicas e químicas do solo com os respectivos status de conservação destas áreas de florestas.Foram realizadas coletas de amostras de solo em locais identificados a partir de imagens disponíveis em satélite, mapas e trabalhos de campo. As coletas foram feitas em superfície e incluíram amostras deformadas e indeformadas para posteriores análises em laboratório, onde foram analisados a matéria orgânica, o pH, a densidade aparente e a textura, segundo a metodologia estabelecida pela EMBRAPA (1997). Para maior representatividade e possível comparação foram escolhidos remanescentes florestais com diferentes históricos de uso, e as coletas foram feitas no interior de cada floresta a uma distância de pelo menos 15 metros da borda, evitando-se assim possíveis efeitos de borda. Ao todo foram seis remanescentes florestais estudados: dois fragmentos com atividade agrícola ao seu entorno, dois fragmentos com área de pasto ao seu entorno e dois fragmentos com evidências de atividades antrópicas no seu interior, tais como presença de trilhas, vestígios de corte e presença de pousadas. Após as análises de laboratório foram feitos trabalhos de gabinete para interpretação dos resultados.
RESULTADOS:
Em relação aos valores de matéria orgânica, objeto de análise deste estudo, os valores encontrados foram significativamente maiores no remanescente florestal com pasto ao seu entorno. O fragmento com área de pasto ao entorno localizado na sub-bacia do rio Boa Esperança chegou a apresentar um pouco mais do que o triplo do valor encontrado no fragmento com atividade agrícola ao entorno para a mesma sub-bacia, os resultados foram 10,19 % e 3,85 % de matéria orgânica respectivamente. Os remanescentes florestais com indícios de atividades antrópicas no seu interior apresentaram valores que requerem maiores estudos, além da integração com outros fatores ainda a serem analisados. A densidade aparente foi maior no fragmento florestal com área agrícola ao entorno, tanto para a sub-bacia do rio Boa Esperança como para a sub-bacia do rio São Pedro. O pH apresentou valores próximo a 4, ou seja, solos ácidos para todos os fragmentos, sendo os solos da sub-bacia do rio Boa Esperança levemente mais ácidos. Assim como o pH, a textura não apresentou grande diferença entre os solos analisados, sendo todos classificados como franco-arenosos.
CONCLUSÃO:
De acordo com Morgan (2005) valores menores de 3,5% de matéria orgânica aumentam a suscetibilidade dos solos aos processos erosivos. Além disso, solos com maiores teores de matéria orgânica têm agregados mais estáveis, mais resistentes ao impacto das gotas de chuva e possuem melhor desempenho em relação à infiltração (Fullen, 1991;Guerra, 2005; Morgan, 2005). Propriedades químicas do solo como pH e teor de matéria orgânica, refletem a condição atual de conservação do solo e as práticas de manejo (Brady, 1989; Tomé Jr, 1997; Guerra, 2005; Silva, 2005). Podemos concluir que a área de floresta com presença de pasto ao seu entorno apresentou maiores valores de matéria orgânica em comparação aos demais remanescentes. Comparando as duas sub-bacias notou-se que os solos da sub-bacia do rio Boa Esperança são levemente mais ácidos, porém apresentam maiores valores de matéria orgânica e menor densidade aparente, levando a questionamentos sobre o status de conservação dos solos estudados e de sua estabilidade frente aos processos erosivos. Para uma melhor análise e entendimento das diferenças encontradas, principalmente nos valores de matéria orgânica, são necessários estudos mais aprofundados e que considerem outros fatores, tais como as práticas de manejo e o tipo de cobertura vegetal.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Remanescente Florestal, Matéria Orgânica, Erosão.