62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
MODULAÇÕES DOS EFEITOS SIMON E STROOP ESPACIAL POR TAREFAS PRÉVIAS DE COMPATIBILIDADE ESPACIAL
Roberto Sena Fraga Filho 1
Felipe Santos de Oliveira 1
Maria Luíza Sales Rangel 1
Antônio Pereira 2
Luiz G. Gawryszewski 1, 3
1. Depto. de Neurobiologia, Universidade Federal Fluminense
2. Universidade Federal do Rio Grande do Norte e IINN-ELS.
3. Prof. Dr. / Orientador
INTRODUÇÃO:
O Tempo de Reação Manual (TRM) é o intervalo entre o aparecimento do estímulo e a execução da resposta. Nas tarefas de compatibilidade espacial (CompE), o critério de seleção da resposta é determinado pela localização do estímulo visual, sendo que a correspondência espacial entre o campo em que aparece o estímulo e o lado da tecla de resposta influencia o TRM. Desta forma, quando estes são iguais, o TRM é menor do que quando são opostos. Na tarefa de Simon, embora a seleção da resposta seja determinada por uma característica intrínseca ao estímulo (por exemplo, cor ou forma), o TRM é menor quando há correspondência entre o lado do estímulo e o lado da resposta. Na tarefa de Stroop Espacial (StrE), a seleção da resposta baseia-se no significado do estímulo (por exemplo, seta para a esquerda) e observa-se que o TRM é menor quando a direção da seta e o campo onde ela aparece são iguais. Neste trabalho, utilizamos uma tarefa que permite observar a presença dos dois efeitos (Simon e Stroop espacial) e estudamos se o treino prévio em uma tarefa CompE modula o efeito StrE, tal como foi observado anteriormente para o efeito Simon.
METODOLOGIA:
Participaram do experimento 32 voluntários, destros, 16 de cada gênero, com média de idade de 21,41 (± 0,67) anos, divididos em dois grupos: Compatível e Incompatível, de acordo com o tipo de tarefa prévia de CompE que realizaram. Na condição compatível, a resposta ao estímulo, ocorrendo à esquerda ou à direita do ponto de fixação (PF), era pressionar a tecla do mesmo lado do estímulo. Na condição incompatível, a resposta era pressionar a tecla localizada no lado oposto ao do estímulo. Após a tarefa de CompE, realizava-se a tarefa de StrE, na qual aparecia uma seta localizada no campo esquerdo ou direito apontando para a esquerda ou para a direita. Em um bloco de testes (condição normal), o sujeito devia pressionar a tecla esquerda quando a seta apontava para a esquerda e a tecla direita quando ela apontava para a direita. No outro bloco (condição invertida), o sujeito devia pressionar a tecla direita quando a seta apontava para a esquerda e vice-versa. Em ambas tarefas, o estimulo ocorria 9,0º à esquerda ou à direita do PF.
RESULTADOS:
As médias dos TRMs foram submetidas a uma ANOVA com um fator intergrupo (tarefa prévia compatível ou incompatível) e três fatores intragrupo (campo, figura e tecla). Três interações foram significativas: campo/figura [F(1,30)=6,42; (p<0,017)]; figura/tecla [F(1,30)=15,83; (p<0,000)] e compatibilidade/campo/tecla [F (1, 30) =7,38; (p< 0,011)]. A interação campo/figura demonstra a presença de um efeito Stroop espacial, sendo o TRM quando a seta apontava para o lado onde ela aparecia 8 ms menor do que quando apontava para o lado oposto. Este efeito não depende da correspondência campo/tecla nem é afetado pela tarefa de CompE realizada previamente. A interação figura/tecla mostrou que a resposta quando a seta apontava para o lado da tecla (condição normal) é 23 ms mais rápida do que na condição inversa. A interação compatibilidade/campo/tecla mostrou que o efeito Simon varia com o grupo. Após uma tarefa de CompE compatível, ocorreu um efeito Simon de 10ms e após uma tarefa de CompE incompatível, um efeito Simon de -9ms.
CONCLUSÃO:
Estes resultados mostram que um teste incompatível prévio inverte o efeito Simon, mas não modula o efeito Stroop espacial. Isto pode ser devido ao fato do efeito Simon representar uma correspondência entre o lado do estímulo e o lado da resposta. Esta associação, armazenada na memória implícita de longo prazo, pode ser modificada pelo teste prévio de compatibilidade espacial. Ou seja, a instrução armazenada na memória de curto prazo para a realização da tarefa de CompE pode modular a memória de longo prazo, responsável pelo efeito Simon. Por outro lado, o efeito Stroop espacial deriva de uma relação semântica entre o significado (direção) da seta e a sua localização, sem depender da relação campo/tecla (efeito Simon). Isto pode explicar a ausência de modulação do efeito Stroop espacial por práticas motoras prévias de compatibilidade espacial que se baseiam na relação lado do estímulo/lado da tecla.
Instituição de Fomento: CAPES, CNPq, FAPERJ, PIBIC-UFF/CNPq e PROPPi - UFF
Palavras-chave: Efeito Stroop Espacial, Efeito Compatibilidade espacial, Memória de Curto e Longo prazo.