62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 5. Enfermagem Pediátrica
ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO E DO DESENVOLVIMENTO (CD) DA CRIANÇA: COMPREENDENDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
Ana Dulce Batista dos Santos 1
Polyanna Keitte Fernandes Gurgel 1
Isabelle Pinheiro de Macedo 1
Akemi Iwata Monteiro 1
1. Departamento de Enfermagem, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE/UFRN
INTRODUÇÃO:
O ensino no curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN), vem passando por diversas mudanças decorrentes da implantação de um novo projeto pedagógico, que propõe o desenvovimento de ações e conteúdos que integrem o ensino, a pesquisa e a extensão com vistas a superação do modelo biomédico e a transformação do processo de ensino-aprendizagem, permitindo ao aluno se tornar sujeito deste processo e desenvolver uma consciência reflexiva da prática profissional. O que estimula, o desenvolvimento de ações que visem a superação de práticas que orientam o modelo de saúde clínico como única tecnologia da enfermagem para a realização do acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento (CD) da criança. Tudo isso, justifica investir num ensino que vise inovações no processo de ensino-aprendizgem e, na prática de enfermagem, pautada no modelo de vigilância à saúde da criança com ênfase no trabalho coletivo fundamentado no paradigma de promoção à saúde da população. Neste sentido o objetivo deste estudo é descrever o processo de ensino-aprendizagem de um grupo de acadêmicas da graduação em enfermagem da UFRN na acompanhamento grupal do CD da criança. Tentando enveredar para um processo de fazer o ensino-aprendizagem crítico reflexivo e problematizador.
METODOLOGIA:
Estudo descritivo desenvolvido a partir da metodologia da pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada através de uma discussão em grupo com quatro acadêmicas de enfermagem que estão participando do projeto integrado de ensino-pesquisa-extensão de acompanhamento coletivo do CD da criança numa Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) e que ainda não cursaram disciplinas que envolvam o acompanhamento de CD da criança. Através da metodologia de Paulo Freire buscou-se discutir e aperfeiçoar uma estratégia de ensino-aprendizagem do acompanhamento de CD da criança que foi desenvolvida junto com estas alunas para que estas pudessem desempenhar suas ações práticas no projeto. A discussão em grupo foi realizada no departamento de enfermagem da UFRN, e a prática na UBSF de Cidade Nova, Natal-RN, tendo seu conteúdo gravado e transcrito na íntegra e analisado conforme as etapas deste método: investigação, tematização e problematização.
RESULTADOS:
Na etapa de investigação depreende-se que para as alunas o processo de ensino-aprendizagem ocorre de forma satisfatória quando existe uma articulação coerente entre teoria e prática com ações que permeiem o desenvolvimento de conteúdos teóricos, simulações da prática e a concretização desta nos serviços de saúde. Na tematização as alunas contextualizaram o processo de aprendizagem e elencaram o desenvolvimento de seminários em pequenos grupos, envolvendo conteúdos diversos, como a metodologia mais apropriada para abordar os conteúdos teóricos, por permitir que cada aluno possa discutir com os outros o que compreendeu acerca do tema e, sentir-se sujeito do processo. A inserção na prática é referida como o momento de conhecer sua função no acompanhamento do CD, de relembrar os conteúdos teóricos e de refletir sobre a realidade do Sistema Único de Saúde. Na etapa de problematização é evidenciada a consciência quanto as dificuldades de desenvolvimento destes seminários em turmas com grande número de alunos em relação ao de professores, e que um grande fluxo de conteúdos depositados de uma só vez não permite ao aluno construir seu conhecimento. A falta de simulações foi vista como fator gerador de nervosismo e insegurança, devido ao receio de não saber como agir durante essa prática.
CONCLUSÃO:
O envolvimento dos discentes como sujeitos ativos do processo de aprendizagem proporciona um maior interesse deste quanto ao aprendizado dos conteúdos e o esforço de articulação entre os conhecimentos teórico práticos. Como pontos positivos pode-se destacar: o desenvolvimento de seminários em pequenos grupos por proporcionar ao aluno a responsabilidade de aprender e ensinar ao grupo, e ao mesmo tempo, esclarecer as dúvidas, além das diversas aproximações e reaproximações com a prática que contam com a presença das quatro enfermeiras da UBSF, que estão envolvidas no projeto de acompanhamento coletivo de CD da criança; o desenvolvimento de trabalhos acerca de temas evidenciados na prática proporciona um aprofundamento no estudo dos conteúdos; e tudo isso é fator contribuinte para a redução das inseguranças e nervosismo que permeia as primeiras aproximações do estudante com a prática. Neste sentido, torna-se pertinente o desenvolvimento de mais estudos que considerem as vivências, o diálogo e a troca entre estudantes e professores no aperfeiçoamento do processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Assistência integral a saúde da criança, Acompanhamento de Crescimento e desenvolvimento da criança.