62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
O PEPTÍDEO RELACIONADO AO GENE DA CALCITONINA MARCA O SISTEMA ÓPTICO ACESSÓRIO DO MOCÓ (Kerodon rupestris)
Twyla Barros de Sousa 1
Sebastião Franco da Silva 1
Renata Bezerra Duarte 1
Leandro Moura de Freitas 1
Jeferson de Souza Cavalcante 1
Miriam Stela Maris de Oliveira Costa 1
1. Laboratório de Neuroanatomia, Departamento de Morfologia, UFRN
INTRODUÇÃO:
O sistema óptico acessório (SOA) consiste de quatro aglomerados celulares retinorrecipientes, situados no diencéfalo e mesencéfalo, funcionalmente relacionados com a estabilização de imagens na retina. Tanto o estudo da visão, como da capacidade de detecção luminosa, é particularmente importante na biologia. Levando em conta a grande variabilidade das vias ópticas entre as espécies, consideramos importante investigar o maior número possível delas. Partindo dessa premissa, o nosso objetivo neste trabalho foi caracterizar os núcleos do SOA a partir da citoarquitetura e imunoistoquímica para o peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP) no mocó, espécie de roedor típico da região Nordeste Brasileiro. Os dados anatômicos obtidos nesta espécie servirão como referência para estudos funcionais e comportamentais subseqüentes.
METODOLOGIA:
A captura e utilização dos animais foram autorizadas pelo IBAMA, licença no. 007/06. Dois (2) mocós adultos receberam injeção intra-ocular unilateral de subunidade B da toxina colérica (CTb). Após cinco a sete dias, foram perfundidos transcardiacamente com 300 ml de solução salina a 0,9% em tampão fosfato 0,1M, pH 7,4 com heparina, seguido de 700 ml uma solução de paraformaldeído a 4% em tampão fosfato 0,1M, pH 7,4. Os encéfalos foram retirados da cavidade craniana e submetidos a microtomia por congelação, obtendo-se secções de 30m em seis séries. Uma série foi corada pelo método de Nissl, usando o corante Thionina para facilitar a demarcação dos núcleos, uma outra foi processada imuno-histoquimicamente para a revelação do transporte de CTb, e uma outra para a revelação do CGRP.
RESULTADOS:
Terminais marcados por imuno-histoquímica para CTb foram evidenciados nos núcleos terminal lateral (TL), terminal medial (TM), terminal dorsal (TD) e intersticial do fascículo superior posterior (InFSp) do SOA, conforme delimitados pela técnica citoarquitetônica. Expressão imuno-histoquímica de CGRP foi detectada em pericários e terminais em todos os núcleos, exceto o TM, o qual apresentava apenas terminais.
CONCLUSÃO:
Com base na marcação dos núcleos evidenciada pelo CGRP, associado ao padrão de distribuição das projeções retinianas e à técnica citoarquitetônica, foi possível delimitar no encéfalo do mocó, o TL, TD, TM e o InFSp, componentes do SOA, mostrando que a organização geral desse sistema é semelhante à de outros roedores.
Instituição de Fomento: CNPq,CAPES, PROPESQ-UFRN
Palavras-chave: Mocó (Kerodon rupestris), peptídeo relacionado ao gene da calcitonina, sistema óptico acessório.