62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Fundamentos Teóricos
A RELIGIOSIDADE E O TURISMO NA FESTA DE SANTA LUZIA EM MOSSORÓ - RN: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL DOS PARTICIPANTES E SUAS MOTIVAÇÕES
Liége Azevedo Martins 1, 2
Jancleide Sá de Souza Coelho 1, 3
1. Departamento de Turismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
2. Orientadora / Profª Esp.
3. Bacharel em Turismo
INTRODUÇÃO:
experiências e vivências do sagrado fazem parte da sociedade desde tempos remotos. O turismo religioso é uma segmentação da atividade turística caracterizada por proporcionar um encontro com o transcendente, espiritual ou divino. Atualmente a religiosidade ganha espaço dentro de uma sociedade marcada pelo capitalismo que gera o consumismo. O presente trabalho tem por objetivo geral identificar o perfil dos participantes da festa Santa Luzia no município de Mossoró - RN, os objetivos específicos analisam motivações desses participantes, suas origens e sua visão sobre o evento. A festa de Santa Luzia, padroeira da Cidade de Mossoró, é um evento religioso agregado ao cultural e social, constituído por novenas, encenação teatral sobre a vida de Santa Luzia e por fim a procissão com a imagem da santa pelas ruas da cidade realizada no dia 13 de dezembro, quando é bem mais perceptível o grande volume de participantes.
METODOLOGIA:
a construção deste trabalho realizou-se através de um levantamento bibliográfico documental, seguindo-se pela aplicação de 370 (trezentos e setenta) questionários entre o período de 03 a 13 de dezembro, sendo entrevistadas somente pessoas procedentes de outras cidades. Os dados coletados permitiram realizar uma análise interpretativa sobre perfil e motivações dos participantes.
RESULTADOS:
de acordo com os resultados obtidos chegou-se aos seguintes dados: 22% dos entrevistados têm idade entre 18 a 23 anos com ensino médio completo como grau de escolaridade. São procedentes de outros estados e municípios e estão participando do evento pela primeira vez. Estão acompanhados de mais de cinco pessoas e usam como meio de hospedagem a casa de parentes e amigos. Utilizam menos de R$ 100,00 (cem reais) como gastos durante os dez dias de festa e permanecem os dez dias do evento no município. Como sugestões para melhoria, os entrevistados expuseram questões como o acesso ao transporte público que é deficiente após o horário de funcionamento normal, dificultando o retorno para as residências temporárias. Outro ponto é a segurança com a presença de mais policiais nas ruas como sugestão para melhorias e a descentralização dos eventos paralelos ás atividades da Igreja que se distanciam da matriz de Santa Luzia e dão a impressão de pouca atratividade ao evento. Os resultados demonstram um público jovem que não é valorizado pelos organizadores das festividades de Santa Luzia, tanto a Igreja quanto o poder público necessitam de melhor diálogo com o mesmo buscando estratégias que facilitem a captação desse tipo de visitante como um turista peregrino permanente.
CONCLUSÃO:
a festa de Santa Luzia em Mossoró é um evento local que não atrai turistas para o seu desenvolvimento. A falta de estrutura adequada e um planejamento que direcione o evento para um público específico fazem com que o turista religioso não tenha acesso às festividades: missas, novenas e momentos de oração de forma organizada. O público principal ainda é formado por romeiros e peregrinos da região e por pessoas que buscam a festa para realizar comércio não contribuindo com a economia local, mas levando á mesma concorrência e competição. O turismo religioso possui força e potencial suficiente para serem desenvolvidos em Mossoró na festa de Santa Luzia cabe aos gestores eclesiásticos e governantes, bem como á iniciativa privada reunir esforços conjuntos para um planejamento estratégico que contribua com a sustentabilidade do lugar.
Palavras-chave: religiosidade, turismo, motivações.