62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia
AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ANTI-INFLAMATÓRIA E ANTIMICROBIANA DO EXTRATO ETANÓLICO DAS FOLHAS DE Cardiospermum halicacabum L.
Sandrine Maria de Arruda Lima 1
Jaciana dos Santos Aguiar 1
Marília Maria Sitônio Santiago 1
Rosilma de Oliveira Araújo 1
Kêsia Xisto da Fonseca Ribeiro de Sena 2
Teresinha Gonçalves da Silva 3
1. Depto. de Antibióticos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
2. Profa. - Depto. de Antibióticos - UFPE
3. Profa. Dra./ Orientadora - Depto. de Antibióticos - UFPE
INTRODUÇÃO:

Cardiospermum halicacabum L., vulgarmente conhecida como balãozinho, é uma espécie da família Sapindaceae e nativa da América tropical, podendo ser encontrada também no leste da Ásia, Índia, África e Europa (BRIGHENTI, 2003). É considerada uma planta daninha que infesta principalmente lavouras perenes, pomares e terrenos baldios. Suas folhas e talos são usados na medicina popular no tratamento da diarréia, disenteria e dor de cabeça, e a planta inteira, no tratamento de reumatismo, febre e dor de ouvido (NADKANI, 1976). Dessa forma, o objetivo desse estudo foi investigar a ação anti-inflamatória e antimicrobiana do extrato etanólico das folhas de C. halicacabum L. (EEF).

METODOLOGIA:

A atividade anti-inflamatória foi avaliada pelo ensaio de peritonite. Foram usados camundongos albinos macho em jejum por um período de 4h e com água a vontade. Em seguida, os animais dos grupos testes receberam p.o. o EEF (100 e 200mg/kg), o grupo padrão, Indometacina (10 mg/kg) e o grupo controle soro fisiológico. Após 1h os animais receberam carragenina 1% via i.p. Decorridas 4h, os animais foram eutanasiados e a cavidade peritoneal lavada com 2 mL de solução PBS contendo 3 µMol de EDTA. Os leucócitos polimorfonucleares foram contados em leitor automático. A atividade antimicrobiana foi verificada in vitro, pelo método de difusão em disco de papel, frente aos microorganismos: Staphylococcus aureus, Micrococcus luteus, Bacillus subtilis, Pseudomonas aeruginosa, Mycobacterium smegmatis, Enterococcus faecalis, Escherichia coli, Serratia marcescens e Candida albicans. O teste foi realizado em duplicata e os diâmetros dos halos expressos pela média ± desvio padrão. A Kanamicina e o Cetoconazol foram utilizados como antibióticos padrões. Halos iguais e superiores a 12 mm foram considerados significativos de atividade antibiótica e a concentração mínima inibitória (CMI) foi determinada. Os valores de CMI iguais ou superiores a 1000 μg/mL não foram considerados satisfatórios.

RESULTADOS:

Os resultados obtidos na peritonite revelaram que o EEF de C. halicacabum L. inibiram a migração de leucócitos polimorfonucleares em 51,9% (6,04 x 106cel/cavidade) e 60% (5,04 x 106cel/cavidade) nas doses de 100 e 200 mg/Kg, respectivamente, em relação ao controle (12,56 x 106cel/cavidade) enquanto que a droga padrão inibiu a migração em 63,8% (4,54 x 106cel/cavidade). Com relação, a atividade antimicrobiana o extrato apresentou halos significativos, 14,5± 0,7mm, frente a M. luteus para halos de 28 mm da Kanamicina. A CMI mostrou-se significante com um valor igual a 500 μg/mL.

CONCLUSÃO:

O extrato etanólico das folhas de C. halicacabum L. não apresentou atividade antimicrobiana significativa, entretanto sua ação anti-inflamatória foi muito promissora, direcionando os estudos para a investigação do mecanismo de ação, bem como testes biomonitorados de frações e/ou produtos isolados.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq / Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC-UFPE
Palavras-chave: Cardiospermum halicacabum, Atividade anti-inflamatória, Atividade antimicrobiana..