62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Fundamentos Teóricos
"CONCHAS DE SEGREDOS": as belezas do mar do Maranhão transformadas em arte pela comunidade da Raposa
Kryscia Luiza Fernandes Santos 1
Marcos Túllio Silva Barros 1
Silvana Arrais Pessôa 1
Tereza Cristina Pereira Lobato 1
Wanessa Serra Marques 1
1. Universidade Federal Maranhão
INTRODUÇÃO:

O artesanato representa uma atividade de grande importância, tanto econômica quanto turística. A produção de objetos artesanais, feitos especialmente com matéria-prima disponível e gratuita, vindos do mar é uma atividade fácil, segura e rendosa, capaz de preencher o tempo vago e ocupar mão-de-obra ociosa, com reflexos imediatos na elevação do padrão de vida e valorização do homem-produtor. Neste sentido, este trabalho objetiva identificar a relevância do artesanato como elemento de afirmação da cultura local e gerador de renda para a comunidade do município da Raposa localizado no litoral maranhense, a 37 km da capital de São Luis.  Dessa forma, a inserção dos artesãos locais na atividade turística, pode valorizar os bens mais significativos do lugar, seu povo, suas crenças, seus saberes e suas manifestações culturais, uma vez que, o trabalho artesanal, que hoje é valorizado por vários setores sociais, é tão antigo quanto à existência humana.

METODOLOGIA:

Para a realização desta pesquisa foi adotado como procedimentos metodológicos a realização de um levantamento bibliográfico sobre o tema proposto, bem como, a realização de visitas à região estudada, a fim de perceber o envolvimento e a relação da comunidade local com o desenvolvimento de trabalhos artesanais e o turismo, tendo como base a hipótese de que o turismo não se restringe apenas aos grandes centros, sendo possível inserir as pequenas cidades maranhenses com potencial turístico (especialmente as mais próximas de são Luis), nos roteiros turísticos e, para que isso aconteça é necessário que haja estudos sobre as atrações encontradas nesses núcleos. E ainda, realizaram-se entrevistas utilizando questionários com questões abertas e fechadas junto ao público-alvo, dentre eles: moradores, artesãos, pescadores e autoridades residentes no local para que obtivesse informações sobre o município da Raposa.

RESULTADOS:
Os resultados iniciais da pesquisa acusam que através do artesanato, os artesãos encontraram uma maneira de atrair pessoas, tendo com isso o aumento de seu interesse e a recompensa financeira pelo seu trabalho. Observa-se que o artesanato é a manifestação cultural capaz de atrair pessoas por sua beleza, utilidade e capacidade de transmitir cultura de uma localidade, podendo vir a ser adotado como um elemento estratégico no processo de desenvolvimento turístico de qualquer núcleo. Observou-se, ainda, o estreito envolvimento do artesanato com a história da fundação do município da Raposa, pois com a chegada dos seus primeiros moradores estabeleceram-se duas atividades: Pesca e artesanato, é notória a importância da produção artesanal como atrativo turístico do local. Ficou evidente que a desinformação sobre os benefícios que o município pode ter com a atividade turística traz conseqüências para o artesanato da Raposa atingindo, desse modo, a economia do município, considerando-se que a produção artesanal é a única atividade de trabalho das mulheres. Daí a importância da conscientização da população e das autoridades sobre a importância desse artesanato.
CONCLUSÃO:
Dentro dos aspectos culturais, o artesanato é um veiculo de divulgação dos traços culturais, tornando possível a identificação de uma região através das mesmas. Observou-se a importância do atrativo como elemento econômico, social e cultural dentro do desenvolvimento turístico de um núcleo receptor. Quanto á Raposa pode-se observar, que com toda a sua beleza natural e o seu rico artesanato ainda não foi despertada para os benefícios que o turismo pode trazer. Por outro lado pode-se observar também que a cidade não possui infra-estrutura, são precários os serviços básicos, que possam proporcionar o mínimo de conforto aos visitantes. Observou-se, finalmente, que o artesanato pode ser a porta de entrada para o interesse do desenvolvimento turístico daquela cidade.
Palavras-chave: Artesanato, Comunidade, Turismo.