62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
A LEITURA DO UNIVERSO: UMA PROPOSTA DE PESQUISA E INTERDISCIPLINARIDADE
Débora Lima de Oliveira 1
Cacilda Nunes de Oliveira 1
Maria Isabel de Medeiros 1
Claudio José Alencar Nascimento 1
1. Escola Municipal Djalma Maranhão
INTRODUÇÃO:

A leitura do universo surgiu como projeto de pesquisa a partir da curiosidade dos alunos do terceiro ano matutino do ensino fundamental da Escola Municipal Djalma Maranhão e do encantamento apresentado por uma criança autista pelo espaço céu. O trabalho objetivava despertar interesse pelos diversos tipos de leitura, artigos científicos, textos literários, fotográficos, registros pictóricos, observação de fenômenos naturais como fonte de informação para o conhecimento do espaço cósmico, ambiente e laboratório para pesquisas científicas e desenvolvimento de tecnologia. A execução da proposta de ensino possibilitou um trabalho pedagógico diferenciado, com efetiva troca de idéias e experiências entre os professores das áreas de Educação Física, Ensino da Arte e Pedagogos. Os resultados obtidos foram apresentados na Feira do Livro para as demais turmas do Ensino Fundamental da referida Escola.

METODOLOGIA:

A pesquisa partiu dos conhecimentos prévios sobre a terra e universo, contemplando a inclusão de um aluno com autismo por atender o interesse demonstrado pela observação de corpos celestes.

O desenvolvimento do trabalho compreendeu as etapas de problematização, discussão, pesquisas, aulas de campo, avaliação e conclusão. Os alunos discutiram textos relacionados a proposta de trabalho:  "Atlas Visuais: O Universo", "A dança dos planetas e Astronomia observacional", "As observações de Galileu-Galilei" e "2009 ano da Astronomia",  como também apreciaram a leitura do livro "O Pequeno Príncipe", realizando a reescrita do mesmo, título sugerido devido a aproximação com a temática e a alfabetização.

Os conteúdos sistematizados foram: Terra- rotação, pontos cardeais, dia e noite. Lua- fases da lua e eclipse. Sol- translação da terra, estações do ano. Sistema Solar- galáxias, estrelas, origem do universo e história da astronomia, constelações. As instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimento das atividades espaciais, satélites e telescópios.

Na etapa final, os alunos apresentaram os conhecimentos sistematizados a comunidade local através de painéis, telescópio, luneta, bússola, materiais fotográficos, apresentação de portfólio e do livro "Reescrita do Pequeno Príncipe".

RESULTADOS:

A leitura do universo como tema gerador articulou os conteúdos curriculares, despertou encantamento pela Astronomia, promoveu experiências diferenciadas, possibilitou o desenvolvimento da alfabetização crítica e aprofundamento científico.

A proposta de pesquisa demonstrou a aproximação eficaz entre a teoria e a prática, articulando conhecimentos prévios com o conhecimento acadêmico, devido a disponibilidade dos instrumentos didáticos, experiências científica vivenciadas, aprofundamento de estudos e adequação dos conteúdos, despertando interesse nas aulas, participação, empenho e criatividade na elaboração dos trabalhos finais, o que contribuiu progressivamente com o rendimento de cada aluno.

A temática desencadeou a interdisciplinaridade entre as aulas de Ciências, Arte, Educação Física e Língua Portuguesa, possibilitando a sistematização do conhecimento em Astronomia, o contato com diferentes técnicas, texturas e materiais, desempenho da coordenação motora fina e óculo manual, sendo os dois últimos elementos de fundamental importância para aprimoramento, a aquisição e desenvolvimento da escrita e leitura.

CONCLUSÃO:

Os resultados obtidos demonstraram a viabilidade da proposta de ensino para os alunos do Ensino Fundamental do terceiro ano, mesmo para os estão iniciando o processo de alfabetização, devido ter despertado a curiosidade e interesse pelo tema, além de possibilitar o tratamento da inclusão. Quanto aos docentes envolvidos o trabalho contribuiu para o fazer pedagógico, no exercício permanente de discussão, mediação e reflexão sobre a atividades, possibilitou a integração das áreas de conhecimento, contemplando diversos enfoques, servindo de canal para troca de experiências na prática da pesquisa educacional.

Palavras-chave: Proposta de pesquisa, Abordagem temática, Troca de experiência.