62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 10. Teoria e Metodologia da História
A PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA NA CIDADE DO NATAL: RESSIGNIFICANDO CONCEITOS, RENOVANDO AS FONTES E AMPLIANDO O CONHECIMENTO HISTÓRICO.
ALESSANDRA FERREIRA 1
1. Secretaria Municipal de Educação de Natal/SME
INTRODUÇÃO:

No início do século XX surgiram novas abordagens teóricas e metodológicas que provocaram profundas transformações no campo da pesquisa histórica e como consequência dessa renovação historiográfica ocorreram também transformações no campo do ensino de História.   A historiografia ou a escrita da História se apropriando das principais contribuições da Pós-Modernidade passou a compartilhar conhecimentos de diferentes áreas das Ciências Humanas como Antropologia, Sociologia, Psicologia, Literatura e outras áreas afins para compreender a ação humana em diferentes períodos históricos e em diferentes espaços, o que resultou na configuração de uma nova corrente historiográfica denominada Nova História, também conhecida como a Nova História Cultural. Partindo dessa nova concepção teórica e metodológica para o ensino de História foi que nos propomos a realizar um estudo sobre os impactos dessa nova corrente historiográfica na prática de ensino de História da rede municipal da cidade do Natal junto aos professores de História do ensino fundamental.

METODOLOGIA:

Visando desenvolver o estudo, acima citado, recorremos á pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica baseou-se na produção científica de diferentes teóricos tanto do campo da teoria da História como do campo metodologia do ensino de História. Já a pesquisa documental está apoiada na análise dos Referenciais Curriculares para o ensino de História, proposta curricular apresentada pela equipe da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Natal; além dos dados obtidos em uma pesquisa de campo realizada em quatro escolas municipais que correspondem cada uma dessas escolas as quatro regiões administrativas da cidade, também conhecidas por zonas leste, oeste, sul e norte.  Durante a fase da coleta de dados junto aos professores de História da cidade do Natal procuramos direcionar nossa pesquisa para investigar se os professores participantes conheciam e faziam uso dos Referenciais Curriculares para o ensino de História, se ainda não conheciam que outros referenciais eram adotados para nortear a prática docente em sala de aula e principalmente se era possível aplicar em sala de aula alguns princípios teóricos e estratégias de ensino oriundos da corrente historiográfica Nova História.

RESULTADOS:

A partir da pesquisa realizada foi possível perceber a relação existente entre a prática de ensino dos professores participantes e alguns elementos da corrente historiográfica Nova História, tais como: o uso das diferentes fontes e linguagens em sala de aula (imagem estática, imagem em movimento, textos literários, charges, história em quadrinhos, músicas etc.); a importância de se trabalhar em sala de aula com a História do cotidiano para que se possa problematizar aspectos do cotidiano da contemporaneidade a partir do cotidiano de outros contextos históricos, bem como a oportunidade de se trabalhar a dimensão temporal destacando os eventos de curta, média e longa duração. Tais contribuições estão fundamentadas nos pilares postulados pelos pioneiros da História Nova (fundadores da revista "Ananles d' histoire èconomique et sociale" de 1929 que insistiram sobre a necessidade de ampliar a noção de documentos e somente assim foi possível realizar trabalhos monográficos sobre diferentes objetos de estudo existentes nos mais distintos contextos históricos da história da humanidade

CONCLUSÃO:

Conhecer como os professores de História participantes da pesquisa direcionavam sua prática docente foi imprescindível para identificar as propostas curriculares que estavam sendo implementadas nas diferentes escolas do ensino fundamental da cidade do Natal e compartilhavam estratégias de ensino inovadoras e comprometidas com a visibilidade de temáticas até então pouco exploradas em sala de aula como a história das mulheres, a história dos camponeses, a história dos afro-brasileiros, a história das festas e outros eventos e manifestações culturais oriundos das relações sociais nos seus respectivos contextos históricos.

 

Palavras-chave: Ensino de História, Currículo, Nova História.