62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DE ACADÊMICOS DO CURSO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.
Sandrine Maria de Arruda Lima 1
Juliana Souza Pontes 1
Frederico Marinho 1
Juliana Aparecida Ferreira da Silva 1
Ernestina Pereira Nascimento 2
Isairas Pereira Padovan 3
1. Depto. de Histologia e Embriologia, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
2. Profa. do Estado de Pernambuco - Escola Diário de Pernambuco-EDPE
3. Profa. Dra./ Orientadora - Depto. de Histologia e Embriologia-UFPE
INTRODUÇÃO:

A iniciação à docência tem se revelado como uma etapa importante no processo de aprender a ser professor; isso porque, diante de uma realidade complexa e diferente daquela vivenciada quando estudante, o professor se desestrutura, pensa em desistir da profissão, entra em depressão, sente-se como um estranho no ambiente escolar, duvida da sua competência e da importância da formação inicial (COSTA & OLIVEIRA, 2007). Dessa forma, o objetivo desse trabalho é relatar as experiências obtidas por acadêmicos do Curso Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que também fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

METODOLOGIA:

Realizaram-se revisões bibliográficas em artigos originais publicados em revistas indexadas, documentos publicados por instituições governamentais, diretrizes e regulamentos institucionais, além de dados baseados na própria experiência: percepção dos sujeitos envolvidos, durante um ano de atuação na iniciação à docência de biologia em escolas públicas do município de Recife-PE. A partir do presente relato, procuramos problematizar as dimensões dessa atividade na formação acadêmica e rotina do biólogo licenciado.

RESULTADOS:

A vivencia de tais situações permitiu por em prática os conhecimentos teóricos adquiridos no Centro de Ciências Biológicas da UFPE e, principalmente aqueles oferecidos pelo Centro de Educação através das displinas Estrutura e Funcionamento do Ensino, Psicologia da Educação e Didática, que a maioria dos acadêmicos licenciandos pensa que se trata apenas de teorias; Vivência pedagógica muito mais intensa que a adquirida durante os estágios de Prática de Ensino de Biologia, que geralmente ocorrem nos últimos períodos da graduação, com carga horária menor; Construção coletiva do conhecimento com adequação dos conteúdos à metodologia ministrada e a articulação conjunta entre todos os acadêmicos, que estão atuando como professores para os alunos das escolas públicas conveniadas. Sem falar na melhoria da oratória adquirida através da perda do medo em falar em público.

CONCLUSÃO:

As experiências obtidas no exercício da docência são de extrema importância para a formação profissional, proporcionando aos acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas a oportunidade de deparar-se com a realidade da localidade, tomando conhecimento das dificuldades e desafios os quais irão os acompanhar ao longo de sua caminhada profissional, evitando que depois de formados desistam da profissão, também como resgate da qualidade do ensino público.

Instituição de Fomento: CAPES / PIBID-UFPE / MEC
Palavras-chave: Iniciação à docência, Alunos acadêmicos, Ensino de biologia..