62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
PERFIL DE MULHERES PORTADORAS DE CÂNCER DE MAMA ATENDIDAS NA FUNDAÇÃO ASSISTENCIAL DA PARAÍBA (FAP) NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE- PB.
Ana Paula Pires de Oliveira 1
Ana Valéria Pires de Oliveira 2
Pauliane Soares de Medeiros 3
Rafaela Fernandes Porto 4
Samara Keylla Dantas Brasil 5
Délcio De Castro Felismino 6
1. FACEX
2. UEPB
3. UEPB
4. UEPB
5. UEPB
6. UEPB
INTRODUÇÃO:
As neoplasias vêm ganhando crescente importância no perfil morbi-mortalidade mundial. O câncer de mama é um dos principais problemas de saúde pública enfrentados na atualidade no país, sendo caracterizada como primeira causa de morte entre as mulheres em idade fértil e segundo lugar no ranking de mortalidade feminina. No Brasil, para o ano de 2010 foram estimados 489.270 casos novos de câncer, sendo desse total 49 mil só de câncer de mama. O Instituto Nacional do Câncer estimou para 2009 na Paraíba, 470 novos casos de câncer de mama para cada grupo de 100 mil habitantes. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar as mulheres portadoras do câncer de mama na idade reprodutiva atendidas na Fundação Assistencial da Paraíba, com intuito de contribuir para uma compreensão dos rumos terapêuticos vivenciados atualmente na área da oncologia.
METODOLOGIA:
O estudo foi constituído por análise retrospectiva e prospectiva, tipo pesquisa documental, descritivo-dedutiva. A população estudada foi de mulheres portadoras do câncer de mama, na faixa etária de 12 a 45 anos, atendidas no período de 2003 a 2008, no setor de cancerologia da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP). As informações referentes à incidência, faixa etária, procedência, o nível de escolaridade, e a renda das portadoras de câncer de mama, foram obtidas através da análise de prontuários, fichas clínicas, rotinas e protocolos hospitalares. A pesquisa realizou-se segundo resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, sendo resguardada a identidade das pacientes uma vez que foi analisado e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba.
RESULTADOS:
De acordo com o levantamento estatístico, contatou-se que 190 mulheres em idade reprodutiva (12 - 45 anos) deram entrada para iniciar tratamento a FAP. Ao analisar as características sócio-econômicas, verificou-se que, do total de casos, 37,89% estavam na faixa etária de 42-45 anos, e 35,78% possuíam entre 37-41 anos e os menores índices foram observados no intervalo de 12-26 anos com apenas 3,15% dos casos. Quanto à procedência das portadoras de câncer de mama, ficou evidenciado que a maioria era proveniente de outras cidades da Paraíba (53,68%), seguido de pacientes oriundas da própria Campina Grande (45,26%), constatação explicada pelo fato do Hospital da FAP servir como referência no tratamento de Oncologia. Com relação à escolaridade e renda, pode-se perceber que a grande maioria (45,78%) variava entre o analfabetismo e o ensino fundamental completo, o que justifica o fato de 50,52% possuírem renda de até 500,00 reais mensais. Essa grande maioria de atendimentos prestados a população de renda baixa também se explica pelo fato do Hospital da FAP ser uma Instituição pública.
CONCLUSÃO:
Fazem-se necessárias estratégias públicas mais eficazes para o rastreamento do câncer de mama, visando corrigir o atraso nos diagnósticos da doença. Esse trabalho deve privilegiar principalmente a parcela mais acometida por essa neoplasia, como pessoas de renda baixa, onde através do desenvolvimento de atividades em educação em saúde, essa população passe a ser conscientizada do benefício do diagnóstico precoce.
Palavras-chave: Perfil sócio-econômico, Câncer de Mama, Diagnóstico precoce.