62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA DESENVOLVIDAS POR LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
Janaína Milena Santos 1
Acácio Alexandre Pagan 1
1. Universidade Federal de Sergipe
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho busca-se analisar uma metodologia de ensino aplicada a graduandos do curso de Ciências Biológicas, Campus Itabaiana UFS, baseada na aprendizagem através do desenvolvimento de projetos de pesquisa. Esses 26 licenciandos desenvolveram pesquisas sobre níveis de conhecimento biológico de alunos do último ano do ensino médio. Tais atividades foram propostas no contexto das disciplinas de Metodologia de Ensino de Biologia e Instrumentação para o Ensino de Biologia. Neste trabalho buscou-se levantar pontos positivos e negativos sobre a inclusão das atividades de pesquisa no âmbito da formação de professores nesse contexto.
METODOLOGIA:
Foram analisadas as auto-avaliações escritas pelos graduandos, que versavam sobre as descrições acerca do projeto, as fases que estavam sendo desenvolvidas e a participação dos componentes dos grupos de discentes envolvidos. No trabalho de análise, primeiramente, elas foram transcritas e categorizadas conforme orientações de Bardin (2004) para análise temática de conteúdo. Posteriormente, as categorias foram denominadas a partir dos conteúdos que abordavam e avaliadas por três pesquisadores juízes.
RESULTADOS:
Foram elaboradas cinco categorias: A categoria Discurso dos graduandos com relação à metodologia do projeto versa sobre o grau de conhecimento dos discentes sobre o desenvolvimento do projeto. No que se refere à categoria Entraves e benefícios das atividades em grupo, os graduandos relatam suas experiências sobre o trabalho coletivo, apontando os pontos positivos e negativos desta experiência. Analisando a categoria Propostas e adequações na metodologia aplicada com relação à transposição didática, os graduandos reportam sobre as modificações utilizadas na linguagem ou no material didático como forma de facilitar o aprendizado dos alunos da educação básica. Na categoria Análise das atividades docentes são postas as impressões que os graduandos obtiveram ao participarem do cotidiano escolar a partir do acesso as escolas, o contato com os alunos e os livros didáticos do ensino médio. Através das observações contidas na categoria Descrição das percepções sobre o ato de pesquisar pôde-se discursar sobre de que forma os graduandos apontaram a pesquisa através de muitas tentativas e erros, em que essa nova forma de trabalho, na qual somente a leitura de textos não seria o suficiente para dar suporte à demanda do projeto.
CONCLUSÃO:
A partir das experiências construídas através dessa proposta de trabalho que enfatiza o ensino pela pesquisa, foi possível perceber a necessidade de se utilizar atividades que contribuam para a formação inicial de professores/pesquisadores/extensionistas voltadas para especificidades dos diferentes contextos escolares. É possível que o professor desenvolva eventuais investigações que possam contribuir para sua auto-formação, bem como para a diminuição de problemas relacionados á sua prática. Nessas análises foi possível perceber que o conhecimento sobre a metodologia em questão foi um ponto valorizado nas atividades. Havia uma pressão dos próprios graduandos sobre a qualidade dos trabalhos dos demais, pois o conteúdo trabalhado estava descentralizado e sob orientação do docente responsável pelas disciplinas, cada graduando tinha responsabilidades de contribuir para a construção do conhecimento dos seus colegas, o que incentivava o senso de responsabilidade e de tomada de decisões.
Instituição de Fomento: CNPq/UFS
Palavras-chave: Ensino de Biologia, Metodologia de ensino, Professor-pesquisador.