62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
EXPECTATIVAS DOS INGRESSANTES E OS OBJETIVOS DOS CONCLUINTES EM CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS ANTE A EDUCAÇÃO CONTINUADA E O MERCADO DE TRABALHO.
Marcos Raimundo Pereira da Silva 1
Débora Almeida Chaves 1
Janete Pamplona Rodrigues 1
Thaíssa Maiara da Silva Tavares 1
1. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ/IFPA
INTRODUÇÃO:

O atual modelo de ensino profissional busca promover a educação continuada. É crescente a demanda por técnicos no mercado de trabalho. Logo, a administração pública há de voltar-se para o aluno e buscar meios de avaliar o fiel cumprimento de suas finalidades legais.

Nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, entre suas finalidades, destacam-se a formação e qualificação do cidadão com vistas à atuação profissional, promover a integração e verticalização da educação básica à profissional e à superior. A princípio, tais finalidades podem tornar-se paradigma, haja vista que neste cenário figura o mercado de trabalho como personagem de fundamental atuação e, em primeira análise, a verticalização da educação poderia levar estes estudantes a deixar seu ingresso no mercado produtivo em segundo plano. Neste contexto, avaliar a trajetória dos alunos na Instituição profissionalizante torna-se instrumento importante para medir o cumprimento dessas finalidades. Neste trabalho usa-se comparações das expectativas dos alunos por ocasião de seu ingresso no curso técnico com as alternativas que eles fazem opção por ocasião da conclusão deste curso, podendo-se analisar de que forma essas expectativas e objetivos vão se transformando - ou não - no decorrer deste processo.

METODOLOGIA:

Neste trabalho utilizou-se a pesquisa de campo buscando comparar as expectativas dos alunos concluintes de cursos técnicos na modalidade de curso técnico integrado com o ensino médio - esta modalidade é a atualmente empregada e visa oferecer ao estudante um ensino médio e profissionalizante num intervalo de quatro anos, incluindo também o estágio supervisionado obrigatório.

O método empregado baseou-se em aplicação de questionários compostos por perguntas contendo cinco quesitos propostos em múltipla escolha ressalvando-se que os entrevistados deveriam marcar apenas um dos quesitos.

O campo amostral foi compreendido entre os alunos matriculados no último período dos cursos técnicos profissionalizantes do Campus Belém do IFPA, dos cursos técnicos, quais sejam: AGRIMENSURA, DESIGN, EDIFICAÇÕES, ELETRÔNICA, ELETROTÉCNICA, ESTRADAS, GEODÉSIA E CARTOGRAFIA, INFORMÁTICA, MECÂNICA, METALURGIA, MINERAÇÃO, PESCA, QUÍMICA, SANEAMENTO, TELECOMUNICAÇÕES e TURISMO (incluindo GUIA DE TURISMO) em todos os turnos em que os mesmos são ofertados (ressalve-se que não se oferece modalidade de curso integrado no período noturno), conforme registro no Sistema de Controle Acadêmico (SCA) da Instituição. A coleta de dados se deu no início de 2010.

RESULTADOS:

 Através da pesquisa realizada com os questionários percebeu-se que dentre as expectativas demonstradas pelos ingressantes no curso técnico integrado 6% destes objetivavam o curso como uma forma de estar mais bem preparados para ingressar na faculdade, transformando o curso em "ponte" a uma educação continuada. Quando os concluintes foram questionados sobre as alternativas que melhor representam o seu atual momento profissional 16% destes alunos manifestaram que optarão exclusivamente em se dedicar ao curso de nível superior. Indo mais além, coletou-se que este percentual majora para 62% se considerada a possibilidade de conciliar curso superior com o mercado de trabalho.

CONCLUSÃO:

Assim observa-se que os alunos do IFPA, ao concluírem o curso técnico integrado com ensino médio, têm despertada a busca por uma educação continuada aliada a sua inserção no mercado de trabalho, participando então do desenvolvimento socioeconômico no qual está inserido. Este resultado vai ao encontro das finalidades estabelecidas na Lei nº 11.982 de 29 de dezembro de 2008. As expectativas apresentadas pelos alunos demonstram uma confiança satisfatória no que tange seu futuro profissional e a avaliação feita a respeito do curso o qual se formam foi bastante favorável à Instituição. Logo, entende-se do que foi analisado que o mercado de trabalho receberá profissionais que, além de capacitados, buscam melhorias para sua vida profissional e que vêem na academia superior o caminho natural para essa evolução. Tal predisposição resultará em desenvolvimento socioeconômico muito mais eficaz e aumento de produtividade local, regional e nacional, haja vista que profissionais em constante aperfeiçoamento e capacitação, além de obterem maior sucesso na sua carreira, implementam avanços nas mais diversas áreas em que atuam e promovem maior competitividade empresarial.

Palavras-chave: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ENSINO TÉCNICO, MERCADO DE TRABALHO.