62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
CENÁRIO E EXPERIÊNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA BAHIA  
Amanda Leite Novaes 1
Augusto César Rios Leiro 2
1. Departamento de Saúde, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
2. Departamento de Educação, Universidade Federal da Bahia - UFBA e UNEB
INTRODUÇÃO:

O processo expansionista de industrialização, a circulação rápida de informação, a organização de áreas comerciais e de blocos econômicos atrelados a mercados físicos e financeiros em nível mundial impulsionaram o processo moderno de globalização ocorrido a partir do final do século XX, e redimensionaram significativamente a cultura, a ciência e a tecnologia. Essas mudanças influenciaram historicamente diferentes espaços de formação, notadamente, o das universidades brasileiras. Os acontecimentos postos, ao lado da crise institucional gerada na esteira da política neoliberal capitalista, colocaram parte significativa destas instituições de ensino como interessadas nesse debate social. Dessa reflexão contextual é que surge a presente investigação cujo principal intento foi reconhecer o cenário e discutir a experiência dos cursos da pós-graduação lato sensu em Educação Física da Bahia. Trata-se de uma pesquisa em educação, de natureza qualitativa e que fora desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia.

METODOLOGIA:
A pesquisa fundamentou-se no materialismo histórico e dialético como referência teórica, e considerou a entrevista com professores/gestores e o estudo documental como procedimentos metodológicos. Os cinco sujeitos de diálogo da investigação foram identificados por terem sido coordenadores dos cursos de especialização oferecidos com relativa periodicidade, a partir de distintas temáticas na área e de modalidades institucionais de ensino superior (faculdades ou universidades) públicas e privadas. Além disso, importa ressaltar que, dentre as universidades baianas participantes do estudo, têm-se cursos tanto do âmbito federal como do estadual.
RESULTADOS:
O diálogo com professores/gestores participantes da pesquisa, ao lado do conjunto dos documentos recolhidos, revelou uma demanda de professores de Educação Física (principalmente os egressos das primeiras turmas) interessados em dar continuidade a sua formação, potencializando as iniciativas pioneiras de cursos de especialização na área. Além da ampliação da oferta, a qualidade social dos cursos também ficou evidente nas falas e textos levantados. Notou-se que, nas experiências desenvolvidas por diferentes instituições baianas, ainda se observa uma desarticulação entre a formação inicial e a continuada em Educação Física, e uma oferta aquém das reais possibilidades das instituições públicas.
CONCLUSÃO:

Reconhece-se, portanto, o esforço coletivo de professores e estudantes que historicamente se dedicam ao desenvolvimento da Educação Física no estado da Bahia e destaca-se a necessidade de a área buscar estratégias para a ampliação ao direito público de estudar. Assim, os cursos de pós-graduação lato sensu precisam evidenciar uma formação teórica-prática de bases consistentes, que vislumbrem uma formação alicerçada na dimensão humana do sujeito social. Além disso, a pesquisa apontou a necessidade do aprofundamento em estudos socialmente referenciados em Educação Física; a importância de se reconhecerem as contradições existentes no âmbito da graduação antes do planejamento de novos cursos; o relevo dos cursos de pós-graduação lato sensu para o exercício profissional dos professores; e a necessidade de uma formação crítica, à altura dos desafios educacionais do cenário baiano.

 

Palavras-chave: Pós-graduação lato sensu, Educação Física, Formação Continuada.