62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
DISTRIBUIÇÃO SAZONAL DE NANOFLAGELADOS E DO BACTERIOPLÂNCTON E RELAÇÕES COM FATORES AMBIENTAIS EM UM RESERVATÓRIO DO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO
Aline de Souza Amorim 1
Cirleide Marques Dantas 1
Maria Luisa Quinino de Medeiros 1
Mariana Leite da Silveira 1
Wellington Sena Lobato Júnior 1
Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo 1
1. Departamento de Microbiologia e Parasitologia - UFRN
INTRODUÇÃO:
A falta de qualidade das águas naturais é hoje um dos grandes problemas mundiais tornando-se necessário o uso de métodos eficientes e de fácil entendimento para monitorar a qualidade dos corpos d'águas. Sendo assim, os bioindicadores têm sido bastante empregados por serem espécies sensíveis ou tolerantes a vários tipos de alterações. Os microrganismos aquáticos apresentam íntimas e obrigatórias relações com os demais organismos e com as condições físico-químicas do meio, por isso eles vêm sendo utilizados para avaliar as modificações em seu ambiente, uma vez que eles apresentam diferentes graus de sensibilidade aos diversos tipos de perturbações. O Brasil, reconhecido por sua grande biodiversidade, apresenta poucos dados sobre a diversidade microbiana, em especial a de protozoários de vida livre, porém nos últimos anos os órgãos governamentais vêm cada vez mais apoiando pesquisas sobre biodiversidade. Atentando para o papel dos microrganismos nos sistemas aquáticos como bioindicadores de qualidade, o objetivo desse estudo foi determinar as densidades e biomassas totais do bacterioplâncton e do protozooplâncton relacionando-os a variáveis físico-químicas auxiliando, dessa forma, na caracterização limnológica de um reservatório (Itans- Caicó) inserido no semi-árido norterriograndense.
METODOLOGIA:
Para as análises dos bacterioplâncton e do protozooplâncton (nanoflagelados heterotróficos) foram realizadas sete coletas no ano de 2008 nos períodos chuvoso e seco em dois pontos do reservatório, um próximo à barragem (P2) e outro na entrada do rio que origina o reservatório (P1). As amostras foram coletadas após a integração de amostras obtidas com garrafa de Van Dorn e imediatamente fixadas com substâncias apropriadas, permanecendo sob refrigeração até que fossem analisadas. Também foram verificadas algumas variáveis abióticas para analisar o nível trófico da água do reservatório. Foram determinadas as densidades e as biomassas dos microrganismos de interesse por meio de técnicas apropriadas para o estudo. A significância das diferenças dos dados bióticos entre os pontos de coletas em cada mês e os diferentes períodos do ano foi testada utilizando-se o teste-t de Student para variáveis independentes utilizando-se nível de significância p < 0,05. Correlações de Pearson foram realizadas para inferir sobre a influência dos fatores abióticos e bióticos sobre as densidades e biomassas das bactérias e dos protozoários nos dois períodos estudados. Logo após os testes estatísticos terem sido realizados estes foram analisados comparativamente para se obter resultados mais precisos.
RESULTADOS:
As variáveis físico-químicas apresentaram grandes oscilações entre os períodos estudados, havendo uma diferença significativa entre os valores de todas as variáveis nos períodos chuvoso (onde foram maiores) e seco. As densidades bacterianas mostraram variação média anual entre 8,98x106 e 1,62x107 bac.mL-1 e as biomassas bacterianas, excluindo-se as formas filamentosas, tiveram média anual entre 207 a 262 μgCL-1. Os nanoflagelados heterotróficos apresentaram densidade média anual variando entre 1777 e 8229 org.mL-1 e a biomassa variou de 3,0 a 9,6 μgCL-1. No período chuvoso ocorreram correlações negativas entre a biomassa dos protozoários e a precipitação, concentração de clorofila, fósforo total e profundidade. No período seco ocorreu uma correlação negativa da biomassa bacteriana com a densidade bacteriana. Também ocorreram correlações negativas entre a biomassa dos protozoários e o pH, fósforo total e transparência da água. Os valores das variáveis abióticas e bióticas encontradas neste trabalho, apesar de bastante elevados, são típicos de reservatórios localizados no semi-árido nordestino, caracterizando o estresse hídrico dessas regiões.
CONCLUSÃO:
O reservatório Itans apresentou resultados não padronizados tanto para as variáveis biológicas como para as físico-químicas no decorrer do ano de estudo. Os períodos chuvoso e de estiagem apresentaram características distintas e bem peculiares em relação às variáveis observadas. O período chuvoso foi caracterizado por altas concentrações de nutrientes e elevadas densidade e biomassa bacterianas, enquanto que no período seco as concentrações dos nutrientes se apresentaram menores e a densidade e biomassa dos nanoflagelados foram maiores, levando a supor que no período chuvoso as populações dos microrganismos foram controladas pela oferta de nutrientes e no período seco por competição e predação. Os resultados obtidos revelam a complexidade do reservatório no que diz respeito aos mecanismos controladores das populações microbianas analisadas. Faz-se necessário um acompanhamento no reservatório estudado por um período maior de tempo e a execução de experimentos que permitam um conhecimento mais aprofundado das relações tróficas que se estabelecem em reservatórios eutrofizados do semi-árido nordestino brasileiro.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Bacterioplâncton, Nanoflagelados heterotróficos, Reservatórios.