62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
PERFIL DAS VÍTIMAS DE TRAUMA RAQUIMEDULAR ATENDIDOS EM UM PRONTO ATENDIMENTO ADULTO NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN
ELIANE SANTOS CAVALCANTE 1
GLAUCEA MACIEL DE FARIAS 2
KALINE NUNES DOS SANTOS 3
RICARDO ALVES DOS SANTOS 4
RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA 5
JURACÍ ALVES DE LIMA 6
1. ESCOLA DE ENFERMAGEM DE NATAL - UFRN
2. DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DE NATAL UFRN
3. FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE - FARN
4. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE-UFRN
5. DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM-UFRN
6. HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES-UFRN
INTRODUÇÃO:
O trauma raquimedular compreende as lesões dos componentes da coluna vertebral em quaisquer porções: óssea, ligamentar, medular, discal, vascular ou radicular. Nos Estados Unidos, aproximadamente 15% dos pacientes com trauma de coluna vertebral terão comprometimento neurológico, persistindo como melhor conduta a prevenção. Por ser a lesão medular um grande problema de saúde pública, faz-se necessário o conhecimento do perfil dessa clientela no nosso contexto afim de direcionar melhor o trabalho da enfermagem no meio hospitalar com mais eficácia, orientando a continuidade dessas atividades no seu lar, possibilitando assim, a re-inserção social desse paciente. Este estudo objetivou identificar e conhecer a demanda dos pacientes vítimas de trauma raquimedular atendidos em um hospital de urgência, particular e conveniado ao SUS no período de Julho à Dezembro de 2007.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo descritivo e longitudinal com abordagem quantitativa, realizado no Hospital Walfredo Gurgel em Natal/RN. A amostra foi composta de 10 pacientes de acordo com critérios pré-estabelecidos. O instrumento utilizado possui questões relacionadas à identificação pessoal, renda familiar, tempo de permanência no hospital, informações sobre o evento, sobre a lesão, tratamento médico, conduta medicamentosa e seqüelas. Os dados foram colhidos em prontuários por meio de um formulário estruturado. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RESULTADOS:
Os participantes do estudo tinham idade média de 30 anos e renda de 1 a 3 salários mínimos. Podemos considerar que são jovens em fase produtiva e de crescimento profissional. Dos 10 pacientes pesquisados, 08 eram do sexo masculino e de classe média baixa. As maiores causas de lesão foram quedas de várias etiologias desde queda de nível, árvore e um caso de bicicleta, seguido de acidente de transito, mergulho em águas rasas e projéteis de arma de fogo. A grande maioria (80%) ficou com seqüelas tais como paraplegia (62%) e tetraplegia (18%) determinando além das limitações físicas a ocorrência de um óbito no decorrer da pesquisa. Ficou evidenciado que as fraturas de lesão cervical a nível alto foi o principal agente (40%), o que determinou seqüelas graves e incapacitantes, seguidas de fratura lombar (30,8%) e torácica (25,2%) não houve demora entre o evento e o atendimento, a maioria foi submetida a procedimento cirúrgico (70,7%), e todos foram orientados quanto à necessidade de inserção nos serviços de reabilitação após a alta.
CONCLUSÃO:
Constatamos que lesões graves como as cervicais, em que há maior risco de invalidez, ocorrem em pessoas jovens que representam força de trabalho importante na sociedade, elevando sobremaneira os gastos públicos no tratamento a essas vítimas. Faz-se imprescindível o planejamento de campanhas de prevenção a quedas e demais acidentes correlatos para essa situação em estudo. Cabe ainda às autoridades legais a fiscalização em maior empenho das regras de trânsito e da construção civil, a fim de se coibir o projeto de áreas residenciais elevadas sem ao menos alguma proteção às quedas, principalmente aquelas de laje, comuns em residências inacabadas em conjuntos habitacionais de populações carentes, onde a criança circula livremente e sem controle dos pais. Este tipo de acidente merece atenção especial das autoridades, considerados os traumas graves que acometem a população de baixa renda.
Palavras-chave: TRAUMATISMO DA MEDULA ESPINHAL, COLUNA VERTEBRAL, PERFIL EPIDEMIOLÓGICO.