62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
METABÓLITOS PRODUZIDOS POR FUNGOS DO GÊNERO Penicillium PROMOVENDO ANTAGONISMO FRENTE A BACTÉRIAS PATOGÊNICAS 
Mircella Marialva Alecrim 1
Thayana Cruz de Souza 1
Maria Francisca Simas Teixeira 2
Taciana de Amorim Silva 3
1. Coleção de Cultura DPUA, ICB, UFAM
2. Profª Drª Curadora da Coleção de Cultura DPUA, ICB, UFAM
3. MSc./Orientadora - Coleção de Cultura DPUA, ICB, UFAM
INTRODUÇÃO:

O gênero Penicillium está entre o grupo de produtores de metabólitos secundários biologicamente ativos, aplicados como agroquímicos, agentes reguladores do colesterol, antiparasíticos, imunossupressores e antibióticos (Gunatilaka, 2006). A descoberta da penicilina e o desenvolvimento da terapia antibiótica foram uma das conquistas mais importantes do século passado. Novos antibióticos são, contudo, uma necessidade real moderna, principalmente para os países de economia emergente, onde a doença infecciosa provoca um número considerável de mortes (Esther, 2007). A pesquisa de novos metabólitos de fungos que podem ser protótipos de novos antibióticos é um campo muito promissor (Newman, 2007). Os fungos têm se mostrado capazes de biossintetizar metabólitos secundários com notável diversidade estrutural. Entre 20 dos medicamentos mais comumente prescritos, seis são de origem fúngica (Furtado, 2005). O objetivo do trabalho teve por finalidade verificar a potencialidade de três espécies do gênero Penicillium quanto a produção de substâncias antagônicas frente a microrganismos patogênicos.

METODOLOGIA:

Foram utilizadas três espécies do gênero Penicillium (Penicillium miczynskii DPUA 547, Penicillium implicatum DPUA 1159 e Penicillium paxilii DPUA 925) cedidos pela Coleção de Cultura DPUA para realização dos testes antimicrobianos contra os seguintes microrganismos patogênicos: Mycobacterium smegmatis (PDUFPE71), Staphylococcus aureus  (CCT1352) e Streptococcus oralis (CBAM-242). Para verificação da produção de substâncias antagônicas preparou-se suspensões celulares semelhante à escala 1 de McFarland e semeou-se, com auxílio de alça drigalsky, 100 µL  de cada uma das culturas supracitadas na superfície do ágar Müeller-Hinton vertido em placa de Petri. Logo em seguida, três discos miceliais (diâmetro=5mm) de cada fungo (Penicillium miczynskii, Penicillium implicatum e Penicillium paxilii),  crescidos em meio de cultura Czapek Yeast Agar por 6 dias a 28OC, foram depositados na superfície dos meios previamente semeados com as suspensões bacterianas. Adicionaram-se, como padrões positivos, discos de papel de filtro embebidos em 5µL de rifampicina (0,005mg/mL).  Os ensaios foram incubados a 37OC por 24h e após esse intervalo os halos de inibição formados foram medidos com régua milimétrica no reverso da placa.

RESULTADOS:

Todas as espécies fúngicas utilizadas neste experimento secretaram metabólitos antagônicos a todos os microrganismos patogênicos testados, formando halos de inibição maior que o padrão frente à Mycobacterium smegmatis. Os halos mais expressivos foram obtidos com as culturas de Penicillium paxilii (18mm) e Penicillium miczynskii (13,83mm) ambos frente à Staphylococcus aureus e Penicillium implicatum (14,67mm) frente à Mycobacterium smegmatis. A cultura de P. paxilii apresentou o melhor desempenho produzindo substâncias bactericidas e bacteriostáticas que formaram um halo inibitório frente à Streptococcus oralis (13,17mm) maior que o padrão (9,67mm) e também o maior halo inibitório frente à M. smegmatis (17,17mm) superando o halo padrão (10,67mm) do antibiótico rifampicina.

CONCLUSÃO:

A cultura de P. paxilii (DPUA 925) produz e secreta compostos que sensibilizam expressivamente  as culturas  de Mycobacterium smegmatis (PDUFPE71) e Streptococcus oralis (CBAM-242) podendo ser  utilizado para produção de drogas antibacterianas. Entretanto, muitas análises precisam ser realizadas para verificar o mecanismo de ação dessas substancias antibióticas. As culturas de P. miczynskii (DPUA 547) e P. implicatum (DPUA 1159) também apresentaram ação inibitória contra microrganismos-teste demonstrando a potencialidade das espécies de Penicillium como fontes de metabólitos com ação bactericida e bacteriostática frente a microrganismos patogênicos.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM & Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Palavras-chave: Fungo Filamentoso, Antibiótico, Mycobacterium.