62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
SEXUALIDADE E CRIANÇA: CONCEPÇÕES E AÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Wanessa Rafaela do Nascimento da Costa 1
Denise Maria de Carvalho Lopes 1
1. Depto. de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa tem como objetivos sistematizar teorizações acerca do desenvolvimento da sexualidade da criança e das implicações destas para a Educação Infantil, bem como analisar concepções e ações de professores da Educação Infantil relativas ao tema. Partimos da constatação de que na Educação Infantil são comuns manifestações das crianças relativas à sua sexualidade, seja nas perguntas que fazem buscando satisfazer sua curiosidade, seja nas brincadeiras que envolvem o prazer (proibido) de exploração do corpo, seja nas brincadeiras que envolvem papéis socialmente relativos aos gêneros, entre outras. Tais situações constituem-se num grande desafio para os professores desse segmento, enquanto profissionais responsáveis por cuidar e educar de crianças propiciando-lhes situações que contribuam para seu desenvolvimento integral. Desafio porque as questões relativas à sexualidade assumem, em nossa cultura, um caráter complexo, contraditório. Por outro lado, reconhecemos como afirma Felipe (2001) que o tema tem sido cada vez mais discutido por especialistas e leigos, principalmente na mídia, e que as crianças têm tido, como nunca na história, acesso a informações relativas à sexualidade, ainda que, muitas vezes, de forma equivocada, estereotipada e até preconceituosa.
METODOLOGIA:
Este estudo assume os princípios da abordagem qualitativa e tem o caráter de uma pesquisa exploratória. Para atingir os objetivos propostos, a pesquisa envolve os seguintes procedimentos metodológicos: um estudo bibliográfico sobre as teorizações mais significativas acerca da temática para a fundamentação da construção e interpretação dos dados empíricos coletados através de entrevistas semi-estruturadas junto a professores atuantes na Educação Infantil na rede pública e privada da Grande Natal/RN.
RESULTADOS:
A partir de sistematizações teóricas compreendemos que a sexualidade é uma prática humana, cuja construção é histórica, está em permanente transformação. Nesse sentido, tanto abordagens históricas como a de Foucault (1985) quanto psicanalíticas, como de S. Freud, podem contribuir para compreender as manifestações infantis relativas à sexualidade, o que envolve curiosidades, tanto sobre o próprio corpo e o corpo dos outros, sobre sua origem, bem como sobre a origem de todas as coisas. A partir desses conhecimentos, estabelecemos relações com as idéias e práticas docentes, buscando problematizá-las e refleti-las. No entanto, a análise dos resultados alcançados através de entrevistas aponta que, ainda nos dias atuais, as questões relativas à sexualidade são cercadas de desconhecimento, incômodos, silêncios, equívocos por parte dos professores da Educação Infantil.
CONCLUSÃO:
Por meio das teorizações acerca da sexualidade, compreendemos que os resultados práticos apontam para uma real necessidade dos Cursos de formação inicial buscarem instrumentalizar melhor seus educandos para o enfrentamento das situações vividas na prática pedagógica, visto que, de modo geral,o que percebemos é que no cotidiano das creches e pré-escolas a maioria dos profissionais entrevistados mostraram-se despreparados para intervir de modo adequado às necessidades das crianças. Sendo comuns, nas instituições de educação infantil, relatos de sentimentos de incômodos, bem como de atitudes de repressão frente às ações das crianças quando envolvem esses conteúdos. Tais sentimentos e atitudes são representativos de uma não compreensão de seu verdadeiro significado no desenvolvimento das crianças.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Sexualidade, Criança , Concepções e práticas docentes.