62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
Webquest: POSSIBILIDADE DE USO PEDAGÓGICO PARA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA DE ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Jaiza helena Moisés Fernandes 1
Raimunda Olímpia de Aguiar Gomes 2
1. Prefeitura Municipal de Fortaleza/ SME - CE
2. Profª Ms./Orientadora - Especialização em Mídias Avançada - UFC Virtual
INTRODUÇÃO:
O baixo nível de letramento dos jovens da educação básica compromete sua cidadania em função da sociedade contemporânea ser perpassada por informações com o uso de signos. Para Resende (2004) essa cultura de fracasso está enraizada na escola. Uma alternativa para superação desse problema advém do uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação (TICs), por meio das webquests que permitem o uso educativo da internet. Como professora do laboratório de informática educativa identificou-se que a ferramenta é desconhecida dos professores, o que remete a necessidade de formação dos mesmos. Assim, como aluna do curso de especialização, a pesquisadora sentiu-se instigada a realizar a formação dos professores para o uso da webquest como recurso para o ensino da leitura e escrita. Surgiu, então, o presente trabalho cujo objetivo geral foi compreender como a webquest pode contribuir no ensino da leitura e escrita de alunos do 4º Ano do ensino fundamental, desdobrou-se nos objetivos específicos: identificar atividades que podem ser desenvolvidas com a webquest e avaliar a webquest como recurso pedagógico. A relevância desse trabalho justifica-se no uso da webquest ter proporcionado aos alunos aprendizagens não conseguidas com outros recursos pedagógicos.
METODOLOGIA:
Optou-se para essa pesquisa uma abordagem qualitativa e o método do estudo de caso. O lócus da investigação foi uma escola da rede municipal de ensino de Fortaleza, Ceará. Foram selecionados como sujeitos da investigação 26 alunos de um 4º Ano, cujos critérios de seleção foram: baixa assiduidade, baixo rendimento escolar e indisciplina dos alunos. Como técnicas para a coleta de dados usou-se questionários, diário de campo, atividades diagnósticas e avaliativas e grupo focal. A pesquisa bibliográfica do estudo foi fundamentada em Vygotsky (1998), Papert (1994) e Bernie Dodge (1995). Para o trabalho de campo foram realizadas oficinas com a aplicação da webquest: "Lendo e escrevendo no mundo fabuloso das fábulas". Essa webquest trabalhou com os alunos o gênero fábula em exercícios de autoria para a proficiência da leitura e escrita e valores para a construção de aprendizagens significativas indispensáveis à formação de cidadãos éticos e autônomos. Essas oficinas ocorreram em 09 encontros, perfazendo um total de 30h/a, com atividades no Laboratório de Informática e sala de aula convencional. As atividades envolveram pesquisa em sites, oficinas com as mídias trabalhadas, a autoria dos alunos, interação e socialização das produções no Laboratório e num blog.
RESULTADOS:
A partir da análise da atividade diagnóstica foi possível identificar que os alunos preferiam mídias como TV, vídeo e internet em detrimento do livro usado na escola. Os 26 alunos e a professora informaram não conhecer webquests. Vinte alunos disseram que não conheciam fábulas, seis identificaram suas características. Há medida que as atividades ocorreram foi possível identificar a interação entre os alunos para superar os desafios propostos na webquest. Verificou-se que o uso da internet, a autoria e a mediação (professor - alunos - recurso) foram determinantes para os alunos avançarem na aprendizagem. Após aplicação da webquest, foi aplicado um questionário com questões semi-estruturadas, que por razões variadas e não analisadas, somente com 19 alunos. Esse questionário revelou que 18 alunos identificaram o que era fábula, 10 alunos, além de identificaram, reconheceram suas características. Treze alunos conseguiram produzir fábulas. Dos 18 alunos avaliadores da webquest, pois um preferiu não avaliar, 08 alunos atribuíram nota 8 e 10 alunos atribuíram nota 10, em uma escala de 0 a 10. A professora participante da pesquisa atribuiu 10 e considerou a metodologia interessante e motivadora. Esses resultados permitiram identificar a webquest como um bom recurso no ensino de fábula.
CONCLUSÃO:
A investigação permitiu concluir que a webquest pode contribuir no ensino da leitura e escrita de alunos do 4º ano do ensino fundamental, justificados na aprendizagem adquirida pelos alunos que, após o uso dessa ferramenta, identificaram a fábula e realizaram produção textual. Verificou-se também que por meio da webquest podem ser desenvolvidas diversas atividades como pesquisa, leitura e produção textual. O ensino com esse recurso acontece sempre de forma desafiadora, o que instiga os alunos a se agruparem promovendo a interação do grupo. Ao avaliar a webquest como recurso pedagógico para o estudo de fábulas, concluiu-se a partir dos alunos e da professora que essa ferramenta pode ser considerada uma alternativa interessante como recurso pedagógico nas ações docentes. Ao longo da investigação foi possível concluir que a atividade motivou os alunos a se envolverem e exercitarem a autoria, necessária a construção do conhecimento e ao exercício da autonomia, comprovando a eficácia da metodologia webquest no processo ensino-aprendizagem. Essa investigação trouxe à pesquisadora a certeza de que as TICs podem representar uma aliada na superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos. Para tanto, se torna necessário políticas de formação de professores para essa prática docente.
Instituição de Fomento: Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo
Palavras-chave: Webquest, Recurso pedagógico, Aprendizagem da leitura e escrita.