62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 3. Psicologia Clínica
GRUPO TERAPÊUTICO PARA O MANEJO DA ANSIEDADE NO VESTIBULAR
Mayara Wenice Alves de Medeiros 1
Luília Suelly Cruz Menezes 2
Paula de Moura Estevão Peroba 3
Diego Silveira Sousa 4
Neuciane Gomes da Silva 5
Neuza Cristina dos Santos Perez 6
1. Depto. de Psicologia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Depto. de Psicologia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
3. Depto. de Psicologia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
4. Mestrando em Psicobiologia - Depto. de Fisiologia - UFRN
5. Profa. Dra./Coordenadora do Projeto - Depto. de Psicologia - UFRN
6. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Psicologia - UFRN
INTRODUÇÃO:
A ansiedade é uma resposta biológica do ser humano frente a situações ameaçadoras, mas dependendo da sua freqüência e intensidade pode afetar o funcionamento biopsicossocial da pessoa. Em situações estressantes como a do vestibular em que a aprovação é imprescindível para o ingresso nas universidades públicas, observa-se um alto nível de ansiedade nos candidatos. Ansiedade esta que pode comprometer o desempenho dos candidatos tanto na etapa de preparação como no dia das provas. Tendo-se em conta o alto nível de ansiedade em vestibulandos foi aprovado junto à Pró-reitoria de Extensão - UFRN a criação de um grupo psicoterápico cognitivo-comportamental para atendê-los. Essa abordagem se encontra entre os métodos mais eficazes de tratamento para o manejo da ansiedade. Trata-se de um trabalho em grupo de cunho psicoeducativo em que os vestibulandos têm a oportunidade de aprender os mecanismos implicados no aparecimento da ansiedade e estratégias eficazes para combatê-la durante a preparação e no dia do vestibular. Assim sendo, o objetivo desse trabalho é analisar o resultado do grupo psicoterápico cognitivo-comportamental "ansiedade no vestibular" criado para os vestibulandos da UFRN no ano de 2009.
METODOLOGIA:
O grupo psicoterápico cognitivo-comportamental destinado a trabalhar a "ansiedade no vestibular" faz parte do projeto de extensão "Terapia em Grupo na Abordagem Cognitivo-Comportamental" desenvolvido durante o ano de 2009. Quinze vestibulandos foram avaliados por meio de uma entrevista clínica no processo de triagem realizado junto ao Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA) da UFRN. Todos os inscritos cumpriram o critério diagnóstico para participar do grupo terapêutico. Não obstante, devido a questões de horário, apenas cinco puderam participar do atendimento, um homem e quatro mulheres. A psicoterapia em grupo se deu de forma estruturada em 12 sessões com duração de aproximadamente 2 horas cada, sendo facilitada por um terapeuta e co-terapeuta. As técnicas e procedimentos utilizados durante as sessões buscaram abarcar três grandes dimensões: comportamental, cognitiva e fisiológica. Técnicas comportamentais foram empregadas na organização dos horários de estudo visando favorecer o processo de assimilação dos conteúdos estudados e a qualidade de vida dos vestibulandos. Também foi foco de atenção a identificação e questionamento de pensamentos automáticos disfuncionais visando à reestruturação cognitiva. Foram trabalhadas ainda técnicas de relaxamento muscular progressivo.
RESULTADOS:
Durante os atendimentos os vestibulandos aprenderam a identificar e a evitar os fatores desencadeantes da ansiedade durante o período de preparação para o vestibular. Os participantes aprenderam ainda acerca dos mecanismos implicados no aparecimento dos sintomas fisiológicos da ansiedade e como combatê-los antes que se intensificassem, tendo em conta que até certo nível a ansiedade pode contribuir ao bom desempenho, por os deixarem em estado de alerta e vigilância, mas que pode se tornar prejudicial quando se dá de forma intensa. Também foi trabalhada a importância dos cuidados relativos ao descanso, alimentação, lazer e qualidade de vida na rotina de estudos. Apesar das dificuldades em estruturar uma rotina de estudo favorável ao aprendizado, os vestibulandos conseguiram estabelecer estratégias de enfrentamento, ir realizando os ajustes necessários a partir da troca de experiências e das discussões proporcionadas pelo trabalho em grupo e pela aprendizagem social. Além das modificações comportamentais, foram observadas mudanças cognitivas através da fala dos vestibulandos, os quais demonstraram pensamentos mais realistas e positivos.
CONCLUSÃO:
O grupo mostrou-se eficaz na sua proposta, contribuindo a uma diminuição perceptível no nível de ansiedade dos vestibulandos, o que pode ser notado nas falas dos mesmos e na adoção de estratégias que eram sugeridas e discutidas dentro do próprio grupo, com o intuito do manejo da ansiedade durante a preparação e na hora do vestibular. Percebeu-se que os comportamentos muitas vezes inadequados desses vestibulandos estavam associados aos pensamentos automáticos e disfuncionais que eles tinham acerca de si mesmos e da situação estressora que representa o vestibular. Além disso, notou-se que os pensamentos dos vestibulandos mais ansiosos, como os que compuseram o grupo, estão rodeados de idéias como: "eu não sou capaz", "a concorrência é alta para mim", "eu preciso passar dessa vez", entre outras, que ressaltam a hipervalorização do fracasso ou do sucesso, intensificando as sensações de ansiedade. O fato da terapia ter sido em grupo também favoreceu bons resultados pela identificação dos componentes e pela ajuda mútua na busca de estratégias para o enfrentamento da situação.
Palavras-chave: Terapia em Grupo, Ansiedade, Vestibular.