62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 3. Psicologia Clínica
SINTOMATOLOGIA DO TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR ABAIXO DA MÉDIA EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REGIÃO DE NATAL-RN
Pollyanna Ferreira Santana 1
Alécia Nadja de Mesquita Brito 1
Ariela Moreira dos Santos 1
Eulália Maria Chaves Maia 2
Jéssica Winne Rodrigues de Freitas 1
Neuza Cristina dos Santos Perez 3
1. Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Profa. Dra. - Departamento de Psicologia - UFRN
3. Profa. Dra. / Orientadora - Departamento de Psicologia - UFRN
INTRODUÇÃO:
O Transtorno por Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um dos problemas mais comuns na infância, o qual acarreta prejuízos em múltiplas áreas da vida da criança, desde fracasso escolar até problemas psicológicos e sociais. Apesar de todo o comprometimento que as dificuldades características do TDAH podem causar no desenvolvimento infanto-juvenil, essa nomenclatura vem sendo utilizada de forma indiscriminada no meio escolar, onde as crianças que apresentam alguma dificuldade de comportamento e/ou aprendizagem tendem as ser rotuladas como portadoras desse transtorno. Entretanto, a maioria dessas dificuldades é inerente ao ciclo evolutivo e são superadas de maneira natural. Deste modo, este estudo de cunho preventivo tem sua importância no tocante a desenvolver estratégias que poderão ser utilizadas pelos professores e pais para ajudar estas crianças a superar tais dificuldades, evitando desta forma que se tornem crônicas e causem prejuízos para o desenvolvimento infantil. Diante disto, este estudo se propôs a descrever em população escolar do Ensino Fundamental I, baseando-se na sintomatologia do DSM-IV para o TDAH, qual a prevalência de desempenho escolar abaixo da média, das dificuldades características do TDAH e da co-ocorrência entre eles.
METODOLOGIA:
O presente estudo encontra-se aprovado pelo Comitê de Ética da UFRN e faz parte de uma pesquisa epidemiológica que busca descrever os comportamentos apresentados por crianças matriculadas em escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental I da região de Natal. O desenho é de tipo transversal com amostragem por conveniência, composta por 49 crianças de uma escola privada. Este estudo tomou os cuidadores e os professores como informantes acerca dos comportamentos das crianças. O critério de exclusão utilizado elimina crianças com déficit mental importante e transtorno generalizado do desenvolvimento, assim como aquelas cujos responsáveis não aceitaram participar do estudo. A coleta de dados para verificação dos objetivos ocorreu em três etapas e foram utilizadas as escalas Child Behavior Checklist 6-18 (CBCL 6-18) e Teachers Report Forms (TRF), e um questionário sócio-demográfico. A análise descritiva dos dados foi realizada utilizando-se os programas Assessment Data Manager (ADM) e o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Está prevista a realização de entrevista clínica nas etapas posteriores do estudo.
RESULTADOS:
A amostra em estudo é composta por 49 crianças, das quais 27 (55,1%) são meninos e 22 (44,9%) são meninas, não sendo, portanto, observado desajuste por sexo. Desses 49 escolares, 11 (22,4%) apresentaram dificuldades características do TDAH e 9 (18,3%) apresentaram desempenho escolar abaixo da média, observando-se maior prevalência no sexo masculino (n=6, 54.5% e n=8, 88.9%) que no sexo feminino (n= 5, 45.5% e n= 1, 11.1%) respectivamente. É importante destacar que das 11 crianças que apresentaram sintomatologia TDAH, 3 delas (27.3%) apresentaram também desempenho escolar abaixo da média, sendo 2 meninos e 1 menina. O sexo masculino apresentou maior pontuação para a sintomatologia TDAH, baixo desempenho escolar, assim como na concomitância entre ambos. É importante destacar que a prevalência da sintomatologia TDAH na amostra (n=11; 22,4%) é superior a encontrada na literatura (3 a 5%). Esta discrepância justifica-se pela superestimação dos casos gerada em parte pela aproximação diagnóstica realizada a partir dos informes de cuidadores e professores. Deve-se também a um maior empenho por parte dos professores para que os pais dos alunos que pareciam ter alguma dificuldade escolar participassem da pesquisa, contribuindo assim ao aumento de casos na amostra.
CONCLUSÃO:
Este trabalho evidencia o importante percentual de crianças que apresentam dificuldades características do Transtorno por Déficit de Atenção com Hiperatividade, desempenho acadêmico abaixo da média e a co-ocorrência entre ambos, destacando a necessidade de estudos com população não clínica ao início da idade escolar. Nessa etapa do desenvolvimento infantil tais dificuldades se tornam mais evidentes tanto para pais e professores, devido à exigência de comportamentos condizentes com a realidade escolar. Portanto, faz-se necessário que estas condutas sejam interpretadas como sinais de alerta e tornem-se alvo de pesquisas que contribuam à proposição de estratégias preventivas a fim de evitar que tais comportamentos se tornem crônicos e evoluam a transtornos psicopatológicos. Desta forma, contribui-se para a fundamentação, orientação e direcionamento de técnicas de trabalho interdisciplinar e preventivo não só na área de psicopatologia infantil, mas também de ordem psicossocial.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD)
Palavras-chave: Transtorno por Déficit de Atenção com Hiperatividade, Desempenho escolar, Idade escolar.