62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 5. Genética Vegetal
Análise Citotóxica e Genotóxica do Herbicida Roundap Transorb® Através de Bioensaios com Allium cepa, Liliaceae
José de Souza Filho 1
Rafael Cosme Machado 2
Cristiane Torres de Miranda 3
Simone Maria Teixeira de Sabóia-Morais 1
Cláudio Carlos da Silva 2
1. Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás/UFG
2. Departamento de Biologia, Pontifícia Universidade Católica de Góias/PUC-Goiás
3. Departamento de Tec. Ambiental e Rec. Hídricos, Universidade de Brasíl/UnB
INTRODUÇÃO:
No Brasil o bioma Cerrado é uma região bem peculiar se destacando no universo nacional, pois associa grande biodiversidade, abriga seis das oito grandes bacias hidrográficas do país. A água constitui um dos elementos fundamentais para a sobrevivência dos organismos nos ecossistemas. Se a água estiver contaminada por herbicidas, pode-se considerar que todos os demais componentes bióticos e abióticos do sistema também estarão. Estudos recentes têm apontado em diferentes organismos (peixes, moluscos e anfíbios) que a maioria dos herbicidas utilizados em larga escala no país podem ser tóxicos e/ou genotóxicos. Os bioensaios com vegetais, os quais são consideravelmente mais sensíveis e simples em relação aos bioensaios com animais, demonstraram serem testes eficientes para o monitoramento da genotixicidade de poluentes ambientais. Nesse cenário, torna-se fundamental o conhecimento sobre a toxicidade e a genotoxicidade dos herbicidas utilizados nas culturas brasileiras, permitindo valores e percentuais mais seguros para sua utilização. Por ser muito utilizado na agricultura, e principalmente no bioma Cerrado o presente estudo utilizou o herbicida Roundup Transorb® para avaliar através dos bioensaios com cebola (Allium cepa) a toxicidade e a genotoxicidade dessa formulação comercial.
METODOLOGIA:
Foram utilizados bulbos de A. cepa obtidos no comércio local. O teste feito em triplicata totalizando 30 bulbos colocados em 30 beckers de 50 ml. Para o teste foi feito o cálculo do índice mitótico, análise genotóxica e morfológicas das raízes, para obtenção de dados mais abrangentes e seguros. Os bulbos foram colocados em água destilada durante 24 horas a temperatura ambiente, para estimular o desenvolvimento do meristema radicular. Após este período, os bulbos foram colocados nas soluções-teste por um período de 96 horas. As concentrações foram obtidas apartir da CL50 (5,65µl/L) investigada e determinada através de exposição aguda realizada no modelo biológico preditivo Poecilia reticulata. As exposições dos bulbos foram nas seguintes concentrações do herbicida R. Transorb®: 25, 50, 75 e 100% da CL50. O teste estatístico utilizado foi ANOVA. Para a preparação das lâminas, as raízes foram retiradas do etanol 70%, lavadas em água destilada, submetidas à hidrólise ácida com HCl 1N durante 15 minutos a  temperatura ambiente, lavadas novamente em água destilada, coradas durante 10 minutos em orceína-acética 2%, foram preparadas duas lâminas de citologia contendo uma raiz cada, e posteriormente foram esmagadas manualmente e analisadas em microscopia ótica (40x).
RESULTADOS:
Os bioensaios com o R. Transorb®, utilizando as concentrações de 25, 50, 75 e 100% da CL50 (5,65µl/L) houve inibição significativa do crescimento das raízes. A taxa de crescimento radicular dos bulbos expostos ao herbicida foi entre 27% e 47%, ficando abaixo do valor observado no controle. O número de células que apresentavam divisões celulares nas fases de prófase e telófases ficou abaixo do esperado. Considerando a análise de anormalidades da metáfase-anáfase, o número total de anormalidades foi significativamente mais elevado nas maiores concentrações. Todas as concentrações apresentaram maior número de fragmentos cromossômicos. Com o aumento da concentração do herbicida, o valor do índice mitótico foi continuamente reduzido, sendo o maior efeito depressivo verificado na concentração de 5,65 µl/L, em que o índice mitótico não atingiu mais do que 75% comparado ao controle. Comparando-se as frequências das diferentes fases da mitose dentro de cada tratamento, notaram-se maior frequência de prófase e menor frequência das outras fases subsequentes. Essa interferência na divisão celular causada pela ação do herbicida com acentuado efeito sobre a morfologia do sistema radicular provavelmente representa um dos mecanismos de ação do herbicida sobre o desenvolvimento das raízes.
CONCLUSÃO:

Os bioensaios com A. cepa revelaram que o herbicida R. Transorb® é significamente citotóxico e genotóxico, nas maiores concentrações testadas (4,24 e 5,65µl/L) em comparação ao controle. Pelos resultados deste estudo verificou-se que nas concentrações maiores do que 2,83µl/L houve inibição no desenvolvimento das raízes de A. cepa, sugerindo provavelmente que a inibição da divisão celular e as alterações cromossômicas crescentes sejam mecanismos de ação do herbicida sobre as raízes.

Instituição de Fomento: de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Fundação de Apoio à Pesquisa - FUNAPE/UFG
Palavras-chave: Allium cepa, Roundup Transorb, Alterações cromossômicas.