62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O TRABALHO INTERDISCIPLINAR: UM NOVO CONCEITO NA VIDA ACADÊMICA
Camilla Ribeiro Nogueira 1
Ana Levinda Rodrigues Leite 1
Fernanda Silva Souza 1
Juliene Corrêa da Silva 1
Marilene Guimarães 2
Maria Alice Abranches 2
1. Graduanda /Nutrição Faculdade de Minas - FAMINAS
2. Profa. Msc. /Orientadora Faculdade de Minas - FAMINAS
INTRODUÇÃO:
A Interdisciplinaridade é definida como um processo de integrações recíprocas entre várias disciplinas e campos de conhecimento, que é capaz de romper as estruturas de cada uma delas para alcançar uma visão unitária e comum do saber, trabalhando sempre em parceria. Em uma instituição de nível superior da cidade de Muriaé - MG aos alunos do curso de nutrição aplica-se semestralmente o chamado trabalho interdisciplinar, com o objetivo de mostrar ao aluno a importância do raciocínio científico baseado na interdisciplinaridade, para compreensão e consequente resolução de situações complexas que poderão ser vivenciadas enquanto profissionais, e envolver a construção do saber através da articulação dos conteúdos das disciplinas do período em questão. Porém, a metodologia do trabalho interdisciplinar ainda não está completamente desenvolvida. A partir desta constatação surgiu o interesse de se realizar a presente pesquisa entre os acadêmicos do curso de nutrição, que já realiza o trabalho, para obter-se o feedback da presente proposta, analisando a percepção dos discentes sobre sua a importância, bem como verificar se há compreensão entre os alunos quanto a sua relevância.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi do tipo não experimental com finalidade exploratória. Para tal estudo, a princípio aplicou-se o "Teste Piloto", contendo questões relacionadas ao tema interdisciplinaridade e ao Trabalho Interdisciplinar do curso de Nutrição na Faculdade de Minas - FAMINAS, a alunos do terceiro, quinto e sétimo períodos, num total de 10 alunos. As respostas foram utilizadas para melhor elaboração do formulário final e consequentemente maior aproveitamento do trabalho sugerido. Após essa etapa, foram entrevistados 64 acadêmicos, totalizando 100% da amostragem. As questões abordaram o entendimento dos acadêmicos sobre o que é a interdisciplinaridade, a relevância acadêmica e profissional do trabalho, a questão do tempo disponibilizado pelo corpo docente para auxílio aos discentes; se satisfatório ou não, caso não, a que atribuem tal insatisfação; e, por último, sobre as dificuldades em realizar o trabalho e sua auto-avaliação no desenvolver do mesmo.
RESULTADOS:
Dos 64 entrevistados, 39% representavam o 3° período, 27% o 5° e 34% o 7° período. Quando questionados sobre o que é a interdisciplinaridade a maioria, 69% compreendem e sabem do que se trata. 97% consideram que realizar o trabalho interdisciplinar é importante porque possibilita o melhor e maior entendimento das disciplinas. Quando questionados se consideram o auxílio do corpo docente satisfatório, 52% responderam que não, argumentando ser tempo insuficiente para o esclarecimento de dúvidas. 36% relataram que a maior dificuldade encontrada para a construção é a união das diversas disciplinas em um único tema, mas afirmam ser este o diferencial que leva o acadêmico à busca do raciocínio lógico. Em relação à auto-avaliação, foram questionados se consideravam a sua participação no desenvolvimento do trabalho dentro das seguintes categorias: Regular, Bom, Muito bom e Ótimo. Nesse contexto, 1% dos questionados enquadraram-se em ótimo, 34% muito bom e 45 % bom.
CONCLUSÃO:
O trabalho interdisciplinar é de suma importância na vida do acadêmico, pois o conduz a estudar um tema em que é possível serem trabalhadas diversas disciplinas e possibilita seu amadurecimento tanto na teoria quanto no evidenciamento dos fatos na prática. Contudo, são necessárias maiores discussões sobre o tema a fim de estabelecer uma metodologia concreta para o desenvolvimento do trabalho como também o auxílio constante e presente do corpo docente para a realização do mesmo.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Nutrição, Graduação.