62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia
ATIVIDADE ANTIINFLAMATÓRIA DO EXTRATO SECO DE Phyllanthus niruri L. EM MODELOS DE EDEMA DE PATA E PERITONITE EM CAMUNDONGOS.
Ibson Lucas de Lyra 1
Lara Beatriz Damascena dos Passos 3
Daniel Luiz de Medeiros 4
Aurigena Antunes de Araújo 5
Luiz Alberto Lira Soares 2
Gerlane Coelho Bernardo Guerra 6
1. Depto. de Biofísica e farmacologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
2. Departamento de Farmácia - UFRN
3. Depto. de Biofísica e farmacologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
4. Depto. de Biofísica e farmacologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
5. Depto. de Biofísica e farmacologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
6. Prof.ª Dra. /Orientadora Depto. de Biofísica e Farmacologia-UFRN
INTRODUÇÃO:

O Brasil é um dos países que utiliza amplamente as plantas territoriais para uso medicinal, porém na maioria das vezes, não se dispõe de pesquisas que comprovem a sua eficácia. O Phillanthus niruri L., popularmente conhecida como quebra-pedra, é uma planta de pequeno porte distribuída por toda região tropical e subtropical de vários países, inclusive no nordeste brasileiro. É usada na medicina popular para o tratamento de várias doenças. Entretanto uma possível atividade antiinflamatória desta espécie ainda não foi documentada. O processo inflamatório é composto por basicamente duas fases: uma etapa onde forma-se o edema inflamatório e outra onde há migração de células de defesa em direção ao sítio inflamatório. O Estudo partiu do conhecimento de que o extrato dessa planta é rico em compostos fenólicos e que estes poderiam participar atuando na inibição de enzimas envolvidas na cascata formadora de mediadores da inflamação e, portanto, inibindo o processo inflamatório agudo. Logo, o presente estudo objetivou avaliar uma provável atividade antiinflamatória do extrato seco do P. niruri sobre essas fases, por meio de modelos de inflamação in vivo, edema de pata induzida por carragenina e migração leucocitária induzida por tioglicolato.

METODOLOGIA:

 As folhas do Phyllanthus niruri foram secas, trituradas para a obtenção de um extrato aquoso que posteriormente foi seco em Spray dry. Para avaliação de sua propriedade antiinflamatória, utilizaram-se dois modelos experimentais: edema de pata e migração leucocitária. Nos experimentos utilizaram-se camundongos Swiss com peso entre 25-30g obtidos do Biotério do Departamento de Biofísica e Farmacologia da UFRN. No modelo de edema de pata induzida por carragenina 2%, os animais foram divididos nos seguintes grupos (n=5): controle positivo, controle negativo, Diclofenaco 100mg/kg, Dexametasona 0,5mg/kg, P. niruri 50, 100, 200, 800, 1600mg/kg. Foi induzido um processo inflamatório agudo na pata traseira direita com uma solução de carragenina 2%. Os animais foram eutanasiados com Tiopental e tiveram suas patas amputadas e pesadas em uma balança analítica, a diferença entre o peso da pata direita e esquerda indica o grau de edema. Com a finalidade de avaliar a influência do extrato na migração leucocitária, os animais foram divididos nos seguintes grupos (n=5): controle positivo, controle negativo, Phillanthus niruri 100, 200, 400mg/kg. Tioglicolato 3% foi injetado na cavidade intraperitoneal dos animais e, depois de 4 horas, os leucócitos peritoneais foram coletados e contados.

 

 

RESULTADOS:

Os resultados estão apresentados como média ± DP. Foi utilizado o teste 't' Student para comparação entre o grupo controle positivo e demais grupos, com nível de significância de p<0,05. A atividade anti-edematogênica do extrato de P. niruri observou-se que o pré-tratamento nas doses de 100, 200, 800 e 1600mg/kg provocou uma significativa redução no edema (p<0,01) quando comparado com os animais do grupo controle positivo. No modelo da migração leucocitária observou-se que o pré-tratamento com o Diclofenaco (100mg/kg) e Dexametasona (0,5 mg/kg) e o extrato do P. niruri nas doses de 100 e 400, mg/kg mostrou uma significativa redução no número de leucócitos que migraram para o local da inflamação quando comparados com os animais do grupo controle positivo (p<0,01). Vários extratos ricos em compostos fenólicos apresentaram atividade antiinflamatória nos modelos citados. Desta forma, a atividade apresentada pelo extrato parece relacionar-se à presença de flavonóides, estes apresentam vários efeitos farmacológicos descritos na literatura, tendo sido proposto que o efeito antiinflamatório dos flavonóides poderia estar relacionado à sua capacidade de modificar o metabolismo do ácido araquidônico, ao bloquear a atividade enzimática da fosfolipase A2, ciclooxigenase e lipooxigenase.

CONCLUSÃO:

Os resultados obtidos no presente estudo indicam que extrato do Phyllanthus niruri nas doses de 100, 200, 800 e 1600 mg/kg apresenta uma atividade na fase vascular do processo inflamatório, reduzindo o edema induzido pela carragenina. 

Em relação à migração leucocitária o extrato do Phyllanthus niruri nas doses de 100 e 400mg/kg mostrou-se capaz de reduzir a migração destas células para o sítio inflamatório.

 

Instituição de Fomento: PROPESQ e REUNI - UFRN
Palavras-chave: Phyllanthus niruri, Edema de pata, Peritonite.