62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
OFFICINAS - INCENTIVO AO USO DO BrOffice.org - SOFTWARE LIVRE.
Daniel Luiz Sebben 1
Danilo de Barros Herrera 1
Gustavo Lambert 1
André Bittencourt Leal 2, 1
1. Grupo PET Engenharia Elétrica, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
2. Prof. Dr./Orientador - Depto de Engenharia Elétrica - UDESC
INTRODUÇÃO:
É conhecida a burocracia do sistema público e sua lentidão pode ser resultado desse fator. Assim, principalmente quem depende do sistema público de educação fica a mercê do mesmo. Uma solução para esse problema é o uso da informática, que pode ser através de simples planilhas eletrônicas ou de editores de texto/apresentação. Através de ações precedentes foi identificado que os servidores públicos dessa Secretaria possuíam os equipamentos necessários de informática, mas lhes faltava capacitação para usarem os recursos disponíveis de modo adequado e eficiente. Principalmente, pelo fato de existir um receio dos usuários em geral dos chamados "softwares livres". Logo, os integrantes do Grupo PET Engenharia Elétrica da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), repassaram conhecimentos de uso prático para servidores públicos da Secretaria de Educação de Joinville/SC. Além da capacitação é importante incentivar os participantes a se tornarem elementos multiplicadores, passando de aprendizes a mestres de um conhecimento simples que irá auxiliar familiares, colegas de trabalho ou amigos de forma significativa.
METODOLOGIA:
Não foi necessário estudo prévio, pois os ministrantes já possuíam conhecimento nas suítes BrOffice.org. Entretanto, como não possuíam nenhum conhecimento de didática, foi escolhida a abordagem cognitivista, que se utiliza de problemas para o repasse de informações. Os problemas utilizados em sala de aula foram criados utilizando-se de uma enquete perante aos futuros participantes, questionando suas dificuldades e o nível de conhecimento dos softwares BrOffice.org, também se questionou o coordenador desses profissionais para conhecer seus desafios diários. Foi preparado material didático para seguintes cursos: Editor de Texto (Writer), Editor de Planilhas (Calc) e Editor de Apresentações (Impress). Além desses cursos reservou-se um horário para o tema Internet. Os cursos foram realizados no pólo de ensino à distância da UFSC, localizado no Palacete Niemayer em Joinville. Local escolhido pela Secretaria de Educação de Joinville. Os cursos foram realizados durante quatro dias, de segunda a quinta-feira, das 14:00 às 18:00 horas com uma carga horária total de 16 horas. Onde cada participante dispunha de um computador. No término das atividades foi passado um questionário de avaliação dos cursos, da proposta e sobre o que eles tinham interesse em aprender.
RESULTADOS:
Foram realizadas duas semanas de curso abrangendo um total de vinte e seis pessoas. A faixa etária dos participantes foi de 30 a 60 anos, sendo em sua grande maioria mulheres. Após os cursos segundo relatos dos participantes as atividades exaustivas como o fechamento de atividades ou ofícios agora podem ser redigidos mais rapidamente, ainda as apresentações ficarão mais claras e interessantes com o auxilio de slides. No horário reservado para o tema Internet se tornou um momento mais descontraído que motivou os participantes a exporem suas dúvidas. Quanto à didática, a abordagem cognitivista possibilitou que mesmo com pouco conhecimento em didática os responsáveis pelos minicursos fossem capazes de criar situações que aprimorassem o aprendizado. Todas essas eram situações do dia-a-dia dos profissionais. Para que fosse divulgado o conhecimento entre colegas de trabalho e familiares distribuíram-se: * CD's contendo o BrOffice 3.0 e um tutorial de instalação para evitar problemas ao instalar o software em seus computadores pessoais ou nos computadores de familiares. * Material didático, primeiramente virtual e posteriormente impresso, para evitar a perda do conhecimento aprendido em sala de aula. E também servir de fonte de acesso rápido.
CONCLUSÃO:
De acordo com a proposta foram repassadas as ferramentas propostas e com base nos resultados da avaliação pós-cursos sabemos que: 96% dos participantes pretendem utilizar as ferramentas aprendidas no seu trabalho, 57% considera indispensável o uso do editor de texto, 80% consideram a Internet como uma ótima fonte de pesquisa e 83% consideraram que a explanação das ferramentas não deixou nada a desejar. Concluímos que esses dados significam: 1. Existem atualmente ainda muitos servidores públicos com pouco ou quase nenhum conhecimento em informática e isso pode reduzir seu desempenho no trabalho. Esse pode ser um fator na lentidão da maioria dos processos públicos. 2. A Internet se consagrou mesmo entre pessoas com uma faixa etária acima dos trinta anos. 3. A abordagem cognitivista cumpriu, muito bem, seu papel. Auxiliando na explanação de muitos assuntos e reduzindo a carga horária.
Instituição de Fomento: Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Ministério da Educação - MEC, PET - Programa de Educação Tutorial
Palavras-chave: Software Livre , Informática, Programa de Educação Tutorial.