62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 2. Inspeção de Produtos de Origem Animal
DETECÇÃO DE CONSERVANTES, NEUTRALIZANTES E RECONSTITUINTES DE DENSIDADE EM LEITES UHT COMERCIALIZADOS EM CUIABÁ-MT
Priscila Ferreira dos Santos 1, 2
Carolina Balbino Garcia dos Santos 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso / IFMT
2. Acadêmica Téc. em Alimentos
INTRODUÇÃO:

O leite é um dos mais completos alimentos in natura devido a sua composição nutricional e alto valor biológico. O consumo de leite recomendado pela OMS é de 175 l por habitante por ano, porém o Brasil e Mato Grosso apresentam atualmente um consumo médio de 127,4 e 80 l/hab./ano, respectivamente. Apesar de estar abaixo do recomendável, o Brasil vem apresentando um aumento de 72 l/hab./ano em 2000 para 81,3 em 2008. O maior responsável por esse índice é o leite UHT que em 2008 representou 76% do leite fluido de consumo. As políticas públicas não colaboram com este crescimento, o setor sofre com lucratividade e nível tecnológico baixos, alto custo de produção, ações protecionistas, aliados a uma fiscalização ineficiente e ao consumidor que exige preços baixos e não diferencia a qualidade do produto final. Tais fatores promovem as fraudes. As mais encontradas são adição de conservantes como formol, água oxigenada, cloro e hipocloritos e adição de água ou soro de queijo com cloreto de sódio, açúcar ou amido que restauram valores de densidade de leite normal. Esta pesquisa tem como objetivo detectar conservadores e reconstituintes de densidade em diversas marcas de leite UHT comercializados em Cuiabá-MT, a fim de saber se a população está consumindo leite de qualidade assegurada.

METODOLOGIA:

Foram selecionadas quatro diferentes marcas de leite UHT em embalagens Treta Pack de 1L, em seguida foram coletados quatro lotes diferentes de cada marca no período entre os dias 1 e 12 de março de 2010, totalizando 16 amostras. As coletas aconteceram em supermercados e padarias localizados em vários pontos da cidade de Cuiabá - MT e posteriormente enviadas para o Laboratório de Bromatologia do IFMT Campus Cuiabá Bela Vista, onde foram submetidas às análises químicas qualitativas para detecção de formaldeído, água oxigenada, cloro e hipocloritos, alcalinos, sacarose, amido e cloretos, além de análise de pH através do potenciômetro e densidade com a utilização do termolactodensímetro, conforme descritos nos Métodos analíticos oficiais para controle de produtos de origem animal e seus ingredientes. II - Métodos físicos e químicos do Ministério da Agricultura.

RESULTADOS:

Todas as amostras de leite analisadas apresentaram presença de substâncias reconstituintes de densidade, das quais 25% delas continham sacarose e os outros 75% continham cloreto de sódio, significando que houve adição de água ou soro de queijo. Apenas uma amostra acusou a presença de Bicarbonato de Sódio (substância alcalina), indicando que o leite processado poderia estar com pH abaixo do normal devido à fermentação láctea. Portanto, houve a aplicação de substância neutralizante para o reaproveitamento industrial deste lote. Nenhuma amostra indicou presença de substâncias conservantes como formaldeído, água oxigenada, cloro ou hipocloritos. Os valores de pH e da densidade de todas as amostras apresentaram-se dentro dos padrões estabelecidos pelo Regulamento de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal, entretanto, as densidades de todas as amostras estão "mascaradas" devido à presença de sacarose e cloreto de sódio.

CONCLUSÃO:

A adulteração por adição de líquidos, sendo ela por água ou soro de queijo, realizada em todas as amostras não apresenta riscos à saúde da população, porém representa crime econômico, pois estão sendo oferecidos produtos de menor valor nutricional sem que o consumidor saiba desta alteração na composição. A adição de substâncias alcalinas encontrada em apenas um lote, mesmo em baixas concentrações, pode provocar em organismos mais sensíveis como o de pessoas com baixa imunidade, crianças e idosos, alguns danos leves como vômitos, mal-estar, e pequenas diarreias. Logo, há a necessidade do reforço da fiscalização do órgão competente nas empresas industrializadoras de leite UHT que fornecem ao mercado da cidade de Cuiabá - MT. Esta pesquisa deve ser uma prática freqüente na Instituição, pois estimula os estudantes do Curso Técnico em Alimentos à aprendizagem sobre os conceitos fundamentais, propriedades físico-químicas e nutricionais do leite, as metodologias de análises usualmente praticadas na inspeção de produtos de origem animal, a importância da fiscalização destes produtos e os impactos que as fraudes podem causar, tanto na saúde da população como economicamente.

Palavras-chave: leite, UHT, fraudes.