62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
ESTÉTICA OU SAÚDE: VISÃO DOS PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM ACADEMIAS.
Pedro Cesar Pereira de Almeida 1
Jucelino Alves de Azevedo 1
Rennan Siqueira de Lima 1
Walderban Alves de Alencar 1
Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino 2, 1
1. UEPB
2. Profa. MSc./Orientadora
INTRODUÇÃO:
A saúde e a estética são almejadas ao longo de toda a vida humana em ambos os gêneros. Algumas pessoas buscam mais a saúde, outras, mais estética e há aqueles que buscam certo equilíbrio entre elas. Para o modelo "ditado" pela moda, homens e mulheres experimentam de tudo. Horas e horas na academia na ânsia de resultados rápidos, muitas vezes passando por cima das orientações dos professores, e deixando a saúde em segundo plano. A partir disso se fez necessário pesquisar a opinião dos praticantes de exercícios físicos em academia, se o fato deles entrarem na academia vai estar relacionado à saúde ou à estética. A pesquisa se justifica pelo interesse de se conhecer o objetivo pelo qual leva uma determinada pessoa a praticar exercícios físicos em academias.
METODOLOGIA:
O presente estudo trata de uma pesquisa de campo descritiva, com abordagem quantitativa. A população escolhida foi praticante de musculação das academias KORPUS (Centro) e KORPUS (Prata), da cidade de Campina Grande - PB, recolhendo uma amostra aleatória de 60 pessoas de ambos os gêneros, sendo 35 masculino e 25 feminino, na faixa etária entre dezoito e sessenta anos, para coleta de dados aplicou-se um questionário.
RESULTADOS:
Constatou-se que 68,3% dos praticantes de musculação, priorizam a saúde (onde 61% são homens e 39% são mulheres) e 31,7% visam estética, (onde 47% são mulheres e 53% são homens). Observou-se que entre a faixa etária de 18 a 30 anos, 57% priorizam a saúde e 43% estética, já entre 30 e 45 anos predominou a saúde com 87% e entre 45 e 60 anos com 88% predominou a saúde. Foi observado também que 43,3% dão ênfase ao condicionamento físico, 26,7% pretendem emagrecer; 15 % procuram performance, 15% hipertrofia.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que 31,7% da amostra, buscam estética e a grande maioria, ou seja, 68,3% dos praticantes de exercícios físicos de musculação da academia lócus da pesquisa, buscam em primeira instância a saúde. Observou-se a divergência de opiniões entre os gêneros como também as opiniões de acordo com a faixa etária.
Palavras-chave: Saúde, Estética, Academia.