62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ELEMENTOS PARA (RE)PENSAR O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SOBRAL-CEARÁ: A VOZ DOS PROFESSORES
Suzana Mendes da Silva 1, 2
Eveline Andrade Ferreira 3
1. Centro de Ciências da Educação, Universidade Estadual do Vale do Acaraú-UVA
2. Professora da Rede Municipal de Ensino de Sobral-Ceará
3. Profa. Me/ Orientadora - Universidade Vale do Acaraú- UVA/ Faculdades INTA
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO O presente trabalho insere-se nas discussões acerca das práticas do ensino das Ciências Naturais nas séries iniciais do Ensino Fundamental, considerando sua relevância para o desenvolvimento do pensamento científico desde a infância e seus efeitos no desempenho da prática social cotidiana dos estudantes. Buscou-se analisar a concepção de professores das séries iniciais do ensino fundamental de Sobral sobre as práticas e a formação para o ensino de Ciências Naturais, assim como dos principais limites e possibilidades dos elementos didáticos utilizados.
METODOLOGIA:
Este estudo foi inicialmente concebido como um projeto coletivo de investigação com o objetivo de introduzir alunos do Curso de Pedagogia de uma universidade pública estadual - Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - em uma prática de pesquisa em educação. A experiência foi conduzida em uma turma da disciplina "Ensino de Ciências Naturais nas Séries Iniciais" no decorrer do semestre letivo de 2007.2. Foram realizadas 23 entrevistas semi-estruturadas com professores das séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas municipais do município de Sobral. O instrumento para a entrevista foi elaborado em sala de aula e abordava questões referentes à formação, prática em sala de aula e concepções sobre o ensino das Ciências Naturais. A análise teve natureza qualitativa. Em seguida, os dados foram organizados e tabulados a partir das temáticas: formação, ensino de ciências, visão da prática em sala e aula.
RESULTADOS:
A organização dos dados das entrevistas revelou significativas contradições no discurso dos entrevistados. Constatou-se que a maioria dos entrevistados é formada em Pedagogia, de acordo com o que reza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente (LDB 9.394/96), prevendo a formação adequada para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Esta formação, por outro lado, é apontada, em alguns depoimentos, como limitada, devido à necessidade de se formar um profissional polivalente, o que não viabiliza o trabalho com os conteúdos específicos de Ciências Naturais. Os entrevistados revelaram que o recurso didático mais utilizado continua sendo o livro didático, seguido de cartazes, textos (inclusive jornais e revistas) e, por fim, experiências. O pouco uso de experiências em sala de aula é justificado, pelos professores, pela falta de recursos disponíveis. As entrevistas revelam, ainda, a falta de tempo para o trato com os conteúdos da área, resultante da priorização dos conteúdos dos componentes de Linguagem e Matemática - cobrados nas avaliações externas - muito embora as diretrizes curriculares do município considerem as 120 horas mensais determinadas para o componente de "ciências".
CONCLUSÃO:
É possível considerar, a partir dos resultados apresentados, a necessidade de se rever as orientações para o ensino das Ciências Naturais nas séries iniciais no município, adotando políticas e práticas curriculares que priorizem o desenvolvimento do pensamento científico dos alunos. A compreensão da relevância do ensino de ciências apesar de se expressar nas diretrizes curriculares do município, precisa se expressar na vivência dos Projetos Pedagógicos das escolas. Além disso, urge rever a formação inicial dos professores no Curso de Pedagogia, assim como construir estratégias eficazes de educação continuada, considerando que somente professores que desenvolvem o espírito científico conseguem orientar seus alunos para o campo das curiosidades e das descobertas.
Palavras-chave: Ensino de ciências, Formação de educadores, Práticas curriculares..