62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
TRANSPORTE FLUVIAL COMO SISTEMA DE ESCOAMENTO PARA PRODUTOS DO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS - PIM
Márcio Silveira Nascimento 1
Kennyson dos Santos Carvalho 2
1. Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFAM
2. Universidade do Estado do Amazonas - UEA
INTRODUÇÃO:
Em maio de 1903, estava pronto um cais com quatro trapiches e concluída a colocação de um grande flutuante com três torres movidas por eletricidade. Inaugurado em 1907, o Porto de Manaus foi denominado, à época, pelos ingleses, como Roadway, situa-se na margem esquerda do rio Negro, na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, distando 13km da confluência com o rio Solimões. Com o passar dos anos e o avanço tecnológico, bem como, a implantação de novas leis, temos hoje um importante sistema de escoamento de cargas e passageiros no Norte do país. Por isso não há como pensar em desenvolvimento econômico e social no Amazonas sem incluir o modal aquaviário devido suas peculiaridades geográficas, cercado por seus abundantes rios e seu extenso espaço territorial. Desta forma este trabalho busca mostrar como o sistema de transportes em especifico o modal aquaviário, tem um impacto significativo na economia impulsionando o desenvolvimento regional.
METODOLOGIA:
Na elaboração da presente pesquisa, tomamos os procedimentos a seguir: a princípio nos preocupamos em fazer um levantamento bibliográfico que abordasse o tema em questão, a fim da obtenção de um referencial teórico para um embasamento concreto; em seguida providenciamos uma visita in loco, objetivando a realização de uma observação diagnóstica criteriosa com o intuito de coletar dados concretos em campo, assim como, entrevistar os recursos humanos envolvidos no processo do transporte hidroviário.
RESULTADOS:
Na análise dos dados apontou-se que nos últimos anos o Estado do Amazonas apresentou um aumento significativo nas exportações sendo o PIM, responsável por 96% das exportações do Estado, representando cerca de 1,8% das exportações nacionais, percentual ainda pequeno comparado com o potencial do citado segundo os dados obtidos. Entre os principais produtos exportados estão: aparelhos celulares, aparelhos de TV, concentrados para preparações de bebidas, motocicletas, tubos de raios catódicos para aparelhos de TV em cores, dentre outros. Sendo esses cincos principais produtos responsáveis por aproximadamente 74% das exportações. Cerca de 90% dessas exportações concentradas a um grupo pequeno constituídos por 8 países - Estados Unidos, México, Colômbia, Venezuela, Chile, Peru, Argentina e Panamá. Não esquecendo também, que parte dessa produção também é voltada para o consumo interno, estendido desde os Estado da região e também atende as necessidades do interior do Estado, na movimentação de madeira, da produção de gás, petróleo e seus derivados e ainda da produção de alimentos agrícolas em pequenas escalas.
CONCLUSÃO:
A acessibilidade é elemento primordial para que as atividades econômicas e sociais possam se desenvolver. Assim é necessário o desenvolvimento de um programa de melhoria sistemática dos muitos atracadouros identificados ao longo do Rio Amazonas e seus afluentes, de forma a estimular o aumento e escoamento da produção regional, bem como, intensificação dos serviços de sinalização, tratamento do leito e balizamento dos rios da Amazônia e ainda percebemos a necessidade da priorização das rodovias que estabeleçam ligações com os portos, em detrimento das ligações inter-regionais, fortalecendo-se o sistema de alimentação do transporte hidroviário pelas rodovias de ligação das comunidades interiores aos portos.
Palavras-chave: Modal aquaviário , Transporte hidroviário, Desenvolvimento regional.