62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
CARACTERIZAÇÃO DA CURVA DE ABSORÇÃO DE ÁGUA EM SEMENTES DE Swietenia macrophylla King (MOGNO)
Heloise Andrielly Nascimento Costa 1
Ravena Cristiana da Silva Medeiros 1
Maraísa Costa Ferreira 1
Halissa Mayara Anjos Oliveira 1
Francisco das Chagas Estevam da Fonseca 2
José Augusto da Silva Santana 2
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
2. Departamento de Agropecuária/UFRN
INTRODUÇÃO:
Swietenia macrophylla King (mogno) é uma das espécies florestais brasileiras de maior valor econômico, tendo já se constituído em um dos principais itens da pauta de exportação florestal brasileira. A extração clandestina da espécie é um importante fator de devastação da  floresta amazônica, por isso atualmente seu corte é proibido no Brasil.  A espécie é encontrada em vários países da America Central e do Sul, e no Brasil ocorre no Pará, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas. É uma planta heliófila, semidecídua ou decídua, encontrada em solos argilosos de áreas úmidas, às vezes pantanosas, porém é mais freqüente em áreas bem drenadas e que recebem boa precipitação. A madeira é muito apreciada na produção de móveis pela facilidade com que é trabalhada, pela sua estabilidade e duração, além do seu aspecto castanho-avermelhado brilhante, depois de polida; e também na produção de guitarras pelo seu ótimo timbre e ressonância sonora. É muito apreciada na fabricação de móveis e acabamentos internos, atingindo grande cotação no mercado madeireiro internacional. Apesar disso é pouco estudada, especialmente no que se refere à tecnologia de sementes e produção de mudas, assim, neste trabalho, objetivou-se determinar o padrão de embebição das sementes da espécie.
METODOLOGIA:
O experimento foi desenvolvido no Laboratório de Nutrição Animal do Departamento de Agropecuária da UFRN, e as sementes, coletadas no final de 2009 de diversas matrizes, foram provenientes de um plantio experimental localizado na Floresta Nacional de Nísia Floresta, Nísia Floresta-RN. A curva de absorção de água foi elaborada a partir de quatro repetições de lotes de 40 sementes sem aletas, em um delineamento experimental inteiramente casualizado. As sementes foram colocadas para embeber durante 192 horas em recipientes contendo 250 ml de água destilada e acondicionadas a temperatura de 25 ºC e 12 horas de fotoperíodo, tendo sido pesadas secas antes do inicio do experimento. A cada período de embebição eram retiradas, secas com papel toalha e pesadas, sendo recolocadas para embeber até que se detectasse a germinação visível, com a protrusão da radícula.  Foram realizadas 30 avaliações, com o tempo entre as medições sendo variável, de modo a englobar todas as fases do processo.
RESULTADOS:

O peso seco médio inicial das sementes foi de 0,45 g e 2 h depois de iniciado o experimento foi observado uma absorção média de 6,7% de água por semente, alcançando 21% após 10 h de imersão e 54,9% depois de 100 h de embebição. A curva de absorção de água pelas sementes mostrou seguir um padrão trifásico, com a fase I ou fase inicial do processo de embebição ocorrendo no período de 112 horas. Na fase II, quando ocorrem as atividades metabólicas e as reservas são convertidas em compostos necessários para a germinação, observou-se estabilidade do processo de absorção até o tempo de 172 horas, quando então se iniciou a fase III, caracterizado pela protusão da radícula.

CONCLUSÃO:
A absorção de água na fase II é considerada como lenta, de 8 a 10 vezes mais longa que a anterior, contudo, o tempo de duração de cada etapa depende de propriedades inerentes às sementes de cada espécie e das condições térmicas e hídricas durante a hidratação, assim, para as sementes utilizadas neste experimento essa fase deu-se em apenas 60 horas, o que pode ser creditado ao fato do material ser recém-coletado, com boa qualidade fitossanitária e a presença de um tegumento relativamente permeável, dispensando assim a utilização de metodologias para provocar a quebra de dormência das sementes.
Palavras-chave: Floresta Nacional de Nísia Floresta, Embebição, Germinação.