62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: ENTRE CONCEITOS E ENSINO DE HISTÓRIA
Aline Cristina da Silva Lima 1
Crislane Barbosa de Azevedo 2, 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
2. Profª/ Dra.
INTRODUÇÃO:
Este trabalho foi uma proposta elaborada a partir das discussões sobre o ensino de história e suas diversas linguagens, realizadas durante as aulas do Estágio II, sob a orientação da Profª. Dr. Crislane Azevedo. O objetivo era entender de que maneira o ensino de história articulado aos conceitos poderiam viabilizar uma aprendizagem significativa, transformando conhecimentos de senso comum em sistematizados. O papel do professor neste contexto é de mediador da aprendizagem e deve, portanto ser um constante pesquisador, de forma que possa construir situações de aprendizagem que visem à formação de cidadãos críticos e alunos-pesquisadores, além de contextualizar as temáticas usando linguagens específicas do ensino de história. Para viabilização do trabalho realizamos leituras de autores como: Holien Bezerra e Cabral Neto, analisamos os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, Ana Maria Monteiro, César C. Salvador, David Ausubel, dialogamos também com o trabalho de Roseli Fontana e Maria Cruz, as quais discutem a relação da educação com a sociedade baseadas em Lev Vygotsky.
METODOLOGIA:
A construção desta proposta ocorreu inicialmente com a escolha da temática a ser estudada, o levantamento de hipóteses e desenvolvimento dos objetivos a serem alcançados. Depois foi feita uma pesquisa bibliográfica, durante a qual elaboramos fichamentos de diversos textos correlatos ao tema analisado. A partir daí pensamos em como seria a aplicação da proposta, a qual partiu da exploração dos conhecimentos prévios dos alunos através de questionários. A partir daí foram apresentados os conceitos históricos básicos, tais como: tempo, processo histórico, sujeito histórico, historicidade dos conceitos, cultura, entre outros. Os conteúdos foram trabalhados de forma contextualizada, sempre fazendo um elo passado/presente e um registro coletivo diário dos temas estudados. Tais conteúdos foram articulados a atividades problematizadoras envolvendo as noções conceituais adquiridas. E por fim, foi realizado um trabalho grupal de caráter comparativo, distribuídos em eixos temáticos. No qual os alunos tiveram que apontar semelhanças e diferenças entre momentos históricos distintos.
RESULTADOS:
O eixo da execução do trabalho foi construir a aprendizagem a partir dos interesses dos próprios alunos. Houve um diálogo bastante proveitoso com os que acompanharam o estágio em sua totalidade, pois os mesmos auxiliaram na compreensão da linguagem mais adequada para a turma e de suas dificuldades de aprendizagem. Os resultados foram positivos, no que se refere à problemática dos conceitos e a execução do projeto de ensino. Notadamente os discentes compreenderam as temáticas e foram capazes de discutir e construir minimamente suas próprias críticas à história. Além de compararem acontecimentos passados com a realidade cultural de si mesmos. Nesta perspectiva os alunos foram levados a perceber os meandros da construção do conhecimento histórico, incentivados a envolverem-se nas problemáticas comuns ao presente a ao passado. Tal problematização favoreceu um conhecimento escolar significativo, que segundo Ausubel, não é apenas aquilo que ensinamos ou como ensinamos, mas também as interpretações subjetivas feitas pelos alunos acerca deste. Além disso, foi possível identificar os conhecimentos prévios dos alunos e a partir daí dialogar com os conteúdos previstos, seguindo para tanto a proposta de Lev Vygotsky de se trabalhar com a zona de desenvolvimento proximal.
CONCLUSÃO:
O papel exercido pelo professor no processo de ensino e aprendizagem é também de construção diária, portanto, exige reflexão e estudo constante. Por outro lado, o profissional da educação deve compreender seu papel social e tentar construir junto aos alunos identidades sociais, que sirvam como norte para a vida destes últimos. Notadamente, a prática docente necessita do auxílio de linguagens que facilitem o entendimento de novos conteúdos. Deste modo, a aplicação desta proposta metodológica foi primordial para a maior clareza das especificidades do ensino e do funcionamento de uma escola. Durante a aplicação pudemos vivenciar algumas dificuldades, como: a evasão escolar, a falta de regras claras na escola e as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Sem falar, na resistência dos mesmos aos trabalhos inovadores, já que estes exigem reflexão e trabalho divergente do que os discentes estão acostumados. Por isso, julgamos de fundamental importância o trabalho realizado pelo departamento de Educação da UFRN, o qual por meio dos Estágios tem possibilitado a construção de novos olhares e percepções acerca do ensino público. Além disso, o contato direto com esta realidade facilita a construção de novos métodos de ensino que visam a melhora da realidade posta.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Ensino, Conceitos.