62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
CAICÓ/RN: TURISMO E CONSUMO DO ESPAÇO
Marluce Silvino 1
Aldenizy Marcia da Silva Lopes 2
Soneide Moura da Costa 2
Frankly André de Azevedo Silva 3
Ione Rodrigues Diniz Morais 2
1. Depto. de Pós-Graduação em Geografia. UFRN
2. Depto. de História e Geografia. CERES. UFRN
3. Depto. de Direito, CERES, UFRN
INTRODUÇÃO:

Este trabalho se remete a analisar como a sociedade encontra através do turismo, uma nova funcionalidade para o espaço. Espaços que antes serviam de base apenas para a sobrevivência humana, agora são consumidos pelo viés do lazer, são vendidos para a diversão e para o ócio, entrando no circuito da troca. Porém precisamos compreender até que ponto essa utilização do espaço como fonte lucrativa vem a favorecer a sociedade na qual a prática do turismo esta inserida.

Sendo assim, tomamos como base a Ilha de Sant'Ana na cidade de Caicó no Rio Grande do Norte, por ser um espaço construído e reservado para a realização de eventos festivos que atraem turistas de todo o estado, principalmente no carnaval e na festa de Sant'ana, que são os eventos festivos de maior representatividade local.

Com isso pretendemos revelar como esse espaço turístico influencia a vida da sociedade local, no âmbito econômico e social, ressaltando a visão dos moradores do lugar no sentido de responder se o turismo traz ou não uma contribuição positiva para a cidade. Salientando que em uma sociedade na qual tudo se transforma numa fonte de renda, se faz necessário compreender até onde esse processo pode ser positivo não só para a sociedade como também para o próprio espaço.

METODOLOGIA:

Para a consolidação desta pesquisa, realizamos inicialmente uma leitura bibliográfica, onde buscamos autores que trabalhassem a maneira como o homem ou a sociedade percebe o espaço geográfico, como também autores que viessem a discutir o turismo enquanto uma prática social e que se realiza a partir do consumo do espaço e por fim autores que buscassem discutir como o turismo modifica o cotidiano da sociedade na qual se insere, bem como os impactos que o espaço sofre para que possa se realizar a atividade turística. Nesse sentido podemos citar Santos (1991),Carlos (2002), Fonseca (2005), Cruz (2003) e Coriolano (2005).

Dando prosseguimento partirmos para uma pesquisa empírica onde entrevistamos os moradores dos bairros Penedo, Centro, Boa Passagem e Paraíba, da cidade de Caicó, com uma amostragem de cinco pessoas em cada bairro na tentativa de capturar a opinião desses habitantes a respeito do turismo que ocorre na cidade principalmente com os festejos do Carnaval e da Festa de Sant'Ana.
RESULTADOS:

A partir do que se foi pesquisado, podemos perceber através dos autores trabalhados que o homem com o evoluir da história pode compreender de forma bastante diversa a sua relação com o espaço físico, notando que este poderia ser útil não só para suas necessidades básicas como também para suas necessidades mais atuais como as econômicas por exemplo. Isso fez com o espaço passasse a ser explorado como um produto a ser vendido ou trocado.

O fato é que o turismo, que a forma atual que a sociedade encontra para consumir o espaço modificar o lugar no qual se insere, trazendo a necessidade de infra-estrutura, como hotéis, estradas e etc. Mudando não apenas o arranjo espacial do lugar, mas, também as praticas sociais, pois o turista que chega traz consigo uma visão muito diferente da visão que o morador do lugar tem a respeito da cidade. Ocorrendo entre eles certo conflito social.

Isso pode ser constatado nas entrevistas realizadas onde a maior parte dos interrogados respondeu que enxergavam de forma negativa essa chegada de um numero exorbitante de turistas nas épocas festivas, pois estes não tinham respeito pela vida que ali acontece diariamente, não procuravam entender as vias de trânsitos, poluíam as ruas entre outros.

Mas também houve os que defenderam que essa atividade que se desenvolve nas festas em Caicó é muito proveitosa, pois traz uma injeção de capital para a cidade favorecendo o crescimento econômico local, valorizando o artesanato e as comidas típicas da região.
CONCLUSÃO:

Diante do que foi exposto podemos concluir que o turismo é uma atividade que se contradiz, ao mesmo tempo em que tenta trazer o desenvolvimento, precisa conservar os lugares, é uma tarefa difícil, precisa conservar as culturas quando o alvo é justamente a massificação destas. É preciso preservar os espaços, quando os mesmos são abusivamente consumidos e explorados. Os espaços são modificados, mas precisam ser preservados, pois se não for assim não só o próprio espaço como também a sociedade na qual se insere pode se destruir.

Diante desses fatores o turismo pode trazer a destruição e degradação de uma área, ou pode vir a proteger, e a sociedade na qual se encaixa precisa de um retorno positivo na atividade turística local para que possa assim se encaixar de forma positiva nesse processo.

A grande verdade é que o homem de um jeito ou de outro sempre consegue se apropriar do espaço de maneira a ser favorecido com isso, mas, o importante é conseguir estabelecer os limites a serem respeitados, para que o espaço e as culturas possam ser não apenas explorados bem como preservados. No tocante a cidade de Caicó, a turistização do espaço da Ilha de Sant'Ana, reflete essa nova forma que o homem desenvolveu de utilizar o espaço geográfico e isso por uma lado foi muito proveitoso para a cidade, trazendo desenvolvimento econômico, além de uma grande visibilidade para a cultura local, mas todo acontecimento que envolve a mistura de culturas diferentes, pois quem chega, "o turista" tem uma visão  do lugar diferenciada da visão dos moradores do lugar e isso acaba por refletir um certo conflito.
Palavras-chave: Turistização, Ilha de Sant'Ana, Caicó.