62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
CONSUMO DE AÇUCARES E HIGIENE BUCAL DE ALUNOS MATRICULADOS EM UMA ESCOLA INFANTIL DO MUNICÍPIO DE MURIAÉ - MG
Ana Levinda Rodrigues Leite 1
Thaís de Oliveira Godinho 1
Luma de Oliveira Comini 1
Maíra Amélia Rocha 1
Michele Brivilato Capra 1
Marilene Guimarães 2
1. Graduanda /Nutrição Faculdade de Minas - FAMINAS
2. Profa. Msc. /Orientadora Faculdade de Minas - FAMINAS
INTRODUÇÃO:
Os açúcares são componentes comuns na dieta, destacando-se a sacarose pela presença na maioria das preparações doces e importância na incidência de cáries. Sua ocorrência tem caráter multifatorial e seu aparecimento é resultante da interação do hospedeiro, representado pelos dentes e pela saliva, da microbiota da região e pela dieta consumida. Neste sentindo, o presente trabalho objetivou analisar a frequência de consumo alimentar de alimentos açucarados por crianças em uma escola infantil do município de Muriaé - MG, bem como avaliar o conhecimento sobre o potencial cariogênico dessas preparações e a prática da higiene bucal após a ingestão.
METODOLOGIA:
Foram entrevistadas 14 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 3 e 6 anos totalizando 100% dos alunos matriculados no 1° e 2° período de uma escola infantil. Para a coleta de dados elaborou-se um questionário de frequência alimentar contendo uma relação dos alimentos açucarados mais comumente consumidos por crianças dessa faixa etária.
RESULTADOS:
Observando os dados coletados, constatou-se que 100% das crianças entrevistadas têm o habito de consumir preparações doces, sendo que chicletes, chocolates e refrigerantes são diariamente ingeridos por 59,6% delas. Quando questionados sobre o local que ocorre maior consumo a ordem dos mais referenciados foi a própria casa (100%), a escola (35,8%), casa da avó e rua (7,1%). Em relação à higiene bucal 57,1% das crianças afirmaram escovar os dentes logo após a ingestão; 35,8% relataram ser esporádico esse hábito e apenas uma criança afirmou nunca escovar. Um dado relevante é que 85,8% demonstraram conhecimento sobre a cariogenicidade desses alimentos.
CONCLUSÃO:
O consumo de preparações altamente açucaradas pelas crianças mostrou-se expressivo apesar do conhecimento sobre a relação desses com a incidência de cáries. Destacou-se a prática da higiene bucal realizada logo após a ingestão, fato que deve ser reforçado principalmente pelos pais, professores e profissionais da saúde, os quais também devem orientar e praticar o que sabem, de forma que a população infantil se torne consciente e saudável. A adoção de práticas educativas que estimulem uma alimentação saudável deve ser associada a esse esforço.
Palavras-chave: Hábito Alimentar, Cariogenicidade, Açúcares.