62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional |
AVALIAÇÃO COMO MECANISMO DE MUDANÇA PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR |
Maria do Carmo Oliveira da Silva 1 Gicélia C. Barbosa 1 Janaína Soares da Silva 1 |
1. Universidade do Vale do Acaraú |
INTRODUÇÃO: |
O presente estudo enfatiza a prática pedagógica na perspectiva da avaliação como mecanismo de mudança para a prática do professor. Dessa forma a avaliação poderá ser utilizada como mais um recurso que balizará as necessidades e lacunas durante o processo de aprendizagem sendo o ato avaliativo um meio de reflexão e organização de novos mecanismos que favoreçam o aprendizado.Nesse sentido o objetivo que norteou esta investigação visou analisar como a avaliação realizada pelo professor pode contribuir para melhorar a sua atuação docente |
METODOLOGIA: |
A abordagem da pesquisa foi qualitativa e quantitativa ,pois as mesmas ofereceram uma compreensão contextualizada do tema investigado,a coleta de dados foi realizada através de observações e entrevistas com docentes do ensino fundamental de uma escola municipal do Recife. |
RESULTADOS: |
A partir dos depoimentos das professoras ficou evidente que o sistema de ciclo trouxe uma nova perspectiva a prática avaliativa,enfatizando a observação individual dos educandos,no entanto as mesmas demonstraram sentir dificuldades em realizar essas observações ,devido ao grande número de alunos nas turmas; identificamos que um grupo de docentes já compreendem que ao avaliar seu aluno é possível detectar algumas lacunas deixadas durante o processo pedagógico,sendo assim o ato avaliativo um excelente recurso para fazer uma autoavaliação da sua prática pedagógica . |
CONCLUSÃO: |
Através desse estudo foram encontrados indicadores de que gradativamente os educadores estão compreendendo que o fracasso escolar ,tem também uma estreita ligação com sua didática,contribuindo para uma reflexão e um redirecionamento no seu trabalho docente. |
Instituição de Fomento: Universidade do Vale do Acaraú |
Palavras-chave: Prática pedagógica, Avaliação, Instrumentos avaliativos. |