62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
AVALIAÇÃO COMO MECANISMO DE MUDANÇA PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR
Maria do Carmo Oliveira da Silva 1
Gicélia C. Barbosa 1
Janaína Soares da Silva 1
1. Universidade do Vale do Acaraú
INTRODUÇÃO:
O presente estudo enfatiza a prática pedagógica na perspectiva da avaliação como mecanismo de mudança para a prática do professor. Dessa forma a avaliação poderá ser utilizada como mais um recurso que balizará as necessidades e lacunas durante o processo de aprendizagem sendo o ato avaliativo um meio de reflexão e organização de novos mecanismos que favoreçam o  aprendizado.Nesse sentido o objetivo que norteou esta investigação visou  analisar como a avaliação  realizada pelo professor pode contribuir para melhorar a sua atuação docente
METODOLOGIA:

A  abordagem da pesquisa foi qualitativa e quantitativa ,pois as mesmas ofereceram uma compreensão contextualizada do tema investigado,a coleta de dados foi realizada através de observações e entrevistas com docentes do ensino fundamental de uma escola municipal do Recife.  

RESULTADOS:
A partir dos depoimentos das professoras ficou evidente que o sistema de ciclo trouxe uma nova perspectiva a prática avaliativa,enfatizando a observação individual  dos educandos,no entanto as mesmas demonstraram sentir dificuldades em realizar essas observações ,devido ao grande número de alunos nas turmas; identificamos que um grupo de docentes  já compreendem que ao avaliar seu aluno é possível detectar algumas lacunas deixadas durante o processo pedagógico,sendo assim o ato avaliativo um excelente recurso para fazer uma autoavaliação da sua prática pedagógica .
CONCLUSÃO:

Através desse estudo foram encontrados indicadores de que gradativamente os educadores estão compreendendo que o fracasso escolar ,tem também uma estreita ligação com sua didática,contribuindo para uma reflexão e um redirecionamento no seu trabalho docente.

Instituição de Fomento: Universidade do Vale do Acaraú
Palavras-chave: Prática pedagógica, Avaliação, Instrumentos avaliativos.