62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 7. Gestão Pública
A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
Débora Almeida Chaves 1
Marcos Raimundo Pereira da Silva 1
1. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará/IFPA
INTRODUÇÃO:

O Estado brasileiro nas últimas décadas vem atravessando diversas mudanças e transformações, em especial, no que se refere ao gerenciamento de suas atividades. Isso se deve, em parte, a uma nova abordagem desenvolvida para a Administração Pública, e as demandas sociais, que visam construir um país e um governo competitivo.

Assim, na atual estrutura em que se apresenta a sociedade brasileira, há a constatação de não haver somente o planejamento como norteador de atividades futuras, e sim de ser um processo sistêmico que deve ser controlado, avaliado e visar à satisfação do cidadão. Logo, a implementação de planejamento estratégico é o ponto inicial que a Administração Pública necessita para que suas instituições possam ser bem sucedidas, tanto no que refere às pessoas, tecnologia e resultados esperados pela sociedade.

Isso se deve a necessidade de que um país se torne competitivo, é necessária a compreensão da importância da estratégia no planejamento, pois o mesmo está ligado à gestão e direciona a forma e os moldes que serão desenvolvidos e utilizados para atingir de sua finalidade.

METODOLOGIA:

Na realização da pesquisa, o método empregado foi o de tipologia de pesquisa aplicada, que consiste em, através das teorias sobre planejamento estratégico já existentes, formular ou intervir com programas a resolução dos problemas. Assim como estratégia, foram consultados sites dos órgãos que compõem a Administração Pública e a comparação de informações dos dados governamentais, como o a realidade da gestão pública brasileira, a fim de verificar se a gestão adotada, por eles, não vise apenas cumprir metas e objetivos. Se há de fato a satisfação do cidadão e a qualidade dos serviços prestados, desburocratização, melhores resultados econômicos.

RESULTADOS:

Mesmo o planejamento fazendo parte dos processos da Administração Pública, ainda percebe-se a falta de um planejamento estratégico como principal subsídio para resultados eficientes e com qualidade, que possam ser reavaliados a cada ciclo.     

Porém o planejamento estratégico esta, lentamente, se tornando parte da Administração Pública brasileira, mas ainda não utilizado em totalidade em todas as esferas governamentais. Pois não basta apenas programar, definir metas e objetivos sem que haja uma avaliação dos processos, busca continua de qualidade e desenvolvimento de novas atividades. Deste modo o que será realizado no futuro não for avaliado e controlado sistemicamente por parte dos gestores públicos, não poderá estar atendendo as reais necessidades do cidadão - que é seu objetivo final.

CONCLUSÃO:

Com mais de uma década de reforma, mudanças e transformações na Administração Pública brasileira, os resultados de um planejamento estratégico ainda não é totalmente visível nas esferas públicas, isso se demonstra na baixa qualidade de algumas atividades praticadas pelo Estado. O planejamento estratégico tem como maior finalidade orientar as organizações de forma a serem competitivas e atenderem as necessidades ambientais no qual estão inseridas.

Mesmo com a aplicação do planejamento estratégico fazendo parte do novo modelo administração pública desenvolvido no Brasil, falta ainda um direcionamento com políticas a serem desenvolvidas de curto e longo prazos e que envolvam pontos como: desenvolvimento de processos tecnológicos que tornem ágeis as atividades oferecidas pelo Estado, capacitação, qualificação e desenvolvimento dos servidores, além do comprometido global de todos os envolvidos com a gestão pública, seja de forma direta ou indireta.

 

Palavras-chave: GERENCIALISMO, AVALIAÇÃO, CIDADÃO.