62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE/PB (2001-2009)
Talina Carla da Silva 1
Tânia Maria Ribeiro Monteiro de Figueiredo 1
Fernanda Raphaelly Brito Alves Albuquerque Ramos 1
Layanne Veríssimo Ferreira 1
Valdênia Veríssimo de Lima 1
Ardigleusa Alves Coelho 1
1. Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual da Paraiba/UEPB
INTRODUÇÃO:
A Tuberculose (TB) vem ganhando destaque no âmbito da saúde pública mundial, apesar de ainda ser considerada uma doença negligenciada. É causada pelo Mycobacterium tuberculosis que se propaga por via aérea através de gotículas contendo os bacilos, expelidas pelo doente sem tratamento quando tosse, espirra ou fala1. Em 2008 um terço da população mundial estava infectada pelo bacilo2; o Brasil estimou 94 mil novos casos no ano de 2007, estando no 18º lugar entre os 22 países com maior notificação3. A Paraíba constatou em 2007 taxa de incidência de 28,27/100.000 hab., e a mortalidade por TB, em 2006, esteve abaixo da média nacional de 2,4/100.000 hab4. O sistema de informação em saúde parte do princípio da organização de informações, armazenamento e disseminação destas a fim de gerar suporte de dados que fortaleça o processo de gerenciamento dos serviços de saúde havendo uma interdependência no uso daquelas5. Objetivou-se investigar aspectos epidemiológicos da TB no município de Campina Grande/PB, no período de 2001 a 2009. O presente estudo pretende contribuir com ações de controle da TB que venham minimizar a problemática da doença.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo avaliativo de serviços de saúde, com abordagem quantitativa, a população do estudo constitui-se de todos os doentes de TB que foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN-NET) no período de 2001 a 2009. Os dados foram coletados através de fonte secundária do SINAN-NET, sendo tabulados através do TAB-WIN para investigação das taxas de incidência, prevalência, sexo e faixa etária da TB, em seguida foram transportados para o Excel, o qual permitiu a construção de gráficos e figuras - Microsoft Office Excel 2007.
RESULTADOS:
No município de Campina Grande/PB, no período de 2001 a 2009 o número de casos de TB apresentou uma tendência crescente, com destaque para 2005, 182 casos, com decréscimo em 2006, 120, ascendendo nos anos posteriores. Os dados demonstram que a maior prevalência se encontra na população masculina, sendo que o total de casos encontrados entre 2001 a 2009 foi de 1298, em que 65,56% eram do sexo masculino e 34,44% do sexo feminino. Corroborando com outros estudos, no município de Ribeirão Preto/SP, de 100 doentes de TB, 69% eram do sexo masculino2. Em São José do Rio Preto/SP, em uma amostra de 108 doentes de TB 65,7% eram do sexo masculino3. O sexo masculino é apontado no quadro epidemiológico de TB como o de maior prevalência no cenário nacional4; apresentando maior probabilidade de adoecer devido à relação direta com os hábitos de vida, sendo está quatro vezes maior do que no sexo feminino5. Quanto à faixa etária acometida, os dados revelam uma concentração maior entre os 20 a 34 anos de idade (494) casos, seguido da faixa etária de, 35-49 (341) e por último a de 50-64 (213) em ambos os sexos.
CONCLUSÃO:
O ano de 2006 se destaca com acentuado decréscimo em relação aos demais períodos estudados, supõe-se que se deve a medidas políticas quando, na ocasião, foi realizado no município concurso público para regularizar o trabalho dos profissionais inseridos na Estratégia Saúde da Família, havendo, na época, exoneração de todos os profissionais da saúde que atuavam nas equipes desde a implantação do Saúde da Família, 1994 ao ano de 2005, para inserção dos aprovados em concurso, sendo assim, houve descontinuidade no processo de trabalho das equipes, prejudicando a busca de sintomáticos respiratórios, identificação e notificação dos novos casos de TB. Conclui-se, ainda, que o grupo mais acometido de doentes de TB foi do sexo masculino, em decorrência do estilo de vida. A faixa etária adulto produtiva foi a mais atingida, o que acarreta transtornos socioeconômicos, uma vez que, em grande maioria, a doença deixa o provedor debilitado e impossibilitado de trabalhar para o sustento da família.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq - Programa de Iniciação Científica/PIBIC - Universidade Estadual da Paraíba/UEPB
Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família, Tuberculose, Aspectos Epidemiológicos.