62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
IRMANDADES NEGRAS NO RIO GRANDE DO NORTE DO SÉCULO XIX: FORMAS DE INSERÇÃO SOCIAL
Tássia Fernandes Carvalho Paris de Lima 1
1. Departamento de História, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
INTRODUÇÃO:
O trabalho aqui apresentado partiu do interesse em investigar a real contribuição da escravidão negra no Rio Grande do Norte (RN) durante o período colonial e imperial. Toda a problematização teve como base as afirmações encontradas na obra de Luís da Câmara Cascudo, particularmente no livro " História do Rio Grande do Norte", no qual o autor sustentou que a escravidão no RN foi praticamente irrelevante. No sentido de constatar ou refutar tal hipótese, diversos arquivos foram visitados, em especial o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN). Dentre os seus documentos, foram encontrados termos de compromisso referentes às irmandades negras católicas. A partir da análise cuidadosa destes compromissos, a problemática foi ampliada, na tentativa de mapear a presença destas irmandades no RN e de estabelecer uma relação de similaridade e diferenciação entre elas, assim como entre as irmandades negras no Brasil. Desta forma, o trabalho em questão pretende expor os dados extraídos deste estudo, com foco na documentação das irmandades negras, com o objetivo de definir qual a importância da presença de negros no RN, traçando um mapeamento destas irmandades e determinando suas características gerais.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada a partir das questões: houve escravidão negra relevante no RN? Em quais localidades foi possível a organização destes negros em irmandades? Quais as características destas irmandades? Com base nestas, foi efetuado o estudo de bibliografia especializada no RN, assim como a procura de fontes que elucidassem tal problemática. Desta forma, foram realizadas visitas ao IHGRN, nas quais efetuou-se a leitura, seleção e digitalização dos documentos. Para esta pesquisa, foram selecionados os cinco termos de compromisso de irmandades negras existentes no arquivo, sendo estes: Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Campo Grande, de 1857; Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Serra Negra, de 1871; Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Cidade do Príncipe, de 1872; Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Cidade do Jardim, de 1885; e Compromisso da Irmandade de São Benedito, de 1887. Quanto ao embasamento teórico, foram utilizadas obras referentes à escravidão em geral e sobre a inserção do negro na sociedade, assim como obras que tratam especificamente da formação de irmandades, privilegiando formas de sociabilidade e de laços entre os seus membros.
RESULTADOS:
Para este trabalho, os termos supracitados foram analisados para determinar em quais áreas do RN tais irmandades eram mais presentes e também quais as características comuns e as particularidades entre elas e com relação às irmandades negras surgidas no Brasil. Nesse sentido, algumas conclusões geraram maior interesse, sendo estas citadas a seguir. Verificou-se que todas as irmandades em questão datam da segunda metade do século XIX. Dentre tais irmandades, quatro surgiram na região do Seridó ou em suas adjacências, com exceção apenas da Irmandade de São Benedito, que surgiu em Natal. Dentre as cinco irmandades, quatro são consagradas à mesma santa, Nossa Senhora do Rosário. Tal semelhança comprova uma tendência já verificada em outras regiões do país, já que a maioria das irmandades negras surgidas no Brasil eram consagradas a esta santa. No RN, diferentemente do que ocorria nas irmandades negras em geral, era frequente a permissão de membros de outras origens étnico-culturais, revelando que tais instituições poderiam ser um meio de inserção destes negros na sociedade, a partir da quebra de certos padrões de segregação, o que concerne com a região do Seridó, já que esta não fazia parte da sociedade açucareira e, por isso, detinha certas particularidades na organização social.
CONCLUSÃO:
Em conclusão, o trabalho de pesquisa e análise dos termos de compromisso de irmandades negras presentes no Rio Grande do Norte pôde comprovar que a presença negra neste estado foi relevante. Para tal, pode-se citar o fato de tais negros terem se organizado em instituições próprias, a partir das quais participavam ativamente da sociedade em questão, intervindo no cotidiano de vários indivíduos com o auxílio aos enfermos, às famílias e em caso de falecimento. Com a organização destas instituições, os negros que viviam no RN detinham um espaço de reunião, no qual puderam concorrer a uma inserção social no Seridó a partir da aglutinação de membros de outras origens étnico-culturais em suas instituições. Da mesma forma, as irmandades negras do Rio Grande do Norte foram espaços de perpetuação de certas práticas culturais afro-brasileiras, contribuindo assim para a formação cultural das localidades nas quais surgiram. Um exemplo desta perpetuação é a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Caicó (Cidade do Príncipe), a qual é ainda de extrema importância no cenário cultural desta cidade.
Palavras-chave: Escravidão Negra, Irmandades, Mapeamento.