62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 8. Demografia - 6. Política Pública e População
IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA ATIVIDADE DE MATADOURO BOVINO EM AREIA BRANCA/RN
Gleydson de Freitas Silva 1
Raquel Francisco dos Santos 1
Ramon Kelly Soares de Lima 1
Alan Martins de Oliveira 1
1. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
INTRODUÇÃO:
O município de Areia Branca localiza-se na área da foz do rio Apodi/Mossoró, uma das mais importantes bacias do Estado do Rio Grande do Norte, servindo não apenas como fonte de abastecimento de água para população, mas contempla também grande potencialidade econômica, histórica, paisagística, cultural e principalmente ambiental, pois é responsável pela manutenção de grande parte da biodiversidade local. O ecossistema formado em ambientes onde existe o encontro de água doce com água salgada é denominado de Manguezal, e neste local há interações constantes da vida aquática e terrestre, animais vêem até esta região, pois nela encontram um refúgio seguro para sua reprodução. Porém a população areia-branquense também vem utilizando a área de Manguezal pra muitas atividades que podem trazer degradação e poluição a este ambiente, como a pesca de arraste, a produção de sal, a deposição de esgotos domésticos sem tratamento prévio, as atividades portuárias, o turismo não sustentável, e entre estas atividades temos a do abatedouro bovino onde o mesmo fica localizado na margem do rio. Assim, este trabalho tem como objetivo, estudar os impactos ambientais negativos provocados por atividades de um abatedouro bovino, situado próximo ao manguezal, no município de Areia Branca-RN.
METODOLOGIA:
Nesse estudo foi realizado observações in loco, levantamento fotográfico, além de pesquisas bibliográficas e consultas a legislação vigente referente ao assunto, além disso, foram aplicados, por meio de amostragem não probabilística, 23 questionários à população residente no entorno do empreendimento para que fosse possível entender, a concepção da população circunvizinha com relação a essa atividade.
RESULTADOS:
Foi possível observar várias irregularidades ambientais como o lançamento de efluentes no rio sem nenhum tratamento prévio contendo inclusive partes sólidas das entranhas de animais, a falta de higienização eficaz por parte dos funcionários do abatedouro onde os mesmos não utilizam equipamentos de segurança necessários nem mesmo em momentos em que os expõe ao perigo. Também não há deposição correta dos resíduos sólidos, atraindo assim muitos vetores como ratos, baratas, moscas, mosquitos e até mesmo urubus e cachorros foram encontrados se alimentando das carcaças dos bois que ficam do lado de fora do estabelecimento colocados em depósitos abertos. Para a maior parte dos residentes à proximidade do estabelecimento (61%), os impactos são significativos e a população é penalizada por este fato.
CONCLUSÃO:

Os impactos ambientais negativos advindos da atividade de abatedouro em estudo são significativos, bem como, os danos à saúde da população circunvizinha. É importante mencionar o papel do poder público, considerando uma melhor qualidade de vida a essa população, inclusive com projetos de educação ambiental que demonstrem a essa comunidade o risco que a mesma corre ao utilizar a água advinda das proximidades, para o seu uso doméstico e de lazer. Com isso, surgem oportunidades para que sejam discutidas as novas formas de manejo e tecnologias para um gerenciamento adequado dessa atividade bem como o devido respeito à legislação com relação ao uso do estuário do rio Apodi/Mossoró.

Palavras-chave: impacto ambiental, manguezal, políticas públicas.