62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 9. Educação Permanente
REPRESENTAÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ENTRE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE - ACS's DO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ- PA: IMAGENS SIGNIFICATIVAS PARA NORTEAR A EDUCAÇÃO PERMANENTE
Arlete Marinho Gonçalves 1
Christiano Adson Barbosa Lima 1
Elizabeth Teixeira 1
1. Universidade do Estado do Pará- UEPA
INTRODUÇÃO:
As novas tecnologias e o processo de globalização no século XXI, assim como facilita a vida das pessoas assola também vários males, como: stress do dia-dia, ansiedade, a depressão, e ainda doenças advindas da vida sedentária ou das péssimas condições de vida que a maioria da população vive. Nesse processo, as práticas educativas executadas pelos ACS's se tornam essencial e importante para a mudança de comportamento sócio-cultural da comunidade, pois ele passa a ser o educador-crítico, por desenvolver na população a consciência critica do auto-cuidado. O agente comunitário de saúde, por ser um morador da comunidade, representa uma riqueza de possibilidades, pois conhece as pessoas que atende, fala a mesma linguagem dos que o procuram, passam por situações idênticas e compartilham crenças guiadas por suas representações. Se houver uma aproximação da estrutura dessas representações pode-se nortear (a partir delas) processos de formação permanente. Com base nesse contexto o estudo tem como objetivo identificar as dimensões que constituem o núcleo central e sistema periférico das representações de agentes comunitários de saúde do município de Oriximiná- PA acerca da educação em saúde.
METODOLOGIA:
O método adotado para esta pesquisa foi o quanti-qualitativo. Os dados foram produzidos com 61(sessenta e um) ACS's do município de Oriximiná-PA que aceitaram participar da pesquisa e assinaram o termo livre de consentimento. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário sócio-demográfico com 6(seis) questões fechadas e a técnica de associação livre de palavras, com a utilização do termo indutor: "educação em saúde". Para o tratamento dos dados, criou-se um banco de dados com as variáveis fixas e as de opinião dos sujeitos participantes da pesquisa, que foram processados e analisados através do programa computacional EVOC2000 de forma descritiva e interpretativa. Os princípios éticos foram observados e seguidos com base na Resolução 196/96.
RESULTADOS:
Constatou-se que compõem o núcleo central das representações a categoria educação preventiva, ancorado nas evocações orientação e prevenção; compõem o sistema periférico as categorias: educação sanitária, condições de trabalho, formação continuada e o afetivo-emocional, evidenciando as ancoragens para a primeira categoria as palavras: doença, ambiente, higiene e saneamento; para a segunda: benefícios, melhoria, dignidade e valorização; para a terceira: aprendizagem, conhecimento, ética e formação e para a quarta categoria as evocações: amor, ausência, coragem, entusiasmo, felicidade, força e harmonia. Identificamos diferenças entre os sujeitos da pesquisa: quanto à faixa etária obtivemos um percentual de 49% dos agentes com mais de 41 anos de idade, prevalecendo com 69 % o gênero feminino e 75 % desses possuem um tempo de serviço correspondente à faixa de 1 a 5 anos no exercício da profissão o que significa obter um conjunto de ACS´s de longevidade com um tempo de serviço em início de carreira do sexo feminino.
CONCLUSÃO:
A educação em saúde representado pelos ACS's do município de Oriximiná-PA está relacionado à implicações e condições da política de educação permanente tais como: oferecer com mais intensidade a formação continuada no processo de conhecimento de sua atuação no que diz respeito a educação preventiva, buscar soluções dos problemas enfrentados no dia-a-dia de seu trabalho, promover a transformação na prática profissional considerando as vivências e as experiências de cada sujeito onde o aprender e o ensinar estão ligados no cotidiano de cada ACS; melhoria das condições de trabalho de forma ética, assim como o respeito a categoria profissional dos ACS's como homens que aprendem e que cuidam do próximo.
Instituição de Fomento: FAPESPA
Palavras-chave: Agentes comunitários de saúde, Educação em saúde, Representações sociais.