62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
INVESTIGANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA: DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DE ENSINO FUNDAMENTAL MEDIADOS POR REGISTROS ESCRITOS
Senadaht Barbosa Baracho Rodrigues 1
Camila Rodrigues Oliveira da Silva 1
Cintia Talita Aureliano de Souza 1
Karla Cristina de Medeiros 1
Marisa Narcizo Sampaio 2, 1
Raynara Rocha Oliveira da Silva 1
1. Departamento de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
2. Prof.Dra./orientadora
INTRODUÇÃO:
De acordo com Tardif (2002) os saberes produzidos por professores a partir das experiências, vivências, reflexões e relações cotidianas são comumente desvalorizados no meio acadêmico e na sociedade em geral, apesar de toda sua riqueza e diversidade. Para aperfeiçoar a prática desenvolvida em sala de aula e a qualidade do ensino oferecido para a população é preciso, porém, conhecer esses saberes e sobre eles realizar uma reflexão crítica. Pensando em dar visibilidade a esses saberes, desenvolvemos, há um ano, uma pesquisa cujo objetivo é investigar a prática pedagógica de professoras dos primeiros anos do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede municipal. Seu eixo é a escrita de registros pelas professoras e a prática de dialogar com e sobre esses registros, para discutir os fazeres e saberes docentes, como forma de conhecer melhor e refletir sobre a prática pedagógica visando sua transformação. Participam da pesquisa cinco estudantes de Pedagogia e sete educadoras, ambos os grupos engajados por adesão voluntária. Neste texto apresentamos os resultados do trabalho em relação à reflexão sobre a prática pedagógica realizada com as professoras e às aprendizagens das alunas participantes demonstrando a importância da pesquisa para a auto-formação dos sujeitos envolvidos.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa se insere no campo de estudos com o cotidiano, por isso propõe a investigação das questões educacionais a partir da vida cotidiana dos sujeitos e instituições e considera suas práticas como locus de produção de conhecimento. Dessa forma, inicialmente procuramos conhecer o cotidiano escolar em que estão inseridas as professoras, participando de suas reuniões de planejamento, a fim de tomar conhecimento do que fazem e o que sabem, e realizar levantamento de temas de interesse para estudo e registro. A partir de um primeiro tema - alfabetização - levantado nessas reuniões, propusemos a escrita de registros com esse foco. A prática registrada pelas professoras foi transformada em questões de investigação discutidas no grupo de pesquisa e na escola, servindo de base para reflexão e estudo sobre a prática, em diálogo com as teorias. A leitura e discussão coletiva desses registros fizeram emergir outros temas de seu cotidiano - planejamento, projetos didáticos - revelando saberes das professoras e possibilitando estudos e reflexões conjuntas a respeito dos desafios e dilemas da prática pedagógica. Os diálogos com as professoras e o material registrado deram origem a um banco de dados organizado por temas: alfabetização, planejamento, atividades didáticas, entre outros.
RESULTADOS:
Os primeiros registros focando a alfabetização caracterizavam-se como uma produção descritiva. Para Zabalza (2004), nesse tipo de registro predomina a dimensão da realidade, com muita objetividade, mesmo assim ele possibilita exercitar a escrita, e tem valor documental, um dos motivos de engajamento das professoras na pesquisa. A continuidade do registro leva à narração e, por meio dela, ao "distanciamento reflexivo" e à conscientização dos padrões de trabalho (Zabalza, 2004) possibilitando a ressignificação da prática. O registro das atividades demonstra que elas valorizam o trabalho coletivo e a literatura na alfabetização por darem significado e despertarem interesse pela aprendizagem da leitura e da escrita, o que é considerado fundamental por Smolka (1989) para o sucesso desse processo; e revela a necessidade de considerar os conhecimentos prévios das crianças e seu contexto social. No decorrer da investigação percebemos a necessidade de expressão das professoras e sua busca por novos saberes, encontrando na pesquisa um espaço de articulação teoria- prática e de reflexão para avaliar e planejar suas ações, como sujeitos produtores de conhecimentos. Este diálogo realizado é descrito por Freire (2005) como encontro de homens que pronunciam o mundo, no sentido de agir sobre ele.
CONCLUSÃO:
A participação na pesquisa tem permitido às professoras refletir sobre a prática pedagógica, ressignificando-a, valorizando seus conhecimentos e desenvolvendo atitudes de pesquisadoras sobre o próprio fazer. Para as estudantes pesquisadoras essa participação tem sido um elo que relaciona os conteúdos do curso de Pedagogia com a realidade cotidiana da escola, possibilitando o reconhecimento dos desafios que serão enfrentados na docência, da complexidade do ambiente escolar e da diversidade de conhecimentos e acontecimentos que nele transitam, retirando dessa vivência seus temas de pesquisa monográfica. Ambas as partes, graduandas e docentes, percebem que as reflexões coletivas contribuem para a formação do pensamento crítico-reflexivo, a produção de novos conhecimentos e para o aprimoramento do trabalho realizado com os alunos do ensino fundamental, considerando os desafios cotidianos encontrados nas escolas. A produção do banco de dados contribui para o registro dos saberes docentes e organização de atividades didáticas que formam um conjunto de informações que poderá ser acessada por pesquisadores da universidade e por professores das escolas, permitindo compartilhar experiências e estreitar o diálogo entre escola pública e universidade.
Instituição de Fomento: PROPESQ UFRN
Palavras-chave: registros, diálogo teoria-prática, saberes docentes.