62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 7. Serviço Social
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Virginia Alves Sarmento 1
Annayza Kamylla Alves da Silva 1
Gerlania Mamede de Carvalho 1
Merilainy Dayana Lima Serafim 1
Nívia Cristiane Pereira da Silva 1
Cleonice Lopes Nogueira 1
1. Departamento de Serviço Social, Universidade Federal da Paraíba/ UFPB
INTRODUÇÃO:

Este trabalho trata das condições objetivas e subjetivas de desenvolvimento do projeto político pedagógico de formação do assistente social na UFPB. O projeto de formação acadêmica. O projeto de formação acadêmica faz parte de um projeto profissional mais amplo que elege os valores, princípios e objetivos que legitimam socialmente a profissão, formula os requisitos teóricos e práticos para o seu exercício e estabelece as balizas de sua relação com o público usuário dos seus serviços, com outras profissões e organizações institucionais. Vinculado a um projeto societário democrático possui um direcionamento ético-político apoiado em debate plural sintonizado com o embate teórico entre os membros da categoria e realiza interlocução com os vários ramos da ciência e com os outros segmentos sociais. A sua viabilidade enfrenta desafios postos pelas transformações societárias que comprometem a qualidade da formação e do exercício profissional. Esta pesquisa tem como objetivos acompanhar a implementação e desenvolvimento do projeto político-pedagógico do curso de Serviço Social da UFPB e identificar os avanços e fragilidades presentes no processo de formação do assistente social.

 

METODOLOGIA:

A proposta de pesquisa tem como preocupação metodológica fundamental o resgate dos elementos constitutivo do objeto construindo a sua totalidade, considerando as mudanças sócio-políticas e institucionais que alteram seu curso e sua natureza, como também estabelecer uma relação de conhecimento com o objeto, que permita apropriar-se dos elementos determinantes do seu movimento e sua dinâmica, de modo que se identifique as possibilidades e os limites postos pelas condições objetivas e subjetivas presentes na academia. Nessa perspectiva, a pesquisa busca dar conta dos diferentes momentos da formação, ou seja, parte do momento de ingresso do aluno até o momento de sua conclusão. Tem como sujeito de investigação os estudantes (iniciantes e concluintes) e professores do curso. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais orientadas por três questionários (um para cada segmento), com perguntas fechadas e abertas, permitindo à livre manifestação das idéias dos entrevistados.

RESULTADOS:

Os dados indicaram que, dentre os ingressantes: 51,11% procedem da escola privada e 48,89% da escola pública; a literatura adotada e os conteúdos das disciplinas revelaram-se mais atualizados e vinculados ao contexto real do exercício da prática profissional, refletindo as mudanças sócio-políticas; outra tendência aponta, fragmentação e superficialidade em conteúdos de disciplinas seqüenciadas. Discentes concluintes: 44,4% revelaram segurança para o exercício profissional na perspectiva do projeto ético-político hegemônico, ainda que indiquem à necessidade de uma capacitação continuada; 33,3% revelaram insegurança para o exercício profissional, e 22,3% deram respostas evasivas; na avaliação das disciplinas apontaram a existência de conteúdos repetidos, amplos e de pouca clareza. Docentes: excessiva abrangência de ementas e conteúdos de disciplinas obrigatórias, com redução nº de créditos; falta de pré-requisito entre as disciplinas obrigatórias seqüenciadas; heterogeneidade na formação dos docentes, refletida na proposição dos programas das disciplinas e no modo de ministrar aulas; falta de recursos materiais e insuficiência de grupos de estudo para aprofundamento teórico; falta de instrumentalidade para trabalhar com micro-relações (c/ indivíduos e grupos).

CONCLUSÃO:

Em que pese a importância fundamental do novo projeto pedagógico para orientar o Curso de Serviço Social a sua implementação tem se deparado com um conjunto de dificuldades inerente às mudanças societárias e sua repercussão no processo educativo do país e nas condições de funcionamento das unidades de formação que demandam maior atenção da comunidade acadêmica no sentido de garantir a sua viabilização. A realização deste estudo significou uma primeira aproximação mais sistemática com as manifestações já informalmente expressas por docentes e discentes. Essa iniciativa se propõe a contribuir com o levantamento dos indicadores que favoreçam o debate e concorram para o avanço ou retrocesso dessa proposta pedagógica. Observou-se três ordens de indicadores: A precarização das condições objetivas da instituição de ensino que não oferece as bases materiais necessárias; Debilidades do discente, como conseqüência das limitações legadas do ensino médio e falta de perspectiva profissional diante do mercado de trabalho; Falta de envolvimento dos docentes para assumir, efetivamente, como uma responsabilidade central, o esforço coletivo para superação dos entraves das relações pedagógicas, garantindo maior qualidade da formação.

Palavras-chave: Formação profissional, Serviço Social, Projeto Ético-Político .