62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 6. Bioquímica
DIFERENÇA NA MORFOMETRIA E NA COMPOSIÇÃO QUÍMICA EM Eichhornia crassipes DE ACORDO COM O MEIO DE CULTIVO.
Nednaldo Dantas dos Santos 1
Mariana Santana Santos Pereira da Costa 1
Jailma Almeida de Lima 1
Ivan Rui Lopes de Albuquerque 1
Kátia Castanho Scortecci 2
Hugo Alexandre de Oliveira Rocha 1
1. BIOPOL, Depto de Bioquímica, CB, UFRN.
2. LBMG, Depto Genética, CB, UFRN.
INTRODUÇÃO:
Polissacarídeos sulfatados (PS) são moléculas encontradas em algas marinhas, e animais. No entanto, em 2005 relatou-se a presença de PS em vegetais marinhos e os autores justificaram a presença desses PS ao estresse salino do meio. Recentemente, nosso grupo de pesquisa verificou pioneiramente que macrófitas dulcículas, como a E. crassipes, possuem PS, no entanto, foi sugerido que a presença dos mesmos não estaria relacionado somente ao estresse salino e sim ao estresse hídrico. Levando em consideração que PS são possuidores de atividades farmacológicas e que a estrutura dos PS pode sofrer influencia de fatores abióticos, bem como, levando em consideração que estudos demonstram que a baixa concentração nutricional associado à temperatura e salinidade da água são determinantes para o crescimento e reprodução da E. crassipes no meio ambiente; se faz necessário um estudo mais detalhado de como o ambiente influenciaria no metabolismo de PS de vegetais e isso pode ser conseguido cultivando os vegetais em condições controladas. Por isso, o objetivo deste trabalho foi cultivar a E. crassipes em condições de presença e ausência de NaCl e observar  o desenvolvimento das porções vegetativas, bem como correlacionar com a quantidade PS sintetizados pelos vegetais nos dois meios
METODOLOGIA:

A planta Eichhornia crassipes (Mart.) Solms foi coletada em Parnamirim-RN. Após coleta os vegetais foram divididos em grupos para o cultivo. O experimento de cultivo foi conduzido em casa de vegetação, localizada no Depto. de Genética, CB, UFRN de novembro a dezembro de 2009. Foram feitos dois tratamentos um grupo cultivado na solução nutritiva de Hoagland & Arnon (1950) (não tratado) e o outro grupo cultivado nesta mesma solução acrescida com 50 mM de NaCl (tratado).  As condições climáticas do período em estudo foram coletadas na INPE-UFRN. A cada dois dias foram observados parâmetros abióticos e semanalmente foram analisados a morfometria do vegetal. No término de 7 semanas foi realizada a extração dos extratos polissacarídicos das porções vegetativas (raiz, folha, rizoma e pecíolo) do vegetal. Os extratos foram submetidos a análises químicas: a quantificação dos polissacarídeos foi realizada pelo método descrito por Dubois et al. (1956) e as proteínas foram quantificadas pelo método de Spector (1978). A presença de PS nas porções vegetativas foi visualizada por eletroforese em gel de agorose tampão PDA 0,05M pH 9,0.

RESULTADOS:

A salinidade (0-2?) fez com que o vegetal apresentasse um aumento no comprimento e na largura das porções raíz, pecíolo e folha, enquanto que o comprimento e largura das porções do não tratado se manteve constante. Porém, quando a salinidade alcançou 3? os vegetais apresentam um decréscimo no crescimento. Os extratos das porções vegetativas, foram submetidos as análises químicas, as mesmas demonstraram que não houve diferença entre a relação massa de tecido/ massa de açúcar (g/mg) entre as porções rizoma e pecíolo do tratado (TR) e não tratado (NTR). Porém, a raiz do NTR teve o dobro da relação massa de tecido/ massa de açúcar que o a raiz do TR, já para a folha foi observado o inverso, TR teve maior relação que o NTR. Para a quantidade de proteínas foi observado um padrão inverso do de carboidratos, ou seja, a porção raiz do TR e a folha do NTR tiveram menos proteínas que a raiz do NTR e a folha do TR. Estudos já tem demonstrado que há uma relação inversa entre a síntese de proteínas e a de carboidratos. A presença de PS na raiz do TR e do NTR foi confirmada por eletroforese em gel de agarose, interessantemente, a eletroforese demonstrou a presença de PS no rizoma NTR e ausência de PS em TR, o que pode sugerir que a salinidade está afetando o metabolismo dos PS do rizoma.

CONCLUSÃO:
Os vegetais apresentaram crescimento maior no meio enriquecido em sal. As analises químicas permitiram constatar que ocorreu alteração na quantidade de carboidratos e proteínas nas porções vegetativas raiz e folha entre os vegetais tratados e não tratados. O perfil eletroforético das soluções de raiz dos vegetais tratado e não tratado demonstraram-se semelhantes sugerindo que ambos possuem uma família comum de PS. A solução polissacarídica do rizoma do vegetal não tratado em seu perfil eletroforetico apresenta uma banda característica de PS que não é visível nas soluções de rizoma do vegetal tratado em solução salina. Esse resultado sugere que a concentração salina utilizada inibiu a síntese de PS. Estudos futuros serão realizados para caracterizar o efeito da salinidade na estrutura dos polissacarídeos.
Instituição de Fomento: CNPq e CAPES
Palavras-chave: Macrófitas dulcícolas, Polissacarídeos Sulfatados, Soluções Nutritivas.