62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
ESTUDO SOBRE A EVOLUÇÃO DO NÚMERO E DESTINO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Beatriz Ramos Barboza 1
Cleilson Fábio Bernardino Júnior 1
Hélvio de Farias Costa Peixoto 1
José Carlos Guedes da Silva Junior 1
José Denis Gomes Lima da Silva 1
Wayne Santos de Assis 1
1. Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas (CTEC/UFAL)
INTRODUÇÃO:
A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação em diversas áreas do conhecimento. No escopo dessa prática universitária, compete ao estudante-pesquisador, supervisionado por um professor orientador, desenvolver habilidades e competências relativas à pesquisa, tais como a escrita acadêmica, a apresentação de trabalhos em eventos, a sistematização de idéias, a sistematização de referenciais teóricos, a síntese de observações ou experiências, a elaboração de relatórios e demais atividades que envolvem o ofício de pesquisador. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é o desenvolver uma análise sobre a evolução das bolsas de iniciação científica na Universidade Federal de Alagoas, incluindo o rastreamento e quantificação do fluxo de recursos entre as unidades acadêmicas da instituição.
METODOLOGIA:
A metodologia de desenvolvimento do trabalho consistiu em três etapas, sendo duas etapas dedicadas à coleta de dados e a última voltada à análise dos resultados provenientes das etapas precedentes. A primeira etapa de coleta de dados permitiu elaborar uma análise da demanda de pesquisadores financiados por entidades de fomento à iniciação científica da década de 90 até o ano de 2009. Para tal investigação se fez do uso de dados cedidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP/UFAL). A segunda etapa foi realizada por meio do estudo da atual situação de desenvolvimento das pesquisas, e se apoiou nas estatísticas que indicam a participação dos discentes em congressos realizados na própria universidade. Os dados da segunda etapa foram extraídos do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas e do Congresso de Engenharia Ciência e Tecnologia (CONECTE).
RESULTADOS:
A análise das informações disponíveis permitiu verificar o aumento significativo dos investimentos e participações dos alunos de graduação da UFAL no âmbito da iniciação científica e tecnológica. A avaliação da evolução do número de bolsas de iniciação científica e das entidades de fomento envolvidas na inovação tecnológica e científica no período 1990 a 2009 permitiu quantificar um aumento de 18,51 vezes em relação à quantidade de bolsas científicas disponibilizadas, enquanto e o número de instituições promotoras passou de uma para três, apontando para a realidade da adoção de medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica. Outro aspecto do trabalho consistiu na identificação das unidades acadêmicas que mais estão engajadas no desenvolvimento de pesquisas. Como resultado foi percebido que o Centro de Tecnologia (CTEC), Centro de Ciências Agrárias (CECA) e Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), nessa ordem, recebem mais incentivos. O surgimento de novos eventos no calendário anual da universidade, tais como o Congresso Acadêmico (2004) e o CONECTE (2007), constitui um reflexo do aumento de pesquisadores e da produção científica na UFAL.
CONCLUSÃO:
Diante do exposto no trabalho, percebe-se que o aumento dos investimentos em iniciação científica e tecnológica trouxe benefícios à universidade, propiciando também um importante incentivo para os discentes. Nesse contexto, é fundamental que o aluno compreenda que a iniciação em pesquisa é bem mais abrangente que a realização de um trabalho mediante o pagamento de uma bolsa, e que o sucesso das atividades dependerá, em grande medida, do seu compromisso com o projeto desenvolvido. A responsabilidade do orientador para o sucesso da proposta envolve a compreensão do problema estudado e o trabalho pela evolução técnica do seu orientado. O estímulo institucional ao desenvolvimento científico e tecnológico é um dever das unidades acadêmicas que compõem a universidade, e a implementação de medidas promotoras da pesquisa e da inovação conduzem ao progresso da instituição e daqueles que a fazem. Um exemplo é o curso de Engenharia Civil da UFAL ter sido avaliado como o melhor do Nordeste e o 11º do Brasil. Não por acaso, esse curso faz parte da unidade acadêmica com maior índice de investimentos em iniciação científica na UFAL.
Instituição de Fomento: Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Palavras-chave: Inovação tecnológica, PROPEP, Programa Especial de Capacitação Discente (PEC).