62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
PROJETO MAIS EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA A SOCIALIZAR.
Clélia Maria Pereira Barros 1
Hélia Maria Barroso Braga 1
1. Escola Municipal Casa dos Ferroviários / SEEL/ Prefeitura do Recife
INTRODUÇÃO:

Este trabalho apresenta um relato de experiência acerca do projeto Mais Educação do Governo Federal, em parceria com a Secretaria de Educação Esporte e Lazer da Prefeitura do Recife, implementado na Escola Municipal Casa dos Ferroviários, periferia do Recife-PE. O Mais Educação tem como objetivo à erradicação da violência entre os jovens e à inclusão dos mesmos em atividades escolares na modalidade integral de ensino. Através de seis oficinas (rádio escola, capoeira, futsal, letramento, recreação e tênis de mesa), os alunos passaram a se ocupar com atividades variadas do seu interesse e a interagir de forma permanente com seus colegas de escola e de bairro. A mudança de atitude foi visível no ambiente familiar e escolar, podendo ser comprovada por meio de relatos das pessoas envolvidas na educação desses meninos e meninas participantes do projeto. Segundo Paulo Freire: "Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".

METODOLOGIA:

O projeto foi coordenado por uma tutora e as oficinas ministradas por um monitor. Cada monitor utilizou técnicas e normas pré-estabelecidas dentro do seu campo de atuação. As oficinas foram iniciadas no mês de setembro de 2009, acontecendo em três dias da semana, nos turnos manhã e tarde. Os inscritos foram divididos em quatro turmas com vinte e cinco alunos cada. As atividades perpassaram expressão corporal, técnicas esportivas, interpretação, prática textual e conhecimento da história de cada modalidade apresentada, as quais despertaram maiores interesses em aprofundar conhecimentos e interagir com os colegas. Observou-se também uma agilidade maior em desenvolver as tarefas e a utilização do raciocínio lógico para resolver as questões propostas e os problemas que surgiam. A avaliação do projeto foi processual e contínua, tendo como ápice a produção de um vídeo curta metragem e a composição de um cordel sobre o compositor nordestino Luiz Gonzaga. A atividade foi proposta pelo Memorial Luiz Gonzaga em parceria com a DGTEC Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania da Prefeitura do Recife. A UTEC Jardim Botânico apoiou a escola na produção do vídeo e do banner, que foram apresentados pelos alunos no Teatro do Parque e Ginásio de Esporte Geraldo Magalhães.

RESULTADOS:

No decorrer da aplicação do projeto, foram constantes os relatos de pais e professores sobre as mudanças comportamentais nos alunos. Dessa forma, houve uma agregação de forças desses segmentos pais e mestres que passaram a integrar os grupos, partilhando de momentos de brincadeiras, estudos e debates, contribuindo significativamente para o melhor andamento do projeto. Em decorrência disso, observou-se um considerável avanço no rendimento escolar, registrados nos diários de classe como: elevação na freqüência e melhor desempenho na aprendizagem dos alunos.

CONCLUSÃO:

A divulgação desse trabalho busca socializar as experiências de um grupo engajado e dedicado à educação, na perspectiva reverter o processo de evasão escolar de jovens da rede pública de ensino. Inicialmente, houve um período de adaptação e integração dos participantes (representantes da Secretaria de Educação, dirigentes da escola, coordenadora pedagógica, professores, alunos, tutora, monitores e comunidade em geral). Os primeiros resultados perceptíveis e objetivos alcançados levaram algum tempo para aparecer. Ao longo do projeto, as mudanças sociais (noções de ética e cidadania) e comportamentais (maior afetividade) ficaram evidentes e foram reconhecidas pelos envolvidos direta e indiretamente no processo educacional. Apesar dos entraves do cotidiano escolar, o Mais Educação veio preencher uma lacuna ao priorizar os jovens da escola pública, vistos como faltosos, desinteressados e com baixa auto-estima. É possível afirmar ainda que, mesmo enfrentando dificuldades, esses jovens se esforçaram para superar as suas limitações, demonstrando que é possível mudar, quando essa mudança vem contemplar seus interesses pessoais e do coletivo.

Palavras-chave: Projeto Mais Educação, Políticas Públicas para Educação, Inclusão Social e Digital.