62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O LIXO E O ENSINO DE QUÍMICA COM FOCO NA CIDADANIA
Maria Jucilene de Macêdo Melo 1
Maria José Santos Lima 1
Maria Veronilda Macedo Souto 1
José Carlos Oliveira Santos 1
1. UFCG
INTRODUÇÃO:

O lixo é considerado um dos maiores causadores de degradação ambiental, desta forma a relação com o ensino de Química e o lixo se dá pela aprendizagem acerca dos diferentes materiais, suas ocorrências, seus processos de obtenção e suas aplicações, permitem traçar paralelos com o desenvolvimento social e econômico do homem moderno. Este trabalho foi realizado com alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Vitorino de Medeiros, no município de Sossego - PB, sobre a redução do lixo na escola e meios sociais através da seleção do lixo e da reciclagem, propiciando uma abordagem da Química, fazendo uma relação entre conceitos e ressaltando os problemas atribuídos ao lixo. Cujo objetivo foi levar os alunos a compreenderem as relações existentes entre o lixo, sua produção, seus impactos ambientais, bem como identificar os componentes químicos do plástico, vidro, metal e papel, mostrando o tempo de decomposição de cada um desses materiais, e a partir daí expor as vantagens da reciclagem, visando à conscientização, mudança de atitudes e valores numa postura reflexiva que venha despertar o interesse dos alunos em minimizar o impacto ambiental.

 

METODOLOGIA:

O trabalho foi desenvolvido na EEEFM José Vitorino de Medeiros no município de Sossego - PB, sendo trabalhado com os alunos do 3º ano do ensino médio. Inicialmente foi aplicado um questionário para avaliar os conhecimentos dos alunos sobre a educação ambiental, bem como seus conhecimentos químicos envolvendo o tema lixo, o tempo de decomposição dos materiais dos resíduos sólidos. Foi realizada uma visita ao lixão com os alunos, onde foram discutidos problemas ambientais, como poluição do solo, lençóis freáticos e dispersão de gases para a atmosfera. A turma foi organizada em pequenos grupos para confecção de objetos com materiais recicláveis; ações para conscientização da comunidade escolar, essa exposição foi apresentada em um dos eventos da escola. Também foi entregue panfletos em toda escola, abordando as vantagens da reciclagem, a política dos três Rs e tempo de decomposição dos materiais, na mesma oportunidade foi realizado um bingo na escola para a compra dos tambores seletivos, onde os alunos e funcionários deram início ao uso da coleta, em partida a uma nova mudança de hábitos preocupando-se com o meio ambiente.

RESULTADOS:

Durante o desenvolvimento do trabalho foi possível verificar através do questionário o conhecimento que os alunos tinham sobre lixo, a reciclagem e os problemas ambientais. Os alunos também tornaram conhecedores dos problemas que a população da cidade enfrentava com relação à localização do lixão, assim como o transporte do mesmo, no qual é coletado em um carroção de trator. Em relação à questão do lixo gerado na escola que não dispunha de recursos financeiros para implantar algum tipo de coleta do lixo, denotou-se então, uma falta de programas sociais que envolvesse todo o corpo docente e discente da escola em formação de respeito com a natureza. As atividades envolvendo a customização de materiais recicláveis contribuíram para despertar a todos a importância da reciclagem dentro da escola, possibilitando um maior interesse dos alunos, professores e funcionários da escola. O desenvolvimento do trabalho promoveu uma motivação e envolvimento maior por parte dos alunos em relação à química e a preservação do meio ambiente, os quais puderam perceber que existe uma relação lógica entre o discurso científico e o discurso cotidiano.

 

CONCLUSÃO:

Com as atividades realizadas pode-se concluir que a mediação entre a teoria e a prática pedagógica fez com que a aprendizagem se tornasse mais significativa, pois foi possível despertar uma consciência em relação ao meio ambiente e sua associação à química em vários tópicos do conteúdo, uma vez que a construção do conhecimento deve ser permanente e que é preciso estar atento as transformações das ciências e tecnologias a fim de resgatar a função social da escola. Além disso, o elo entre o saber escolar e o saber científico, possibilitou a formação de indivíduos críticos, pois se tornou possível caminhar no sentido produtivo e significativo para construção de diversos saberes, ampliando a capacitação do aluno a exercer seu papel de cidadão do mundo. O cidadão precisa estar interligado com a informação química e o contexto social, pois para participar da sociedade é necessário não só compreender a Química, mas a sociedade em que se vive.

 

Instituição de Fomento: FNDE/ /UFCG
Palavras-chave: Lixo , Educação Ambiental, Cidadania.