62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 5. Zootecnia
AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE UM BIODIGESTOR TUBULAR EM REDUZIR SÓLIDOS DE ÁGUA RESIDUÁRIA DE SUINOCULTURA
Joilson Roda Echeverria 1
Tânia Mara Baptista dos Santos 1
Nanci Cappi 1
Fernando Manoel de Oliveira Andrade 1
1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul / Unidade de Aquidauana - UEMS
INTRODUÇÃO:

A suinocultura se caracteriza pela criação de forma intensiva de suínos, o que gera uma quantidade grande de dejetos que apresentam elevado potencial poluidor. O uso da biodigestão anaeróbia no tratamento dos dejetos além de contribuir para redução do poder poluente dos resíduos agrega valor à produção. O processo consiste na otimização da degradação da matéria orgânica contida nos dejetos, permitindo também a redução de sólidos, tornando os nutrientes mais disponíveis para as plantas (Lucas Junior e Santos, 2000). Uma das principais características da biodigestão anaeróbia é que o seu efluente possui teor de Sólidos Totais (ST) de 5 a 10 vezes menor que seu afluente (Augusto, 2007). O teor de ST se refere ao material remanescente após a remoção da água do dejeto, corresponde ao total de sólidos fixos (SF) e voláteis (SV) e ao total de sólidos suspensos e dissolvidos. O teor de SV se refere à parte dos ST perdida na forma de gases voláteis. A partir do teor deste, pode-se definir se o material é predominantemente orgânico ou não e, consequentemente, direcionar o tratamento para métodos biológicos ou químicos (Souza, 2009). Objetivou-se verificar o potencial de redução de sólidos totais e voláteis da água residuária de suinocultura após processo de biodigestão anaeróbia

METODOLOGIA:

O trabalho foi desenvolvido no Setor de Suinocultura da Fazenda UEMS, Unidade Universitária de Aquidauana no período de agosto a outubro de 2008. A água residuária (água de lavagem da granja, resto de ração e fezes dos suínos) foi encaminhada por gravidade através de tubulação ao Biodigestor tubular construído com geomembrana de PVC flexível (Policloreto de Vinila) com capacidade de 67,5 m3 de substrato em fermentação. O tempo de retenção hidráulica (TRH) foi de 48+5 dias. As amostras de afluente (água residuária de suinocultura) e efluente (biofertilizante), foram coletadas mensalmente em três repetições, enviadas ao Laboratório de Resíduos de Origem Animal da UEMS/Aquidauana e submetidas às análises de sólidos totais (ST) e voláteis (SV) determinados segundo metodologia descrita por APHA (1998) e, posteriormente, cálculos do potencial de redução.

RESULTADOS:

Os teores médios de ST encontrados foram de 2,36% (34,43 kg) para o afluente e de 0,79% (11,78 kg) para o efluente, consequentemente o uso do biodigestor possibilitou uma redução de 65,81%. Os teores médios de SV observados foram de 2,02% (29,55 kg) e de 0,52% (7,79 kg) para água residuária de suinocultura antes e pós-tratamento por biodigestão anaeróbia, respectivamente, portanto, o processo foi satisfatório, pois permitiu uma redução de 73,97%, o que significa alto potencial de transformação da matéria orgânica em ácidos orgânicos e voláteis. Orrico Junior (2009) observou reduções de 66,26% e 70,34% para sólidos totais e voláteis, respectivamente, no processo de biodigestão anaeróbia de dejetos de suínos, com THR de 36 dias, ao passo que Feiden et al (2004), trabalhando com água residuaria de suinocultura tratada em biodigestor tubular contínuo, encontrou reduções de 52,11% para ST e de 58,77% para SV. Portanto, o processo de biodigestão anaeróbia ocorreu de forma satisfatória, reduzindo o teor de sólidos da água residuária o que pode favorecer maiores possibilidades do uso posterior.

CONCLUSÃO:

O uso do biodigestor é uma alternativa viável no tratamento da água residuária de suinocultura, uma vez que foi eficiente em reduzir os teores de sólidos totais e voláteis em 65,81 e 73,97%, respectivamente e, como conseqüência, sua carga orgânica.

Instituição de Fomento: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - PIBIC/UEMS
Palavras-chave: Biodigestor, Dejetos de suínos, Sólidos totais e voláteis.