62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DAS PORÇÕES MORFOLÓGICAS DO XIQUE-XIQUE (Pilosocereus gounellei)
Marcelo Marques de Fontes 1
José Pires Dantas 1
Erik Ermano Pereira da Silva 1
Braulio de Almeida Silva 1
1. Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB
INTRODUÇÃO:
O Nordeste Brasileiro, especialmente o Semi-Árido, o tipo de vegetação predominante é a caatinga, correspondendo a 11% do território nacional. Esta região é marcada por duas épocas bem distintas, são elas: uma chuvosa e uma seca, de forma bastante irregular. Por causa dessa grande variedade climática, condiciona o aparecimento de diversas espécies de vegetais, adaptadas ao clima, como por exemplo, as cactáceas forrageiras. O Xique-xique (Pilosocereus gounellei) é uma cactácea forrageira de tronco ereto com galhos laterais bastante ramificados cobertos por espinhos, atingindo a altura de até 3,76m, é disseminada em toda caatinga nordestina e a sua característica fundamental é a capacidade econômica de água e armazenamento. Por tais características o xique-xique durante o período de seca assume um papel fundamental a ser utilizado como alternativa alimentar para os animais, garantindo sua sobrevivência, por possuir um bom valor nutricional, principalmente em termos de proteína e minerais. Sendo ambos de extrema importância no processo de desenvolvimento animal. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo promover a incorporação do Xique-xique no sistema produtivo agrícola, de modo a garantir um suprimento de ração para seus animais nos períodos de estiagem.
METODOLOGIA:
Em condições de campo foram coletadas plantas de Xique-xique, no qual a mesma foi submetida a queima com a finalidade de retirar a maior quantidade de espinhos possíveis, com a queima, o material foi deixado em repouso por no máximo um dia, pois a partir de 24 horas começam a proliferação alguns fungos de aparência alaranjada comprometendo o material, tornando-o impróprio para consumo, posteriormente a planta foi dividida em partes morfológicas ( parte ou ramo nova e velho) e submetida a trituração em máquina forrageira. Tomado o material triturado, foi tomado o peso de matéria verde e exposto a secagem em uma estufa de circulação de ar forçado mantida a 65°C por um período de 60 horas, com a secagem do material é tomado o peso de matéria seca e novamente é triturado em um moinho com uma peneira de 20 mm para a realização das analises químicas e bromatolológica, segundo TEDESCO (1995).
RESULTADOS:
O material foi submetido às seguintes análises de Proteína bruta, Resíduo mineral, Sódio, Potássio e Fósforo. Ao analisar o teor de proteína bruta verifica-se que a mesma apresentou um índice de 16,1% para a parte nova e 10,9 para a velha. O teor de Proteína Bruta encontra-se dentre a faixa de aceitação descrita por Tedesco (1995) entre 5 a 35%. Os parâmetros acima podem variar devido ao solo em que estão presente, forma de queima, clima e entre outros fatores. O estudo acurado dos minerais na nutrição animal torna-se cada vez mais necessário, pois se somam vários fatores tendentes a diminuir o teor de alimentos e a aumentar a produtividade: de um lado o sucessivo melhoramento genético que sofrem os animais fazendo-os crescer mais rapidamente, o aumento da produção em períodos mais curtos, aumentando suas necessidades nutricionais. Ao verificar o teor de minerais do xique-xique, pode-se observar que a parte nova apresentou um maior índice para o resíduo mineral, sódio, potássio e fósforo em relação à velha. Para o resíduo mineral a parte nova apresentou um índice de 10,6% e a velha 5,4%; para o índice de sódio 6,86% e 6,78%; para o potássio 0,94% e 0,79%; para o fósforo 1,84% e 0,84% respectivamente.
CONCLUSÃO:
A parte morfológica que apresentou uma maior eficiência foi a parte nova, em virtude dos seus índices de Proteína Bruta, Resíduo mineral, Sódio e Potássio. Os índices para fibras foram superiores na parte velha em virtude do tempo de maturação, lignificando melhor as fibras. Devido ao estágio de crescimento da parte nova, ocorre um maior deslocamento de nutrientes para a mesmo, por isso os índices são justificados.
Palavras-chave: Xique-xique, Físico-Química, Semi-Árido.