62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
PORTO JATOBÁ: EXTENSÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
Heraldo Martins da Silva Neto 1
Diana Faustino Vieira 1
Wilma Gomes Souza 1
Ana Emília Gonçalves de Castro 2
Michel Saturnino Barboza 3
1. Departamento de Ciências Geográficas, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
2. Profa. do Depto. de Design e Coord. Geral do Programa Conexões de Saberes - UFPE
3. Prof. Orientador, doutorando em Inovação Terapêutica - UFPE
INTRODUÇÃO:
A comunidade de Porto Jatobá está situada na Zona Rural do Município de Abreu e Lima/PE, cujo recorte espacial se apresenta entre uma área de reserva de Mata Atlântica e manguezais, com geologia sedimentar representada por um relevo de depósitos fluviais. Localizada na bacia hidrográfica rio Timbó, Porto Jatobá apresenta uma produção em seu espaço a partir das práticas agrícola e pesqueira. A relação da comunidade com a natureza se expressa nas práticas produtivas, na forma de vida e na construção de possibilidade de ampliar as bases produtivas locais, como forma de melhoria da qualidade de vida da população. A necessidade de cuidados com o meio ambiente e a busca da sustentabilidade é objeto das ações da Comissão de Desenvolvimento Social do Programa Conexões de Saberes, onde buscou idealizar em conjunto com a comunidade uma série de ações que amplie as bases de conhecimentos e de práticas com intuito de preservação ambiental. Dessa forma, esse trabalho procura apresentar os principais resultados do conjunto de ações de Extensão na Comunidade de Porto Jatobá a partir do Programa Conexões dos Saberes, no âmbito da sustentabilidade. O objetivo desta extensão é a conscientização sobre a importância da sustentabilidade no seu espectro mais amplo e em especial na comunidade.
METODOLOGIA:
As atividades extensionistas ocorreram nas seguintes etapas: reuniões preparatórias e atividades com a comunidade. A Comissão de Desenvolvimento Social se reunia semanalmente para construir as ações que seriam desenvolvidas junto à comunidade, tais como temas e organização dos grupos de trabalhos. As atividades com no sítio-sede da colônia de pescadores visaram construir com a comunidade de Porto Jatobá oficinas de Educação Ambiental e práticas para a geração de renda complementar. Para isso, realizou-se um diagnóstico e através dos respectivos resultados foram trabalhadas em formas de oficinas de conscientização ambiental e de agroecologia. As oficinas realizaram-se através de momentos de construção teórica, seguidas de práticas e avaliações, buscando sempre a valorização do conhecimento comunitário. A construção dessa análise se deu pela pesquisa de gabinete e através das experiências vivenciadas em campo, articulando as diferentes escalas de análises, espaço-temporal, e desenvolvendo as investigações através dos conceitos de educação ambiental, agroecologia e desenvolvimento sustentável, como conceitos âncoras.
RESULTADOS:
A partir das oficinas, constatam-se a diminuição do lixo residencial espalhado nos sítios, a reutilização de garrafas PET (Politereftalato de etileno), como recipiente para o plantio indireto na horta com adubo orgânico e a produção de adubo orgânico com restos vegetais do local (folhas secas, capim seco, esterco e frutas diversas), que é feito e utilizado com a participação comunitária. As crianças participam e apresentam cuidados referentes à preservação, por meio de pinturas e apresentação de pequenos trabalhos, durante os momentos de construção da parte pedagógica do projeto, que ocorrem simultaneamente às oficinas com adultos. Pode-se afirmar que a atuação da Universidade Federal de Pernambuco corrobora para que haja um efeito perceptível no desenvolvimento dessas ações. A manutenção dessas atividades ampliadas pela relação entre instituições e comunidade, figura-se como uma possibilidade significativa para esta no anseio de realização da implantação do ecoturismo e excursão de escolas no local, motivando ainda mais a atenção com as práticas sustentáveis. A intensificação da identidade dos moradores com a comunidade vem sendo visualizada diante das práticas extensionistas.
CONCLUSÃO:
As práticas extensionistas se apresentam como um meio para se compreender a organização sócio-territorial no espaço comunitário, através das lógicas produtivas e articuladas com a questão ambiental. A aplicação do pensamento geográfico através da utilização da especialidade ecológica proporciona à comunidade uma ampliação na produção do conhecimento sobre o cuidado com o uso e ocupação do solo, principalmente, para a garantia da longevidade da prática de atividades primárias, que se apresenta com fortes raízes culturais. O papel do poder público e das instituições atua na atenção com a manutenção de Porto Jatobá com tal produtividade espacial, para que possa se construir um modelo para outras comunidades de que é possível minimizar os impactos ambientais e, ao mesmo tempo se mantenha a tradição de organizações rentáveis do primeiro setor. Dessa forma, o grupo de discentes do Programa Conexões dos Saberes da UFPE faz uso de um arcabouço de conceitos e temas da Geografia, pois, essa ciência apresenta ferramentas indispensáveis para o contexto da agroecologia, a exemplo das dinâmicas climáticas, fluviais e pedológicas, tais como as lógicas de sustentabilidade.
Instituição de Fomento: Programa Conexões de Saberes, PROEXT, UFPE.
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável, Agroecologia, Comunidade.