62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
EMIGRAÇÃO INTERNACIONAL E SABER ESCOLAR: UM ESTUDO COM FILHOS DE EMIGRANTES VALADARENSES
Erika Christina Gomes de Almeida 1
Sueli Siqueira 1
1. UNIVALE
INTRODUÇÃO:

A migração internacional é um movimento populacional sui generis característico da história de Governador Valadares, tendo transformado os aspectos econômicos, culturais e sociais da região de tal forma que passou a ser uma alternativa no projeto de vida da população. O projeto do emigrante é ir, ganhar dinheiro e retornar para sua cidade de origem. Entretanto, esta ruptura causa desgastes na vida familiar, principalmente se ficam para trás cônjuge ou filhos. É comum encontrar na região famílias que passaram por um rearranjo familiar e são constituídas de pais ausentes (os dois ou apenas um deles, geralmente o pai) gerenciadas por avós, tios ou outros familiares. Esses novos arranjos familiares geram significativas mudanças nas relações familiares que são sustentadas por planos e expectativas em relação ao futuro de toda família e, especialmente, dos filhos. É propósito deste artigo descrever as origens do fenômeno da migração internacional em Governador Valadares, bem como buscar respostas para as seguintes questões: Como os filhos de emigrantes avaliam a participação do pai e/ou da mãe no processo migratório? Que conseqüências a ausência desses pais pode trazer a vida escolar dos filhos? A participação dos pais no processo migratório interfere no projeto de vida dos filhos?

METODOLOGIA:

Este artigo é fundamentado em dados da pesquisa Reflexos da migração internacional na vida escolar dos filhos de emigrantes em Governador Valadares e seu entorno, realizada pela UNIVALE com a participação da FAPEMIG e parceria com o CIAAT[1]. Para a realização desta pesquisa foram entrevistados 179 estudantes, filhos de emigrantes, na faixa etária de 12 a 18 anos, regularmente matriculados em 10 escolas das redes pública e particular de Governador Valadares, e 17 educadores destas escolas, no ano de 2008.



[1] CENTRO DE APOIO E AMPARO À FAMÍLIA E AO TRABALHADOR NO EXTERIOR

RESULTADOS:

Utilizando o software SPSS, Statistical Package for the Social Sciences, gerou-se o banco de dados, possibilitando a análise estatística. Em relação à emigração dos pais, 63,7% dos filhos a avaliam de forma positiva, referindo-se a melhoria das condições de vida. Os dados mostram que aproximadamente 65% dos entrevistados consideram o país onde se encontram os pais com atributos positivos. Segundo dados coletados, 38% dos filhos de emigrantes entrevistados afirmaram ter o comportamento mudado na escola. Destes, 50% admitem não ter vontade de estudar, ou não ter atenção nas aulas e 24% afirmam ter se tornado mais rebelde, agressivo ou bagunceiro. Ainda em relação aos que afirmaram ter o comportamento mudado na escola, 70,4% creditam esta mudança à ausência dos pais. A saudade, sentimentos como revolta, abandono ou mesmo a liberdade derivam desta ausência, e a escola não conhece e não atua sobre esta realidade de seus alunos. Destaca-se que 50,8% dos filhos revelam o interesse em emigrar, neste sentido, pode-se considerar este desejo decorrente da migração dos pais, bem como da cultura migratória existente na cidade de Governador Valadares.

CONCLUSÃO:

A ausência dos pais, associada à cultura migratória existente em Governador Valadares, contribuem para que os filhos de emigrantes nutram o desejo de emigrar, supervalorizando a migração como alternativa para construção do seu projeto de vida. A ausência dos pais, devido à migração, gera sentimentos que contribuem para o insucesso dos alunos em atingir os objetivos esperados pela escola. Siqueira (2009) considera o caráter perverso da migração o fato de o indivíduo ser seduzido pelo sonho de ascender economicamente e, por conseguinte, melhorar sua qualidade de vida, haja visto que somente os aspectos positivos da emigração são aparentes. Vive assim em função deste sonho, não se percebendo cidadão, nem se engajando na construção de projetos de melhoria e transformação do seu território. Independente do sucesso da emigração ou não, o retorno é sempre marcado por impactos sociais, familiares, biopsicológicos. À escola cabe evidenciar o fenômeno migratório internacional em suas práticas, a fim de incluir estes alunos, filhos de emigrantes, oferecendo um atendimento voltado para estas questões. Deve ainda, problematizar este fenômeno intrínseco à cultura valadarense, possibilitando aos alunos a reflexão e a postura crítica em relação ao tema.  

Instituição de Fomento: FAPEMIG
Palavras-chave: Migração Internacional, Cultura Migratória, Saber Escolar.